O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ronaldo César de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3096
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
id UNB_6348a64697a089bf1637520bb2eeba27
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3096
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aulaCiência - históriaGalilei, Galileu, 1564-1642Física - estudo e ensinoCiências - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.As ciências naturais são vistas como ciências empíricas porque a experimentação tem um papel central no processo de produção de novos conhecimentos (Höttecke, 2000). No entanto, a dimensão empírica da prática científica, enquanto constitutiva do conhecimento científico, é pouco explorada nas aulas de Física. A exemplo do que acontece com os aspectos históricos e filosóficos, geralmente concebidos como adereços motivacionais ao ensino da ciência, a experimentação científica, que a prática laboratorial representa, permanece ocultada, quando não distorcida. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de "experimentos históricos" no Ensino de Física como estratégia no processo de contextualização e articulação da dimensão histórica do conhecimento científico na sala de aula. Como exemplo desta articulação, sugerimos o resgate da experiência do Plano Inclinado, extraída da obra Discursos e Demonstrações Matemáticas acerca de Duas Novas Ciências (1638), de Galileu Galilei (1564-1642), onde a lei de queda dos corpos é investigada. Propomos ainda a exploração desse tema no contexto de sala de aula, sobretudo, através do emprego de simulações computacionais com o software Modellus. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe natural sciences are regarded as empirical sciences because experimentation plays a central role in the process of production of new knowledge (Höttecke, 2000). However, the empirical dimension of scientific practice even though being an essential part of scientific knowledge is poorly used in the teaching of physics inside the classroom. As what happens with the historical and philosophical aspects, in general considered as secondary aspect to science education, scientific experimentation, represented in the laboratory practice, remains occult if not distorted. The purpose of this work is to discuss the use of “historical experiments” in the Teaching of Physics as a strategy in contextualizing and articulating the historical dimension of scientific knowledge inside the classroom. As an example of this articulation, the use of the inclined plane used in the Discourses and Mathematical Demonstrations about the Two New Sciences (1638) of Galileu Galilei (1564-1642) is suggested, where the law of the fall of the bodies is investigated. We propose in exploration, that this should be researched in the classroom context, mainly through the means of computational simulations with the software Modellus.Laranjeiras, Cássio CostaPaula, Ronaldo César de Oliveira2010-01-11T17:56:47Z2010-01-11T17:56:47Z2010-01-112006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Ronaldo César de Oliveira. O uso de experimentos históricos no ensino de física: integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. 140 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3096info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/3096Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
spellingShingle O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
Paula, Ronaldo César de Oliveira
Ciência - história
Galilei, Galileu, 1564-1642
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
title_short O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_full O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_fullStr O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_full_unstemmed O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_sort O uso de experimentos históricos no ensino de física : integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
author Paula, Ronaldo César de Oliveira
author_facet Paula, Ronaldo César de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranjeiras, Cássio Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ronaldo César de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - história
Galilei, Galileu, 1564-1642
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
topic Ciência - história
Galilei, Galileu, 1564-1642
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-15
2010-01-11T17:56:47Z
2010-01-11T17:56:47Z
2010-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Ronaldo César de Oliveira. O uso de experimentos históricos no ensino de física: integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. 140 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3096
identifier_str_mv PAULA, Ronaldo César de Oliveira. O uso de experimentos históricos no ensino de física: integrando as dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. 140 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580870279462912