Crianças e adolescentes multiculturais : criatividade, aculturação, vivência internacional e experiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marina Porto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24465
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
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Pesquisas demonstram desempenho criativo superior em pessoas multiculturais com altos níveis de aculturação. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar a relação entre criatividade e características da vivência internacional e da experiência escolar em crianças e adolescentes multiculturais. A pesquisa ocorreu em duas etapas. Participaram da primeira 39 crianças e adolescentes, que já haviam vivido em pelo menos dois países. Na segunda etapa, foram colhidos dados com 48 pais e mães desses multiculturais. Foram utilizados três instrumentos na coleta de dados: Curta Escala de Aculturação, Teste de Criatividade Figural Infantil e questionário. Os resultados indicaram desempenho criativo acima da média em crianças e adolescentes multiculturais, impulsionado pelos fatores de Emotividade e Aspectos Cognitivos. A maior parte da amostra teve altos níveis de aculturação e adotou estratégias aculturativas de integração e de assimilação, refletindo que o grupo absorveu a cultura estrangeira, em alguns casos, paralelamente à manutenção de sua cultura, e, em outros, negligenciando seu patrimônio cultural. Participantes com maiores níveis de aculturação foram significativamente mais criativos do que os que tiveram menores níveis. Ademais, participantes que já haviam retornado ao seu país de origem, após a experiência multicultural, tiveram maiores índice de criatividade do que participantes que estavam vivendo o multiculturalismo durante a pesquisa. O resultado levanta a hipótese de que trânsitos internacionais temporários podem ser mais benéficos para a criatividade do que imigrações permanentes. A escola, a família, a rede de contatos e o idioma foram os fatores mais indicados como facilitadores para a adaptação. A transição escolar foi influenciada por aspectos como: políticas pedagógicas, relacionamento com professores e colegas, clima escolar e variações no calendário e no currículo escolar. Foi destacada a importância do suporte dos pais para manter a cultura natal e favorecer a adaptação local. Espera-se que esta pesquisa possa promover o interesse de pesquisadores brasileiros quanto à criatividade de crianças e adolescentes multiculturais e contribua para a formulação de estratégias que favoreçam a aculturação em diversos contextos, principalmente nas escolas.Multiculturalism in descriptive-demographic perspective has to do with the existence of different races and ethnicities within a society, a mix that generates social meanings derived from differences perceived by individuals. Foreign children and adolescents living in another country, facing elements of a new culture, challenge their daily activities to adapt to society and school. It is through acculturation that individuals react to intercultural contact. When acculturation process is experienced in a positive way, it promotes the enhancement of some competences. Some studies have shown that creative performance is more advanced in multicultural individuals with high levels of acculturation. In this regard, this study aimed at investigating the relation between creativity and characteristics of international living experience and of school experience in multicultural children and adolescents. Research was conducted in two steps. Thirty-nine children and adolescents who had already lived in at least two countries participated in the first step. Next, data was collected from their parents, who numbered 48 individuals. Three instruments were used to collect such data: Short Acculturation Scale, Test of Children’s Figural Creativity and survey. Results indicated creative performance above average of multicultural youth, fostered by Emotional and Cognitive Aspects. Most part of the sample had high levels of acculturation and adopted integrative and assimilation acculturation strategies, meaning that in some cases the group took in the foreign culture while maintained its own and, in other cases, neglected its cultural roots. Participants with higher levels of acculturation were significantly more creative than those with lower levels. Moreover, youth that had already returned home after international living experience had higher index of creativity than those living abroad during the study. The results suggest that international temporary transits can be more beneficial to creativity than permanent immigration. School, family and social network ranked higher as factors facilitating the adaptation. School transition was influenced by aspects such as: pedagogical policy, relationship with teachers and classmates, school environment and calendar and curriculum variations. The importance of parent’s support was highlighted as a means to maintain home culture and facilitate the process of local adaptation. It is hoped that this study can further bolster the interest of Brazilian researchers in regards to creativity of multicultural children and adolescents and contribute to the advancement of strategic policies towards acculturation in various contexts, especially in schools.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeFleith, Denise de SouzaRibeiro, Marina Porto2017-09-11T22:18:37Z2017-09-11T22:18:37Z2017-09-112017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Marina Porto. Crianças e adolescentes multiculturais: criatividade, aculturação, vivência internacional e experiência escolar. 2017. xiv, 142 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24465A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/24465Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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