O realismo em Levantado do Chão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Yuri Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35486
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
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spelling O realismo em Levantado do ChãoSaramago, José, 1922-2010 - crítica e interpretaçãoLiteratura - história e críticaRealismoPortugal - históriaLukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.Este trabalho indaga se há ou não realismo em Levantado do Chão, obra fundamental para entender os livros de José Saramago, pois com ela surge o estilo peculiar que contaminará toda a produção literária posterior do escritor ribatejano. Temas centrais no Saramago maduro também já aparecem aqui com muita consistência estética. Assim, analisando de maneira relacional a forma e o conteúdo do romance, desoculta-se uma gama de questões: De que modo o livro estudado dialoga com a tradição precedente? Como Literatura e História interagem nesse caso específico? O que a estória dos Mau-Tempo pode dizer a respeito dos dilemas de Portugal, das contradições do mundo moderno e, em última instância, da trajetória da humanidade? Uma vez que Lukács pensou copiosamente acerca da conexão arte-sociedade, ele atua como âncora teórica e guia a discussão concernente ao realismo, conceito sobre o qual o filósofo Húngaro escreveu bastantes linhas. A exegese de Levantado do Chão mostra que a obra pertence ao seu tempo e ao futuro (o nosso presente), pois os problemas presentes no romance ainda são atuais e ainda esperam um resposta efetiva. Globalização, nacionalismos, jornada de trabalho, condições trabalhistas, degradação e elevação do ser humano, intercâmbio desregulado entre natureza e sociedade, desigualdade social e, por fim, a possibilidade de criação de uma nova sociedade são os (des)caminhos pelos quais Levantado do Chão desemboca no cotidiano contemporâneo.This study considers whether realism can be identified in Levantado do Chão, a critical work for understanding the writings of José Saramago, one that gave rise to a peculiar style that would come to permeate all of the later literary production of the Portuguese writer from Ribatejo. Central themes from Saramago’s mature period emerge as well, with significant aesthetic consistency. Therefore, a relational analysis of the novel’s form and content prompts a range of questions: How does the book converse with the preceding tradition? How do Literature and History interact in the specific case at hand? What does the story of the Mau-Tempo tell us about Portugal’s dilemmas, the contradictions of the modern world, and humanity’s path? Insofar as Lukács thinks copiously about the connection between art and society, he acts as a theoretical anchor and guide in the discussion on realism, a concept on which the Hungarian philosopher wrote extensively. The exegesis of Levantado do Chão reveals that the work pertains to its time and to the future (our present era), to the extent the problems put forward in the novel are still current and in need of an effective response. Globalization, nationalism, working hours conditions, the degradation and elevation of the human being, unregulated exchanges between nature and society, social inequality, and, lastly, the possibility of creating a new society are just some of the winding paths over which Levantado do Chão ultimately finds its way into contemporary everyday life.Corrêa, Ana Laura dos ReisMoysés, Yuri Moura2019-09-27T20:23:35Z2019-09-27T20:23:35Z2019-09-272019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOYSÉS, Yuri Moura. O realismo em Levantado do Chão. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35486A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/35486Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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