A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45065
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641
Resumo: Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.
id UNB_643cfdaedf08ae3f0dfdee3dfb7c8f81
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45065
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação2022-10-26T13:19:30Z2022-10-26T13:19:30Z2016-02-05SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45065https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.This article presents a literature review guided by historical and dialectical materialism, in which are listed categories for analysis that structure the theoretical production of the reflective/researcher teacher; in this case, the relationship between theory and practice, autonomy, empowerment, and action research. Based on this analysis, we present five assumptions that we believe are components of the discussion about research by basic education teachers. We conclude by reaffirming the understanding of education as a battlefield for hegemony. Therefore, research for teacher education and work may represent a process of accountability or an emancipatory possibility, based on the epistemological and collective condition of the act of researching.Se trata de una investigación teórica orientada por la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico presentando una lista de categorías de análisis que estructuran la producción teórica sobre el profesor reflexivo/investigador, que, en este caso, son la relación entre la teoría y la práctica; la autonomía; el empoderamiento y la investigación-acción. A partir de este análisis presentamos cinco supuestos que a nuestro entender son los componentes de la discusión sobre la investigación de los profesores de la educación básica. Se concluye reafirmando la comprensión de la educación como un campo de disputa hegemónico y, por lo tanto, la investigación sobre la formación y la acción de los profesores puede representar un proceso de responsabilidad o la posibilidad emancipadora, bajo la condición epistemológica y colectiva de las acciones investigativas.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessA perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de MünchhausenThe researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” characterLa perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhauseninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProfessores - formaçãoReflexãoPesquisaTrabalho docenteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PerspectivaProfessorPesquisador.pdfARTIGO_PerspectivaProfessorPesquisador.pdfapplication/pdf134045http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45065/3/ARTIGO_PerspectivaProfessorPesquisador.pdfb4527fa4aa58f76e94bc26dd08d0df68MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45065/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/450652023-08-29 14:29:32.501open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45065U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:29:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” character
La perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhausen
title A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
spellingShingle A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Professores - formação
Reflexão
Pesquisa
Trabalho docente
title_short A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
title_full A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
title_fullStr A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
title_full_unstemmed A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
title_sort A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen
author Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author_facet Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
author_role author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Professores - formação
Reflexão
Pesquisa
Trabalho docente
topic Professores - formação
Reflexão
Pesquisa
Trabalho docente
description Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T13:19:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T13:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45065
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641
identifier_str_mv SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45065
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45065/3/ARTIGO_PerspectivaProfessorPesquisador.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45065/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b4527fa4aa58f76e94bc26dd08d0df68
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863789861142528