Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12570 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024 |
Resumo: | Melhoristas de Capsicum da Embrapa Hortaliças estão orientando parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e finais com objetivo de aumentar as chances de sucesso de longo prazo do desenvolvimento de novas cultivares. Nesse cenário, este trabalho ilustra uma pesquisa, iniciada em 2007, com consumidores de pimentão do Distrito Federal para conhecer as principais características que são levadas em consideração no ato da compra. O estudo foi dividido em duas partes: um piloto com 444 consumidores de um grande supermercado e um levantamento com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados de Brasília. Utilizou-se a análise de dados categóricos por meio do procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de importância dos atributos, os contrastes das médias, bem como a influência do perfil do comprador na avaliação das características envolvidas na compra. Em complemento, usou-se a análise de correspondência para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias do grau de importância dos atributos do pimentão. Os consumidores enfatizaram a textura e as características relacionadas ao aspecto visual durante a compra do pimentão. Em adição, foram detectadas diferenças de percepção de alguns atributos dentre os consumidores quando segmentados por gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Destaca-se, ainda, a maior preocupação das características funcionais por pessoas mais idosas. Estudos dessa natureza são essenciais para melhor orientar os programas de melhoramento genético vegetal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_63b9f1f3c0d5ffeca2103276e6d3758c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12570 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito FederalAttributes of vegetables based on consumer´s needs : a case study on bell peppers in Distrito Federal, BrazilPimentãoConsumidores - preferênciaControle de qualidadeMelhoristas de Capsicum da Embrapa Hortaliças estão orientando parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e finais com objetivo de aumentar as chances de sucesso de longo prazo do desenvolvimento de novas cultivares. Nesse cenário, este trabalho ilustra uma pesquisa, iniciada em 2007, com consumidores de pimentão do Distrito Federal para conhecer as principais características que são levadas em consideração no ato da compra. O estudo foi dividido em duas partes: um piloto com 444 consumidores de um grande supermercado e um levantamento com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados de Brasília. Utilizou-se a análise de dados categóricos por meio do procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de importância dos atributos, os contrastes das médias, bem como a influência do perfil do comprador na avaliação das características envolvidas na compra. Em complemento, usou-se a análise de correspondência para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias do grau de importância dos atributos do pimentão. Os consumidores enfatizaram a textura e as características relacionadas ao aspecto visual durante a compra do pimentão. Em adição, foram detectadas diferenças de percepção de alguns atributos dentre os consumidores quando segmentados por gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Destaca-se, ainda, a maior preocupação das características funcionais por pessoas mais idosas. Estudos dessa natureza são essenciais para melhor orientar os programas de melhoramento genético vegetal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTCapsicum (chili and bell peppers) breeders at Embrapa Vegetables are focusing project activities to satisfy the demands of both growers and final consumers in order to increase the chances of success in, long-term development of new cultivars. So, a prospection study on consumer demands and perception on bell peppers was started in 2007 in order to identify the main attributes taken in consideration during the act of purchase. This work was divided in two parts: a pilot study with 444 consumers at one supermarket and a survey with 500 consumers of fresh bell pepper, carried out by interviews at five supermarkets in Brasilia, Brazil, which represent distinct income segments. Data were analyzed by categorical data analysis using SAS (Procedure CATMOD) to rank the attributes in order of importance; to contrast the attribute means; and to verify the psychosocial influence on ranking the attributes during the purchase act. In addition, correspondence analysis was used for graphical representation of the attributes separated by the level of importance. During purchase, consumers prioritize the attributes related to the visual aspect (appearance) and firmness of the fruits. Also, differences of perception by gender, age, educational level, marital status and supermarket location were detected. Based on the collected evidence, elderly people are more concerned about nutritional value. Plant breeding programs can be better focused utilizing inputs from similar studies.Associação de Horticultura Brasileira (ABH)2013-03-25T10:51:32Z2013-03-25T10:51:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfONOYAMA, Silvia S. et al. Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores: estudo de caso do pimentão no Distrito Federal. Horticultura Brasileira, Vitória da Conquista, v.28, n.1, p.124-132, Jan./Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hb/v28n1/a24v28n1.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024http://repositorio.unb.br/handle/10482/12570http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024Horticultura Brasileira - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362010000100024&script=sci_arttext. Acesso em: 25 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessOnoyama, Silvia SatikoReifschneider, Francisco José BeckerMoita, Antônio WilliamsSouza, Geraldo da Silva eporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:14:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/12570Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:14:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal Attributes of vegetables based on consumer´s needs : a case study on bell peppers in Distrito Federal, Brazil |
title |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
spellingShingle |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal Onoyama, Silvia Satiko Pimentão Consumidores - preferência Controle de qualidade |
title_short |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
title_full |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
title_fullStr |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
title_sort |
Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores : estudo de caso do pimentão no Distrito Federal |
author |
Onoyama, Silvia Satiko |
author_facet |
Onoyama, Silvia Satiko Reifschneider, Francisco José Becker Moita, Antônio Williams Souza, Geraldo da Silva e |
author_role |
author |
author2 |
Reifschneider, Francisco José Becker Moita, Antônio Williams Souza, Geraldo da Silva e |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Onoyama, Silvia Satiko Reifschneider, Francisco José Becker Moita, Antônio Williams Souza, Geraldo da Silva e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pimentão Consumidores - preferência Controle de qualidade |
topic |
Pimentão Consumidores - preferência Controle de qualidade |
description |
Melhoristas de Capsicum da Embrapa Hortaliças estão orientando parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e finais com objetivo de aumentar as chances de sucesso de longo prazo do desenvolvimento de novas cultivares. Nesse cenário, este trabalho ilustra uma pesquisa, iniciada em 2007, com consumidores de pimentão do Distrito Federal para conhecer as principais características que são levadas em consideração no ato da compra. O estudo foi dividido em duas partes: um piloto com 444 consumidores de um grande supermercado e um levantamento com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados de Brasília. Utilizou-se a análise de dados categóricos por meio do procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de importância dos atributos, os contrastes das médias, bem como a influência do perfil do comprador na avaliação das características envolvidas na compra. Em complemento, usou-se a análise de correspondência para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias do grau de importância dos atributos do pimentão. Os consumidores enfatizaram a textura e as características relacionadas ao aspecto visual durante a compra do pimentão. Em adição, foram detectadas diferenças de percepção de alguns atributos dentre os consumidores quando segmentados por gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Destaca-se, ainda, a maior preocupação das características funcionais por pessoas mais idosas. Estudos dessa natureza são essenciais para melhor orientar os programas de melhoramento genético vegetal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2013-03-25T10:51:32Z 2013-03-25T10:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ONOYAMA, Silvia S. et al. Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores: estudo de caso do pimentão no Distrito Federal. Horticultura Brasileira, Vitória da Conquista, v.28, n.1, p.124-132, Jan./Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hb/v28n1/a24v28n1.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12570 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024 |
identifier_str_mv |
ONOYAMA, Silvia S. et al. Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores: estudo de caso do pimentão no Distrito Federal. Horticultura Brasileira, Vitória da Conquista, v.28, n.1, p.124-132, Jan./Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hb/v28n1/a24v28n1.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12570 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Horticultura Brasileira (ABH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Horticultura Brasileira (ABH) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508409534283776 |