“Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Josilaine de Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17884
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2014.
id UNB_60174f2e0930e5bc99712593491b6c65
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17884
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucarProjetos sociaisEducação não-formalPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2014.Os projetos sociais têm se constituído como espaço de práticas musicais e de ensino e aprendizagem da música. Neles, o aprender e o aprender a ensinar se confundem com o desenvolvimento musical dos sujeitos, com a sua formação e inclusão social. No Distrito Federal (Brasil), o Instituto Batucar é um exemplo de projeto social onde há o ensino e a aprendizagem musical e constitui o lócus desta pesquisa. Nesse contexto, esta dissertação visa compreender a atuação dos multiplicadores no projeto social Instituto Batucar. Descrever as práticas musicais desenvolvidas no Instituto; identificar as estratégias pedagógico-musicais dos multiplicadores e conhecer como eles percebem sua atuação no projeto são os objetivos específicos desta pesquisa. No Distrito Federal (DF), o Instituto Batucar visa à transformação e inclusão social por meio da prática musical, especificamente, a percussão corporal. A instituição desenvolve um projeto de multiplicadores que capacita os participantes do projeto como monitores e educadores. Nesse contexto, foram realizadas observações participantes, entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas (como grupo focal) caracterizando um estudo de caso. A fundamentação teórica utiliza o conceito de educador social segundo Gohn (2010) e Freire (2011) para pensar a atuação do multiplicador no IB. O conceito de educação não formal, conforme Gohn (2010) e Gadotti (2005) orientam a reflexão sobre o processo educativo em projetos sociais. Na área da Educação Musical, Kleber (2006), Almeida (2005), Hikiji (2006) e Cruvinel (2005) complementam o diálogo com a literatura que discute projeto social e música. Com base na voz dos multiplicadores que atuam no Instituto Batucar, os resultados revelam que a sua atuação acontece na prática com o compartilhamento de experiências no projeto, em que o saber é construído, organizado e mediado por meio das interações sociais, sem desconsiderar as referências e influências adquiridas ao longo da trajetória dos jovens educadores.Social projects have become spaces for musical practices, as well as for teaching and learning music. Within these spaces, learning and learning how to teach are intertwined with the participants’ musical development, with their training and social inclusion. In the Federal District (Brazil), the Batucar Institute is an example of a social project where teaching and musical learning occurs, and it is also the focus of this study. Within this context, this dissertation aims to understand the work of the “multiplying agents” as facilitators within the social project of the Batucar Institute, to describe and analyze musical practices developed at the Batucar Institute, to identify the multiplying agents' musicalpedagogical strategies and to discover how they perceive their actions within the project are the specific objectives of this study. In the Federal District (DF), the Batucar Institute aims to promote social transformation and inclusion throughout musical practice, more specifically through body percussion. The institution develops multiplying agents’ project which trains the projects’ participants enabling them to become teaching assistants and educators. In this context, participative observations were made, as well as individual and collective semi structured interviews (such as focal groups), characterizing this as a case study. The theoretical grounding uses concepts of the social educators Gohn (2010) and Freire (2011) to reflect upon the multiplying agents’ role at the Batucar Institute. The concept of non-formal education, according to Gohn (2010) and Gadotti (2005), guide the reflexion concerning the educational process in social projects. In the field of musical education, Kleber (2006), Almeida (2005), Hikiji (2006) and Cruvinel (2005) are used to compliment the dialogue with the literature that discusses social projects and music. According to the multiplying agents’ testimonials, the results reveal that their work occur in practice when they share experiences in the project, where knowledge is constructed, organized and mediated throughout social interactions, without disconsidering the references and influences acquired during the educators’ experiences in their professional path.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deGonçalves, Josilaine de Castro2015-04-14T16:17:03Z2015-04-14T16:17:03Z2015-04-142014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Josilaine de Castro. “Todo mundo aprende, todo mundo ensina”: o projeto multiplicadores do instituto batucar. 2014. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.repositorio.unb.br/handle/10482/17884http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17884A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:13:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/17884Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
title “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
spellingShingle “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
Gonçalves, Josilaine de Castro
Projetos sociais
Educação não-formal
Práticas pedagógicas
title_short “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
title_full “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
title_fullStr “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
title_full_unstemmed “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
title_sort “Todo mundo aprende, todo mundo ensina” : o projeto multiplicadores do instituto batucar
author Gonçalves, Josilaine de Castro
author_facet Gonçalves, Josilaine de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Josilaine de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos sociais
Educação não-formal
Práticas pedagógicas
topic Projetos sociais
Educação não-formal
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
2015-04-14T16:17:03Z
2015-04-14T16:17:03Z
2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Josilaine de Castro. “Todo mundo aprende, todo mundo ensina”: o projeto multiplicadores do instituto batucar. 2014. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
repositorio.unb.br/handle/10482/17884
http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17884
identifier_str_mv GONÇALVES, Josilaine de Castro. “Todo mundo aprende, todo mundo ensina”: o projeto multiplicadores do instituto batucar. 2014. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
repositorio.unb.br/handle/10482/17884
url http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508214812672000