Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Antônio José Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carneiro, Fernando Ferreira, Rocha, Dais Gonçalves, Pereira, Márcio Florentino, Urdaneta Gutiérrez, Maria Margarita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12069
Resumo: Colaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB
id UNB_643a9bb93a2ae8cef064f42bc62dba4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12069
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricularAnalysis of the implementation of collective health with focus on curriculum integration strategiesAnálisis de la implementación del curso en la salud pública con un enfoque en las estrategias de integración curricularSaúde coletivaCurrículos - planejamentoFormação profissionalColaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnBO objetivo deste trabalho é descrever o Projeto Político-Pedagógico do curso de Gestão em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e analisar sua implantação a partir de 2010, com foco nas estratégias de integração curricular.Construído coletivamente pelos professores do Departamento de Saúde Coletiva, o ponto de partida foi a definição do perfil dos egressos: sanitaristas com competências para participar da formulação e gestão de políticas públicas saudáveis de caráter intersetorial na prática dos serviços de saúde, mobilizados pelas condições de vida da população e pela determinação social da saúde-doença-cuidado, o que implica quebra das fronteiras entre as disciplinas e a articulação dos processos de ensino-aprendizagem ao mundo do trabalho e à pesquisa. Articulando conteúdos em grau crescente de complexidade por meio de estratégias de integração curricular, o curso está organizado em três unidades que funcionam como matrizes cognitivas que orientam a análise e intervenção sobre a realidade sanitária, mas também a organização curricular. Com base na Aprendizagem. Baseada em Problemas e Projetos, as unidades têm por missão analisar as condições de saúde da população, avaliar a estrutura e desempenho do SUS e formular/implantar planos de ação. Algumas disciplinas funcionam como eixos curriculares, articulando o curso vertical e horizontalmente. As atividades práticas seguem a lógica do processo de produção em saúde, com grande esforço no sentido da diversificação dos cenários de aprendizagem, utilizando enfoque epidemiológico e sócio histórico do processo saúde-doença-cuidado. Revelou-se fundamental cuidar da profissionalização docente, instituir processo de acompanhamento e avaliação do curso e promover a atuação do corpo docente como um colegiado de curso. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe paper aims to describe the Political-Pedagogical Project of the Management in Collective Health undergraduate course at the University of Brasilia and to analyze the process of its implementation in 2010 with focus on curriculum integration strategies. Built in a joint effort by the teaching staff of the Department of Collective Health the starting point to structuring the course was to define the profile of its graduates. The profile would be that of a ´sanitarista´: a profession that implies having the competencies to participate in the formulation and management of health-related intersectoral public policies in the area of health services, oriented by the life conditions of the population and the social determinants of health-disease-care, a perspective that breaks away from the traditional disciplinary frontiers enhancing in this manner the articulation between teaching-learning processes and the work and research realities. Articulating contents in increasing degree of complexity through strategies of curriculum integration, the course is organized into three teaching units that function as cognitive matrixes that guide the analysis of and intervention in the sanitary reality as well as the curriculum organization. Based on Problem Based Learning and Projects the units have the purpose to analyze the health conditions of the population, to evaluate the structure and performance of SUS (the Brazilian State Health System) and to formulate/structure actions plans. Some disciplines function as curricular axes that articulate the course vertically and horizontally. Practical activities follow the logic of the production process in health with the defined purpose of diversifying the learning scenarios or settings through the utilization of an epidemiological and socio-historical approach to health-disease-care. This experience indicates the fundamental importance of professionalizing the teaching staff, of implementing a follow-up and evaluation process of the course and finally, of encouraging the involvement of the teaching staff as members of a faculty/collegiate. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEl objetivo del presente trabajo es describir el Proyecto Político-Pedagógico del curso de pré-grado en Gestión en Salud Colectiva de la Universidad de Brasilia y analizar su implantación a partir de 2010, con foco en las estrategias de integración curricular. Construido colectivamente por los professores del Departamento de Salud Colectiva, el punto de partida fue la definición del perfil de los egresados: salubristas con competências para participar en la formulación y gestión de políticas públicas saludables de carácter intersectorial en la práctica de los servicios sanitarios, movidos por las condiciones de vida de la población y por la determinación social del proceso salud-enfermedad-atención, lo que implica la quiebra de las fronteras entre disciplinas y la articulación de processos de enseñanza – aprendizaje en el mundo del trabajo e investigación. Articulando contenidos en grado creciente de complejidad por médio de estrategias de integración curricular, el curso está organizado en tres unidades que funcionan como matrices cognitivas que orientan no solo el análisis e intervención sobre la realidade sanitaria, sino también la organización curricular. Con base en el Aprendizaje Basado en Problemas y Proyectos, las unidades tienen por misión analizar las condiciones de salud de la población, evaluar la estructura y desempeño del Sistema Único de Salud (SUS) y formular / implantar planes de acción. Algunas disciplinas funcionan como ejes curriculares, articulando curso vertical y horizontalmente. Las actividades prácticas siguen la lógica del proceso de producción en salud, con gran esfuerzo en el sentido de la diversificación de los escenarios de aprendizaje, utilizando um enfoque epidemiológico y sócio-histórico del proceso salud-enfermedad-atención. Se reveló fundamental cuidar de la profesionalización docente, instituir proceso de acompañamiento y evaluación del curso y promover la actuación del cuerpo docente como un colegiado de curso.Revista coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)2013-02-08T17:20:11Z2013-02-08T17:20:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARDOSO, Antônio José Costa et al. Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular. Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 6 , n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1119/1032>. Acesso em: 5 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12069Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva - Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/882/845. Acesso em: 8 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Antônio José CostaCarneiro, Fernando FerreiraRocha, Dais GonçalvesPereira, Márcio FlorentinoUrdaneta Gutiérrez, Maria Margaritaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:10:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/12069Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:10:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
Analysis of the implementation of collective health with focus on curriculum integration strategies
Análisis de la implementación del curso en la salud pública con un enfoque en las estrategias de integración curricular
title Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
spellingShingle Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
Cardoso, Antônio José Costa
Saúde coletiva
Currículos - planejamento
Formação profissional
title_short Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
title_full Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
title_fullStr Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
title_full_unstemmed Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
title_sort Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular
author Cardoso, Antônio José Costa
author_facet Cardoso, Antônio José Costa
Carneiro, Fernando Ferreira
Rocha, Dais Gonçalves
Pereira, Márcio Florentino
Urdaneta Gutiérrez, Maria Margarita
author_role author
author2 Carneiro, Fernando Ferreira
Rocha, Dais Gonçalves
Pereira, Márcio Florentino
Urdaneta Gutiérrez, Maria Margarita
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Antônio José Costa
Carneiro, Fernando Ferreira
Rocha, Dais Gonçalves
Pereira, Márcio Florentino
Urdaneta Gutiérrez, Maria Margarita
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde coletiva
Currículos - planejamento
Formação profissional
topic Saúde coletiva
Currículos - planejamento
Formação profissional
description Colaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-08T17:20:11Z
2013-02-08T17:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Antônio José Costa et al. Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular. Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 6 , n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1119/1032>. Acesso em: 5 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12069
identifier_str_mv CARDOSO, Antônio José Costa et al. Análise da implantação de curso em saúde coletiva com foco nas estratégias de integração curricular. Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 6 , n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1119/1032>. Acesso em: 5 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Revista coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580821771288576