O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Severo, Denise Osório, Hamann, Edgar Merchán, Santos, Silvéria Maria dos, Selau, Maria Gorete Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12707
Resumo: Este artigo busca resgatar e analisar o processo pedagógico do Projeto de Extensão Vidas Paralelas Indígena, com intuito de refetir sobre seus avanços e limites com relação à construção da interculturalidade na formação em saúde. Trata-se de um estudo de caso educacional qualitativo, cujo método de coleta de dados utilizado foi composto por consulta e análise de documentos, vídeos e diários de campo dos extensionistas indígenas. Os resultados indicam que a construção da interculturalidade permeou todo o processo, uma vez que o projeto teve como ponto de partida e como eixos norteadores a expressão dos olhares indígenas, o resgate das concepções e cosmovisão que fundamentam o modo de ver e compreender o mundo na perspectiva dos diferentes povos indígenas, bem como a construção de um espaço de diálogo entre as distintas racionalidades e saberes existentes. Estes princípios tem possibilitado que os estudantes se apropriem do processo de construção do conhecimento e confram sentido a ele, abrindo caminhos para a facilitação das potencialidades dos educandos e, consequentemente para a promoção de processos emancipatórios. Além disso, destaca-se como avanço a formação de uma Comissão Intercultural no interior da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com a função de debater e construir processos de formação interculturais, que contemplem as diferentes racionalidades, além de viabilizar o acolhimento e suporte aos estudantes indígenas ao longo de toda a graduação. _____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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spelling O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde : um estudo de casoThe Project “Indigenous Parallel Lives” and the construction of interculturality in the education on health sciences : a case studyEl Proyecto “Vidas Paralelas Indígena” y la construcción de la interculturalidad en la formación educacional en salud : un estudio de caso.Indígenas - educaçãoIndígenas - saúde - BrasilIndígenas - aspectos sociaisIndígenas da América do Sul - BrasilEste artigo busca resgatar e analisar o processo pedagógico do Projeto de Extensão Vidas Paralelas Indígena, com intuito de refetir sobre seus avanços e limites com relação à construção da interculturalidade na formação em saúde. Trata-se de um estudo de caso educacional qualitativo, cujo método de coleta de dados utilizado foi composto por consulta e análise de documentos, vídeos e diários de campo dos extensionistas indígenas. Os resultados indicam que a construção da interculturalidade permeou todo o processo, uma vez que o projeto teve como ponto de partida e como eixos norteadores a expressão dos olhares indígenas, o resgate das concepções e cosmovisão que fundamentam o modo de ver e compreender o mundo na perspectiva dos diferentes povos indígenas, bem como a construção de um espaço de diálogo entre as distintas racionalidades e saberes existentes. Estes princípios tem possibilitado que os estudantes se apropriem do processo de construção do conhecimento e confram sentido a ele, abrindo caminhos para a facilitação das potencialidades dos educandos e, consequentemente para a promoção de processos emancipatórios. Além disso, destaca-se como avanço a formação de uma Comissão Intercultural no interior da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com a função de debater e construir processos de formação interculturais, que contemplem as diferentes racionalidades, além de viabilizar o acolhimento e suporte aos estudantes indígenas ao longo de toda a graduação. _____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this article is to analyze the pedagogical process of The Project “Parallel Lives Indigene Extension Project”), aiming to refect on its advances and limitations regarding the development of interculturality in healthcare education. This is a qualitative, educational case study. Its data collection method comprised the consultation and analysis of documents, videos, and feld journals of the indigenous extensionists. The results indicate that the development of interculturality guided the entire processes, since the expression of indigenous views was the project’s starting point and main guideline, including the rescue of the conceptions and worldview upon which the perspective and understanding of distinct indigenous peoples are based, as well as the creation of a space for dialog between different existing rationalities and sets of knowledge. These principles have enabled students to take charge of and give meaning to the knowledge development process, opening paths to facilitate the learners’ potentials and, as a consequence, promote emancipatory processes. Furthermore, we highlight the progress represented by the creation of an Intercultural Commission within the Faculty of Healthcare Sciences of the University of Brasília, with the purpose of debating and developing intercultural education processes that contemplate distinct rationalities, in addition to enabling a proper reception of and support to indigenous students throughout the duration of their undergraduate courses. _____________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEste artículo busca rescatar y analizar el proceso pedagógico del Proyecto de Extensión de Vidas Paralelas Indígenas, con la intención de refexionar sobre sus avances y límites en relación a la construcción de la interculturalidad en la formación en salud. Se trata de un estudio de caso educacional cualitativo, cuyo método de recolección de datos utilizado estuvo compuesto por consulta y análisis de documentos, videos y diarios de campo de los extensionistas indígenas. Los resultados indican que la construcción de la interculturalidad permeó todo el proceso, ya que el proyecto tuvo como punto de partida y como ejes rectores la expresión de las miradas indígenas, el rescate de las concepciones y cosmovisión que fundamentan el modo de ver y comprender el mundo bajo la perspectiva de los diferentes pueblos indígenas, así como la construcción de un espacio de diálogo entre las distintas racionalidades y saberes existentes. Estos principios han hecho posible que los estudiantes se apropien del proceso de construcción del conocimiento y le den sentido, abriendo caminos para la facilitación de las potencialidades de los educandos y, consecuentemente para la promoción de procesos de emancipación. Además, se destaca como avance la formación de una Comisión Intercultural al interior de la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad de Brasilia, con la función de debatir y construir procesos de formación interculturales, que contemplen las diferentes racionalidades, además de viabilizar el acogimiento y soporte a los estudiantes indígenas a lo largo de toda la graduación.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)2013-04-03T18:24:55Z2013-04-03T18:24:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde: um estudo de caso. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1091>. Acesso em: 1 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12707Tempus: Actas de Saúde Coletiva - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1091. Acesso em: 1 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessHoefel, Maria da Graça LuderitzSevero, Denise OsórioHamann, Edgar MerchánSantos, Silvéria Maria dosSelau, Maria Gorete Gonçalvesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T21:05:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/12707Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T21:05:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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