Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224
Resumo: Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo.
id UNB_64bdfa49807daa8edc888ae3680d6b83
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889)EducaçãoFamíliaParaná (Estado)RepresentaçõesAo longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo.Over the history of the Empire of Brazil, there were at least three different and mutually opposing representations about how families should educate children: the regalist, the liberal and the ultramontane ones. These representations manifested disputes over power between the two institutions that produced them: the State, with its regalism and liberalism, and the Catholic Church, with its ultramontanism. The goal of the present work is to analyze the different representations about the role of families in the education of children as proposed by regalists, liberals and ultramontanes, in a specific region of the empire, i.e., the Province of Paraná, from 1853 (when it separated from São Paulo) to 1889 (the year when, with the end of the empire, the relationship between the State and the Church started to be seen in a different perspective). The key concepts in this paper are Peter Burke’s notion of social role and Roger Chartier’s conception of representation. The sources investigated are printed material that put these representations in circulation in the Province of Paraná: the Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia [First Constitutions of the Archbishopric of Bahia], reports, sermons, newspapers and a catechism. The historical route followed in this article evidenced that, in the 19th century in this province, the role of families in the education of children was the object of significant debates between State and Catholic Church agents, who produced about it the different representations analyzed here. Regalists, liberals and ultramontanes chose this education as a way to affirm their place in the social arena and to shape society according with what they aspired to in their world representations.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2018-01-04T19:15:09Z2018-01-04T19:15:09Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224porengEducação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dosreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T20:36:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/30835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T20:36:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889)
title Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
spellingShingle Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Educação
Família
Paraná (Estado)
Representações
title_short Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
title_full Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
title_fullStr Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
title_full_unstemmed Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
title_sort Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889)
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Família
Paraná (Estado)
Representações
topic Educação
Família
Paraná (Estado)
Representações
description Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a Igreja Católica, com seu ultramontanismo. O objetivo do trabalho é analisar as diferentes representações sobre o papel da família na educação da criança, conforme propostas por regalistas, liberais e ultramontanos, numa região específica do Império, a Província do Paraná, entre os anos de 1853 (quando se emancipou de São Paulo) e 1889 (ano em que, com o fim do Império, as relações entre Estado e Igreja passaram a ser lidas sob outra perspectiva). Os conceitos centrais são o de papel social, de Peter Burke, e representação, de Roger Chartier. As fontes interrogadas constituem-se em impressos que colocaram tais representações em circulação na Província do Paraná: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, relatórios, sermões, jornais e um catecismo. O percurso histórico aqui trilhado evidenciou que, no século XIX paranaense, o papel da família na educação da criança foi objeto de significativos debates entre agentes do Estado e da Igreja Católica, que produziram sobre ele as diferentes representações analisadas. Regalistas, liberais e ultramontanos elegeram essa educação como o caminho para a afirmação de seu lugar de poder na cena social e a conformação de uma sociedade conforme as aspirações de suas representações de mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03
2018-01-04T19:15:09Z
2018-01-04T19:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224
identifier_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (província do Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224. ____________________________________________________________________________________________________________________________________
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Competing representations about how families educate children (province of Paraná, 1853-1889). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 199-214, jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100199&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30835
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508410710786048