Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16465 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
id |
UNB_647995577495760eb38b11055f7b8997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16465 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militarFormação profissionalPolícia militarProfessores e alunosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.O presente estudo se refere a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas identificou-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é visto como alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam terem um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia se estabelece em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. O aluno policial militar possui desafios que incluem a pressão psicológica e uma autonomia limitada. O ensino possui matérias diversificadas. Relacionado a isto, os professores ressaltam que o aluno policial militar trabalha na rua desde sua primeira formação, tendo uma grande quantidade de atividades a serem desempenhadas. O aluno deve ter um bom desempenho e dedicação exclusiva aos cursos. A capacidade técnica é valorizada pelos professores, a qual inclui treinamento constante vinculado à prática policial. Os professores destacam a coerência, ética e honestidade como atributos importantes na prática policial. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study’s main objective was to study and analyze the understanding and conceptions from both civilian and military professors regarding the student of the police officer academy from Brasilia (APMB).Using exploratory research, 17 semi-structured interviews were conducted and analyzed through content analysis in order to categorize them. Results suggests that the police officer student, from the view of the professors has an image of being disciplined, interested in learning, and polite. Professors stated to have a positive and well maintained relationship with students and fulfill the activities proposed by the professors. Regarding the hierarchy, students are very aware of the difference between them and the professors, they have a high knowledge about the rules and the penalties they could suffer if they transgress any rule. Students often report high psychological pressure and limitations of actions. The course is composed by very different subjects and they often need to do a deep reading of its contents. Professors also stated that the police officer student goes on action at the very moment he joins the police officer academy making the burden of those different subjects they have to study to be even heavier for them. It’s asked from the police officer students that they have high grades at the police officer academy and to take it as the most important thing in his life, giving all the effort he can in order to be the best police officer as possible. Technical aspects are highly valorized by the professors and the way they are implemented in practical issues faced by the police officers when they are in action. The professors mentioned as to be the most important characteristics for the police officer to be honesty, ethics and coherency in their relationship with the community they are in. We conclude that the conceptions of professors form related to beliefs, values and images of PMDF, paving the way for teachers to understand how to deal with the police officer student.Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraNascimento, Daniele Alcântara2014-10-14T19:29:34Z2014-10-14T19:29:34Z2014-10-142012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Daniele Alcântara. Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar. 2012. xiv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16465A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/16465Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
title |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
spellingShingle |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar Nascimento, Daniele Alcântara Formação profissional Polícia militar Professores e alunos |
title_short |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
title_full |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
title_fullStr |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
title_sort |
Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar |
author |
Nascimento, Daniele Alcântara |
author_facet |
Nascimento, Daniele Alcântara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Daniele Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Polícia militar Professores e alunos |
topic |
Formação profissional Polícia militar Professores e alunos |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2014-10-14T19:29:34Z 2014-10-14T19:29:34Z 2014-10-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Daniele Alcântara. Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar. 2012. xiv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16465 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Daniele Alcântara. Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca do aluno policial militar. 2012. xiv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508338331779072 |