Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daga, Clarice Cavalcante
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35516
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
id UNB_61c6cd204939d9b44c21cd5ad4ff3607
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35516
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICCAcústicaUniversidade de Brasília. Instituto Central de CiênciasRuídoQualidade acústicaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.É cada vez maior a necessidade de atender as exigências dos usuários quanto ao conforto acústico nos mais diversos tipos de edificações. No ambiente educacional, o excesso de ruído não causa apenas incômodo, como também interfere diretamente no rendimento do aluno e do professor. Este trabalho apresenta uma contribuição para a área de arquitetura e educação por meio da análise da qualidade acústica de salas de aula do Instituto Central de Ciências (ICC), situado na Universidade de Brasília (UnB). A análise foi realizada sob um ponto de vista arquitetônico, a qual é, na maioria dos casos simplesmente negligenciada e não possuem as condições necessárias para que estes ambientes possam desempenhar seu principal objetivo que é proporcionar meios para um ótimo nível de aprendizagem. Na metodologia de análise, utilizou-se o Software EASE para avaliação acústica do Tempo de Reverberação, STI e %ALCons de forma analítica. Estes são parâmetros diretamente ligados a inteligibilidade do espaço. Também buscou-se aferir, in loco, o tempo de reverberação das salas para comparação com os dados obtidos analiticamente. Para complementar os resultados obtidos realizou-se também, a identificação da percepção dos alunos em relação a qualidade acústica das salas de aula, os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário. A metodologia mostrouse adequada para obtenção dos dados e os resultados encontrados apontam que todas as tipologias de salas estudadas não atendem as condições acústicas mínimas do tempo de reverberação, de acordo com os valores de referência normativos descritos na ABNT NBR 12179:1992. A análise dos dados da %ALCons e STI, em confronto com a classificação de acordo com a ABNT NBR IEC 60268-16:2018 também obtiveram-se resultados desfavoráveis. Afim de atender aos parâmetros acústicos analisados foram realizados os cálculos analíticos com porcentagens de materiais acústicos aplicados no forro das salas de aula.It is increasingly necessary to meet the requirements of users regarding acoustic comfort in various types of buildings. In the educational environment, excessive noise does not only cause discomfort, but also interferes directly with the student's and teacher's productivity. This paper presents a contribution to the area of architecture and education through the analysis of the acoustic quality of classrooms of the Central Institute of Sciences (ICC), located at the University of Brasilia (UnB). The analysis was performed from an architectural point of view, which is, in most cases simply neglected and the architecture does not have the necessary conditions for these environments to fulfill their main goal, which is to provide means for a great level of learning. In the analysis methodology, we used the EASE Software for acoustic evaluation of reverberation time, STI and % ALCons. These are parameters directly linked to the intelligibility of the space. It was also tried to verify, in loco, the reverberation time of the rooms for comparison with the data obtained analytically. The students ' perception regarding the acoustic quality of the classrooms was also obtained through the application of a questionnaire. The methodology proved to be adequate to obtain the data and the results found indicate that all the typologies of the rooms studied do not meet the minimum acoustic conditions of reverberation time, according to the normative reference values described in ABNT NBR 12179:1992. The analysis of the data of the % ALCons and STI, in confrontation with the classification according to ABNT NBR IEC 60268-16:2018, also obtained unfavorable results. In Order to meet the acoustic parameters analyzed, the analytical calculations were performed with percentages of acoustic materials applied in the lining of the classrooms.Melo, Carlos Eduardo Luna deDaga, Clarice Cavalcante2019-10-04T20:30:26Z2019-10-04T20:30:26Z2019-10-042019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAGA, Clarice Cavalcante. Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem: estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC. 2019. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35516A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-23T11:40:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/35516Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-23T11:40:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
title Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
spellingShingle Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
Daga, Clarice Cavalcante
Acústica
Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências
Ruído
Qualidade acústica
title_short Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
title_full Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
title_fullStr Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
title_full_unstemmed Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
title_sort Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
author Daga, Clarice Cavalcante
author_facet Daga, Clarice Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Carlos Eduardo Luna de
dc.contributor.author.fl_str_mv Daga, Clarice Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica
Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências
Ruído
Qualidade acústica
topic Acústica
Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências
Ruído
Qualidade acústica
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04T20:30:26Z
2019-10-04T20:30:26Z
2019-10-04
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAGA, Clarice Cavalcante. Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem: estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC. 2019. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35516
identifier_str_mv DAGA, Clarice Cavalcante. Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem: estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC. 2019. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508214562062336