Efeitos de letras de músicas em comportamentos pró-sociais : teste do modelo geral da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11314
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.
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spelling Efeitos de letras de músicas em comportamentos pró-sociais : teste do modelo geral da aprendizagemEffects of song lyrics on prosocial behaviors : testing the general learning modelEfectos de letras de canciones en el comportamiento pro-social : prueba de el modelo general del aprendizajeMúsica - comportamento humanoMúsica - aspectos sociaisMúsica - avaliaçãoMúsica - aspectos psicológicosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.Diversos estudos na psicologia demonstraram os efeitos de filmes violentos no comportamento agressivo. Mais recentemente novos estudos demonstraram os efeitos de vídeo games violentos no comportamento agressivo e outra variáveis relacionadas. Estes estudos mostram a importância da influência da mídia no comportamento antissocial. No entanto, a importância da influência da mídia no comportamento pró-social ainda demanda estudos empíricos. Neste sentido, estudos realizados em outro contexto já mostraram que letras de músicas pró-sociais podem aumentar a acessibilidade a pensamentos pró-sociais, empatia e comportamentos pró-sociais. Porém, nenhum estudo foi verificado no contexto brasileiro que tenha explorado estas questões. Tendo em vista a importância da música na vida das pessoas e, especificamente, o conteúdo que veiculam por meio de suas letras, decidiu-se realizar a presente tese. Esta se compõe de quatro estudos com o objetivo principal de conhecer os efeitos de letras de músicas em comportamentos pró-sociais e variáveis relacionadas. Neste sentido, tomou-se como referência o Modelo Geral da Aprendizagem cuja ênfase recai na interação da pessoa com a situação. O Estudo 1 objetivou testar medidas de comportamentos prósociais. O Estudo 2 utilizou a melhor dessas medidas como variável dependente, buscando verificar o efeito de letra de música pró-social, considerando o papel moderador de variáveis pessoais e mediador dos afetos. No Estudo 3 o propósito foi verificar o efeito de letra de música pró-social no comportamento pró-social de doar dinheiro para um grupo de apoio a crianças com câncer, bem como o papel desta letra nos pensamentos pró-sociais. Finalmente, no Estudo 4, buscou-se conhecer o efeito de letra de música antissocial (violenta) no comportamento pró-social, considerando o papel mediador de pensamentos pró-sociais e moderador de variáveis pessoais. Os principais resultados contribuíram para a mensuração dos comportamentos pró-sociais por meio de medidas do tipo lápis e papel. Por outro lado, os efeitos esperados não foram estatisticamente significativos. Portanto, geralmente não foram confirmados os efeitos de letras de músicas em comportamentos pró e antissociais. Não obstante, constatou-se que a letra de música pró-social levou a maior quantidade de doação de dinheiro comparada à letra de música neutra. Verificaram-se, ademais, efeitos indiretos da letra de música pró-social em comportamentos pró-sociais, com a mediação dos afetos positivos e que a letra de música antissocial diminuiu a acessibilidade de pensamentos pró-sociais. Conclui-se, pois, que não foram reunidas evidências favoráveis para a comprovação do Modelo Geral da Aprendizagem. Os resultados foram comparados com pesquisas prévias sobre o efeito de letras de músicas e foram discutidos aspectos metodológicos que recomendam cautela na interpretação dos resultados e o viés de comprovação de hipóteses na literatura psicológica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTSeveral studies in psychology have shown the effects of violent films on aggressive behavior. More recently, new studies have shown the effects of violent video games on aggressive behavior and other related variables. These studies show the importance of media influence on antisocial behavior. However, the importance of media influence on prosocial behavior deserves further empirical studies. In this sense, studies in other contexts have shown that prosocial song lyrics can increase the accessibility of prosocial thoughts, empathy and prosocial behavior. However, no study was found in the Brazilian context that has explored these issues. According to the importance of music in people's lives and specifically the content they convey through their lyrics, it was decided to carry out this dissertation. It consists of four studies, having the main aim of knowing the effects of song lyrics on prosocial behavior and related variables. For this purpose, it was taken into account the General Learning Model, which emphasis on the person's interaction with the situation. Study 1 aimed to test measures of prosocial behavior. Study 2 used the best of these measures as the dependent variable, checking the effect of prosocial song lyric, considering the moderating role of personal variables and mediator of affect. In Study 3 we sought to determine the effect of prosocial song lyric on prosocial behavior to donate money to a