Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, André Ribeiro da (org.), Sousa, Maria de Fatima de (org.), Soares, Jitone Leônidas (org.), Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437
Resumo: Prefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadores
id UNB_6207a9f1d327b4ab1b396f5dc8e755bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39437
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVUAdolescentesVulnerabilidade socialPrefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadoresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Universidade de Brasília, NESP2020-09-08T20:05:08Z2020-09-08T20:05:08Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSOARES, Rackynelly Alves Sarmento et al. (org.). Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, NESP, 2020. 365 p.978-65-86424-01-0https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437Esta obra é licenciada nos termos Creative Commons, sendo todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, disseminação e utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, desde que citada a fonte. © 2020 Universidade de Brasília - UnB NESP – Núcleo de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)Silva, André Ribeiro da (org.)Sousa, Maria de Fatima de (org.)Soares, Jitone Leônidas (org.)Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:38:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/39437Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:38:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
title Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
spellingShingle Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
Adolescentes
Vulnerabilidade social
title_short Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
title_full Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
title_fullStr Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
title_full_unstemmed Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
title_sort Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU
author Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
author_facet Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
Silva, André Ribeiro da (org.)
Sousa, Maria de Fatima de (org.)
Soares, Jitone Leônidas (org.)
Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)
author_role author
author2 Silva, André Ribeiro da (org.)
Sousa, Maria de Fatima de (org.)
Soares, Jitone Leônidas (org.)
Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rackynelly Alves Sarmento (org.)
Silva, André Ribeiro da (org.)
Sousa, Maria de Fatima de (org.)
Soares, Jitone Leônidas (org.)
Mendonça, Ana Valéria Machado (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Vulnerabilidade social
topic Adolescentes
Vulnerabilidade social
description Prefácio - Este livro foi desenvolvido, especialmente, para o projeto de extensão “Curso de formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, da Universidade de Brasília, coordenado por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB). Carinhosamente chamado de Curso JAVU, por entendermos que a violência acontece em ciclos, e entre grupos populacionais específicos, situação que nos remete a expressão francesa déjà vu e também por fazer referência aos Jovens e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade. O que queremos? Que esse ciclo não mais exista e é nessa direção que caminhamos. O Curso JAVU foi desenhado para professores de escolas públicas do Brasil. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para percorrer essa caminhada, organizamos este livro em dez capítulos, ordenados conforme a sequência didática do Curso JAVU em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os princípios básicos da promoção da saúde dos adolescentes e jovens são aqui expressos utilizando uma linguagem simples, leve e fluida, adequada a Educação a Distância. Em todos os capítulos podemos encontrar sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, todas alinhadas com os conceitos da Promoção da saúde e objetivando fortalecer as redes de proteção pertinentes aos jovens e adolescentes. A ideia é potencializar a escola como um espaço promotor de saúde. Finalmente, demonstramos nossa gratidão aos professores do Brasil que participaram/ participam do nosso curso, os quais possibilitaram a capilarização de ações promotoras de saúde no âmbito escolar, contribuindo para a prevenção das situações de risco dos adolescentes e jovens, sobretudo, entre aqueles inseridos em situação de vulnerabilidade. Os organizadores
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08T20:05:08Z
2020-09-08T20:05:08Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Rackynelly Alves Sarmento et al. (org.). Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, NESP, 2020. 365 p.
978-65-86424-01-0
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437
identifier_str_mv SOARES, Rackynelly Alves Sarmento et al. (org.). Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social – JAVU. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, NESP, 2020. 365 p.
978-65-86424-01-0
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, NESP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, NESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508286927437824