Diálogos entre Anísio e Darcy : o projeto da UnB e a educação brasileira
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39751 |
Resumo: | Este livro reúne textos apresentados durante o seminário organizado no âmbito das comemorações dos 50 anos da UnB. A atividade deu oportunidade a uma reflexão sobre a proposta da Universidade de Brasília, a partir do Plano Orientador da UnB de 1962, com destaque para a estrutura curricular inovadora que, na essência, retoma a formulação da Universidade do Distrito Federal (UDF), implementada em 1935, e sua extinção no início de 1939, na vigência do Estado Novo. Em que medida aquele projeto inovador de 1935 é recolocado, em 1962, com a UnB? Nos dois momentos lá estava Anísio Teixeira. Sua luta em afirmar a educação como projeto de Nação foi interrompida, primeiro, em 1935, pelo Estado Novo e, depois, em 1962, pela ditadura militar. No caso da UnB, o encontro de Anísio Teixeira com Darcy Ribeiro foi fundamental para viabilizar a missão que havia sido confiada por Juscelino Kubitschek, por ocasião da construção da nova capital. Se no primeiro movimento, com a UDF, Anísio Teixeira tinha como parceiro Fernando de Azevedo, que cuidou do projeto da USP, no projeto da UnB, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro formaram uma dupla, que em poucos meses, após a sanção da Lei nº 3.998, de 15 de dezembro de 1961, colocou a UnB como a universidade sonhada para o Brasil. Revisitando a história, fatos novos colocaram em evidência o grande debate do projeto da UnB. Segundo Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira queria, inicialmente, que a UnB fosse uma universidade somente de quarto nível, isto é, deveria ter apenas mestrado e doutorado. Mais tarde é que fora convencido, ainda segundo Darcy, de que a nova instituição deveria ter também cursos de graduação. Foi por essa insistência na pós-graduação que a UnB já nasceu com cursos de mestrado e de doutorado, tendo atraído, para que isso se tornasse possível, mais de duzentos experimentados professores de todos os cantos do mundo. A essa orientação de Anísio Teixeira, deve-se o grande impulso dado à criação de cursos de pós-graduação em todo o país, o que contribuiu decisivamente para a renovação da universidade brasileira, uma vez que ele, no momento da discussão do projeto da UnB, ocupava a presidência da CAPES, do INEP e da SBPC. O Brasil discute a adoção de um novo Plano Nacional de Educação (PNE), o terceiro da sua história republicana. Resgatar as ideias de pensadores como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro é de fundamental importância para se projetar o futuro da educação brasileira. No momento em que se universaliza a educação básica e se amplia o acesso ao ensino superior de amplas camadas da população brasileira, discutir qual o papel da universidade para o projeto de Nação que queremos, a partir dos diálogos desses dois grandes educadores brasileiros, é um legado que nos faz perseguir a célebre frase de Anísio Teixeira: “Educação não é privilégio”. |
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