Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Jéssyca Lorena Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21503
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21503
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília,Programa de Pós-Graduação em História, 2016.
id UNB_5f5acaa79c486f34ec44224acfb0f2dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21503
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)Trabalho domésticoInterseccionalidadeRepresentações sociaisEmpregadas domésticasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília,Programa de Pós-Graduação em História, 2016.Esta dissertação analisa as representações das trabalhadoras domésticas em duas obras cinematográficas Domésticas, o filme de Fernando Meirelles e Nando Olival, de 2001, e Doméstica, de Gabriel Mascaro, de 2012. O cinema exerce considerável influência no imaginário das pessoas, e é veículo privilegiado de difusão de representações sociais. Buscou-se compreender como esses filmes elaboraram saberes e interpretações sobre as trabalhadoras domésticas, portanto, refletindo sobre as matrizes representacionais do trabalho doméstico no Brasil que foram originadas no contexto da escravidão brasileira, perpassaram a República e atuam/informam práticas (relações materiais) e discursos na atualidade. Buscouse também problematizar as representações sociais nos filmes através das relações interseccionais entre raça, gênero e classe social já que a maioria das trabalhadoras domésticas são mulheres, negras e pobres em diálogo com a historiografia da Teoria da História, da escravidão feminina no Brasil, do trabalho doméstico, dos estudos cinema/história, e estudos feministas sobre gênero, classe e raça.This dissertation analyzes the representations of housekeepers in two films Domésticas, the film by Fernando Meirelles and Nando Olival (2001) and Doméstica, by Gabriel Mascaro (2012). The cinema exerts considerable influence on people’s imagination and it is a privileged vehicle to disseminate social representations. We sought to understand how these films developed knowledge and interpretations of domestic workers, reflecting on the representational matrix of the domestic work in Brazil which were originated in the context of Brazilian slavery permeated the Republic and act / inform practices and speeches today. We also sought to problematize the social representations in the films through the intersectional relationship among race, gender and social class in dialogue with the Theory of History, female slavery in Brazil, domestic work, the film studies / history, and feminist studies of gender, class and race, as the majority of housekeepers are women, black and poor.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaSilva, Edlene OliveiraBernardino, Jéssyca Lorena Alves2016-10-04T16:46:37Z2016-10-04T16:46:37Z2016-10-042016-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDINO, Jéssyca Lorena Alves. Luz, câmera, limpando: interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012). 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21503http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21503A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T15:55:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/21503Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T15:55:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
title Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
spellingShingle Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
Bernardino, Jéssyca Lorena Alves
Trabalho doméstico
Interseccionalidade
Representações sociais
Empregadas domésticas
title_short Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
title_full Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
title_fullStr Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
title_full_unstemmed Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
title_sort Luz, câmera, limpando : interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012)
author Bernardino, Jéssyca Lorena Alves
author_facet Bernardino, Jéssyca Lorena Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edlene Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Jéssyca Lorena Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho doméstico
Interseccionalidade
Representações sociais
Empregadas domésticas
topic Trabalho doméstico
Interseccionalidade
Representações sociais
Empregadas domésticas
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília,Programa de Pós-Graduação em História, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04T16:46:37Z
2016-10-04T16:46:37Z
2016-10-04
2016-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDINO, Jéssyca Lorena Alves. Luz, câmera, limpando: interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012). 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21503
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21503
identifier_str_mv BERNARDINO, Jéssyca Lorena Alves. Luz, câmera, limpando: interseccionalidades e representações sociais em Domésticas, o filme (2001) e Doméstica (2012). 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21503
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508325868404736