O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Layo Fernando Barros de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2423
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.
id UNB_63b404d65b585c52d372b083944df9dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2423
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiroCinema brasileiroCrítica cinematográficaEstéticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.O presente trabalho tem como objetivo traçar um paralelo entre os filmes “O Invasor” (2002) de Beto Brant e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) de Rogério Sganzerla em uma tentativa de se analisar a transgressão no cinema brasileiro. Com base no seu aparecimento na teoria cultural, estética e sociológica, reflete-se sobre o conceito de transgressão dentro da sétima arte. Busca-se, então, uma revisão de suas manifestações na história do cinema brasileiro, apontando os filmes de Brant e Sganzerla como marcos transgressores de suas épocas: Cinema da Retomada e Cinema Marginal (década 1960). Através da avaliação da recepção da crítica aos filmes em textos da época de seus lançamentos, as duas produções são finalmente cotejadas em uma análise fílmica que busca unir imagem, bandidos, transgressão e contexto. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this present study is to compare Beto Brant’s film “O Invasor” (2002) and Rogério Sganzerla’s film “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) analyzing transgression in Brazilian cinema. Based on its appearance in the cultural, aesthetic and sociological theory, a concept of transgression is studied in cinema. The research aims to revise the manifestations of transgression in the history of the Brazilian cinema, pointing Brant and Sganzerla’s films as marks of transgression of their times: Cinema da Retomada and Cinema Marginal (decade 1960). Through the evaluation of the reception of the critics about the films in articles published at the time of their release, the two productions are finally unified in a filmic analysis that joins image, outlaws, transgression and context.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSilva, Denilson LopesCarvalho, Layo Fernando Barros de2009-12-02T12:51:38Z2009-12-02T12:51:38Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Layo Fernando Barros de. O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2423info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:39:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/2423Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
title O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
spellingShingle O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
Carvalho, Layo Fernando Barros de
Cinema brasileiro
Crítica cinematográfica
Estética
title_short O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
title_full O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
title_fullStr O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
title_full_unstemmed O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
title_sort O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro
author Carvalho, Layo Fernando Barros de
author_facet Carvalho, Layo Fernando Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Denilson Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Layo Fernando Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Crítica cinematográfica
Estética
topic Cinema brasileiro
Crítica cinematográfica
Estética
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2009-12-02T12:51:38Z
2009-12-02T12:51:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Layo Fernando Barros de. O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2423
identifier_str_mv CARVALHO, Layo Fernando Barros de. O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508377870434304