support group for children with cancer as well as the role of this lyric in prosocial thoughts. Finally, in Study 4 we sought to determine the effect of antisocial (violent) song lyric on prosocial behavior, considering the mediating role of prosocial thoughts and moderator of personal variables. The main findings contributed to the measurement of prosocial behavior through paper and pencil measures. On the other hand, their expected effects were no significant. So, in general, the results do not confirm the effects of lyrics on prosocial and antisocial behaviors. Nevertheless, it was found that the prosocial song lyric led to a greater amount of donation money compared to the neutral song lyric. There were, moreover, indirect effects of prosocial song lyrics on prosocial behavior, with the mediation of positive affect and that the antisocial lyrics decreased the accessibility of prosocial thoughts. In conclusion, it was not obtained empirical evidences supporting the General Learning Model. The findings were compared with previous research on the effect of song lyrics, and methodological aspects were also discussed, suggesting caution in interpreting the results and indicating possible bias in the verification of hypotheses in the psychological literature. _________________________________________________________________________________ RESUMENVarios estudios de la psicología han demostrado los efectos de las películas violentas sobre el comportamiento agresivo. Más recientemente, nuevos estudios han demostrado los efectos de los videojuegos violentos en el comportamiento agresivo y otras variables relacionadas. Estos estudios muestran la importancia de la influencia de los medios sobre el comportamiento antisocial. Sin embargo, la importancia de la influencia de los medios en la conducta pro-social aún requiere de estudios empíricos. En este sentido, estudios realizados en otros contextos han mostrado que las letras musicales pro-sociales pueden aumentar la accesibilidad de los pensamientos prosociales, empatía y conducta prosocial. Sin embargo, ningún estudio se encontró en el contexto brasileño, que ha examinado estas cuestiones. Dada la importancia de la música en la vida de las personas y, específicamente, el contenido que transmiten a través de sus letras, se decidió llevar a cabo esta tesis. Este se compone de cuatro estudios con el objetivo principal de conocer los efectos de las letras musicales en la conducta prosocial y otras variables relacionadas. En este sentido, tomamos como referencia el Modelo General de Aprendizaje, cuyo énfasis está en la interacción con la situación de la persona. El Estudio 1 tuvo como objetivo probar las medidas de la conducta prosocial. El Estudio 2 utiliza lo mejor de estas medidas como la variable dependiente, tratando de verificar el efecto de la lírica pro-social, teniendo en cuenta el papel moderador de las variables personales y el mediador del afecto. En el Estudio 3, el objetivo era investigar el efecto de la lírica prosocial en comportamiento pro-social para donar dinero a un grupo de apoyo para niños con cáncer y el papel de esta letra musical en pensamientos pro-sociales. Por último, en el Estudio 4, hemos tratado de determinar el efecto de la lírica antisocial (violenta) en el comportamiento pro-social, teniendo en cuenta el papel mediador de los pensamientos prosociales y moderador de las variables personales. Los principales resultados contribuyeron a la medición de la conducta pro-social a través de medidas tales como lápiz y papel. Por otra parte, los efectos das letras musicales esperados no fueron estadísticamente significativas. Por lo tanto, generalmente no se confirmaron los efectos de las letras sobre las conductas pro y antisocial. Sin embargo, se encontró que las letras prosociales tomó la mayor cantidad de donación en dinero donación en comparación con las letras de las canciones neutros. Había, además, los efectos indirectos de las letras en prosocial comportamiento pro-social, con la mediación de afecto positivo y que las letras antisociales disminución de la accesibilidad de los pensamientos prosociales. Por ello no se reunieron evidencia favorable para probar el Modelo General de Aprendizaje. Los resultados fueron comparados con investigaciones anteriores sobre el efecto de la música y las letras. Se discutieron los aspectos metodológicos que recomiendan precaución en la interpretación de los resultados y las pruebas de hipótesis de sesgo en la literatura psicológica.Günther, HartmutPimentel, Carlos Eduardo2012-10-02T10:35:55Z2012-10-02T10:35:55Z2012-10-022012-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPIMENTEL, Carlos Eduardo. Efeitos de letras de músicas em comportamentos pró-sociais: teste do modelo geral da aprendizagem. 2012. xiv, 122 f.,il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11314info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:29:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/11314Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:29:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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