Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Júlio de Fátimo Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7399
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, 2010.
id UNB_5e5608fbc41ef7e80055b195afc3a358
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7399
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de casoBiologia - estudo e ensinoEnsino médio - métodos de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, 2010.A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos. Além disso, com a nova proposta ficou mais fácil para o professor de laboratório desenvolver as aulas experimentais, os alunos se mostraram mais interessados, a aula tornou-se mais dinâmica e ocorreu maior participação dos estudantes nas discussões durante a realização do relatório. Os estudantes foram estimulados a pensarem nas etapas da pesquisa para confecção do relatório das aulas experimentais, o que possibilitou uma mudança significativa, pois outrora, com o material original, a elaboração dos relatórios não acontecia em grupo, parte deles eram cópias da internet ou resultado do desenvolvimento de um único aluno. Percebemos também que a experimentação pode ser utilizada como elemento facilitador da aprendizagem, pois ficou evidente nesta pesquisa, a partir da entrevista com os professores e estudantes, que os estudantes assimilam melhor os conteúdos quando existe interação entre a teoria e a prática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation consists in a case of studing the use of experimental laboratory sessions in the teaching of biology classes in high schools a school of the Federal District. It was investigated how these lessons took place in the laboratory and proposed new strategy from a constructivist approach. The acceptance of this new strategy was evaluated through interviews with teachers and students who participated in the process and also experienced the original strategy, in addition to probing the contents treated by the students through a questionnaire. The result of these evaluations showed that with the new strategy the classes have become more motivating as students interacted more with each other and with the teacher as well, taking part of the process of experiments development. In addition, the new proposal is easier for the teacher to develop the laboratory experimental classes, students were more interested, the class became more dynamic and there were more students participating in discussions during the report achievement. The students were encouraged to think through the report stages for its experimental classes elaboration, which made a significant change because before, with the original material, the reporting did not work in groups, some of it were internet copies or only one student’s development result. We also notice that experimentation can be used as a facilitator for learning, because it was evident in this study, based on interviews with teachers and students, that the learners assimilate the content better when there is an interaction between theory and practice.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarMelo, Júlio de Fátimo Rodrigues de2011-04-14T01:37:39Z2011-04-14T01:37:39Z2011-04-142010-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Júlio de Fátimo Rodrigues de. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7399info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/7399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
title Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
spellingShingle Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
Melo, Júlio de Fátimo Rodrigues de
Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
title_short Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
title_full Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
title_fullStr Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
title_sort Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia : um estudo de caso
author Melo, Júlio de Fátimo Rodrigues de
author_facet Melo, Júlio de Fátimo Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Júlio de Fátimo Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
topic Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-29
2011-04-14T01:37:39Z
2011-04-14T01:37:39Z
2011-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Júlio de Fátimo Rodrigues de. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7399
identifier_str_mv MELO, Júlio de Fátimo Rodrigues de. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508174686814208