Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835 http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224 |
Resumo: | Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo. |
id |
UNB_64bdfa49807daa8edc888ae3680d6b83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30835 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889)EducaçãoFamíliaParaná (Estado)RepresentaçõesAo longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo.Over the history of the Empire of Brazil, there were at least three different and mutually opposing representations about how families should educate children: the regalist, the liberal and the ultramontane ones. These representations manifested disputes over power between the two institutions that produced them: the State, with its regalism and liberalism, and the Catholic Church, with its ultramontanism. The goal of the present work is to analyze the different representations about the role of families in the education of children as proposed by regalists, liberals and ultramontanes, in a specific region of the empire, i.e., the Province of Paraná, from 1853 (when it separated from São Paulo) to 1889 (the year when, with the end of the empire, the relationship between the State and the Church started to be seen in a different perspective). The key concepts in this paper are Peter Burke’s notion of social role and Roger Chartier’s conception of representation. The sources investigated are printed material that put these representations in circulation in the Province of Paraná: the Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia [First Constitutions of the Archbishopric of Bahia], reports, sermons, newspapers and a catechism. The historical route followed in this article evidenced that, in the 19th century in this province, the role of families in the education of children was the object of significant debates between State and Catholic Church agents, who produced about it the different representations analyzed here. Regalists, liberals and ultramontanes chose this education as a way to affirm their place in the social arena and to shape society according with what they aspired to in their world representations.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2018-01-04T19:15:09Z2018-01-04T19:15:09Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224porengEducação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dosreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T20:36:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/30835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T20:36:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889) |
title |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
spellingShingle |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) Anjos, Juarez José Tuchinski dos Educação Família Paraná (Estado) Representações |
title_short |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
title_full |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
title_fullStr |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
title_full_unstemmed |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
title_sort |
Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889) |
author |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_facet |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Família Paraná (Estado) Representações |
topic |
Educação Família Paraná (Estado) Representações |
description |
Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03 2018-01-04T19:15:09Z 2018-01-04T19:15:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835 http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835 http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508410710786048 |