Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perpétuo, Lenilda Damasceno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31549
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_627991bcead55480c15a7c0e15c253fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31549
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturaisComunidades tradicionaisConflitos étnicosRepresentações sociaisEscolarizaçãoPovos ciganosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A presente pesquisa é fruto de uma investigação social que visa trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho DF, comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sistema educacional proposto. Sendo assim, a educação formal ainda é um espaço antagônico aos seus modos de vida. Desse modo, esta pesquisa abordará o percurso históricocultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a escola sistematizada, bem como os processos dialógicos que esse espaço escolar utiliza, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos direitos humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos estudantes ciganos nas escolas públicas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam no percurso dos estudantes e nos seus conflitos étnicos, no ambiente escolar. Ademais, objetiva analisar as interações entre a escola formal e os estudantes da comunidade Calon em meio ao processo pedagógico, procurando estabelecer em que medida as estratégias utilizadas permitem a efetiva inclusão social e educacional dos referidos sujeitos em fase de escolarização. Esta pesquisa-ação foi realizada no acampamento cigano Calon e em duas escolas públicas de Sobradinho DF. Como resultado, concluímos que o material escolar não dialoga com a cultura cigana, a matriz curricular não os contempla e que os professores não conhecem a etnia cigana, nem sentem que foram preparados para lidar com essa especificidade cultural e étnica.The present research is the result of a social investigation that aims to bring up the reality in which the Calon Gypsies live in Sobradinho - DF (Federal District), in Brazil, a community that is going through a process of cultural changes, transiting from a situation of nomadism to a situation of sedentarism. Due to their free-living culture, they encounter numerous difficulties of adaptation to the proposed educational system model. Thus, formal education is still an area that is antagonistic to their ways of life. Therefore, this research will approach the historicalcultural route of the Gypsy people, contributing to the analysis and understanding of the associations between gypsy ethnicity and the systematized school, as well as the dialogical processes that this school space uses, seeking to identify an intercultural education policy supported by human rights, which will allow the effective social and educational inclusion of Gypsy students in public schools. This qualitative research has as its theoretical basis dialectical historical materialism, which investigates social representations about the Gypsy people and how these representations, in turn, influence the journey of students and their ethnic conflicts in the school environment. In addition, it aims to analyze the interactions between the formal school and the students of the Calon community in the midst of the pedagogical process, trying to establish to what extent the strategies used enable the effective social and educational inclusion of these subjects in the schooling phase. This action research was carried out in the Calon Gypsy camp and in two public schools in Sobradinho - DF. As a result, we conclude that the school material does not dialogue with Gypsy culture, the curricular matrix does not contemplate them and that the teachers do not know the Gypsy ethnicity, nor do they feel they have been prepared to deal with this cultural and ethnic specificity.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRêses, Erlando da SilvaPerpétuo, Lenilda Damasceno2018-04-02T22:31:35Z2018-04-02T22:31:35Z2018-03-022017-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERPÉTUO, Lenilda Damasceno. Comunidade cigana Calon em processo de escolarização: conflitos étnicos e saberes pluriculturais. 2017. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31549A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:29:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/31549Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:29:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
title Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
spellingShingle Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
Perpétuo, Lenilda Damasceno
Comunidades tradicionais
Conflitos étnicos
Representações sociais
Escolarização
Povos ciganos
title_short Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
title_full Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
title_fullStr Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
title_full_unstemmed Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
title_sort Comunidade cigana Calon em processo de escolarização : conflitos étnicos e saberes pluriculturais
author Perpétuo, Lenilda Damasceno
author_facet Perpétuo, Lenilda Damasceno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Perpétuo, Lenilda Damasceno
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades tradicionais
Conflitos étnicos
Representações sociais
Escolarização
Povos ciganos
topic Comunidades tradicionais
Conflitos étnicos
Representações sociais
Escolarização
Povos ciganos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2018-04-02T22:31:35Z
2018-04-02T22:31:35Z
2018-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERPÉTUO, Lenilda Damasceno. Comunidade cigana Calon em processo de escolarização: conflitos étnicos e saberes pluriculturais. 2017. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31549
identifier_str_mv PERPÉTUO, Lenilda Damasceno. Comunidade cigana Calon em processo de escolarização: conflitos étnicos e saberes pluriculturais. 2017. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225995735040