Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Jacques
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26150
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005
Resumo: Qual é o destino profissional de mestres e doutores titulados no país? Como percebem a relevância da formação em pesquisa que obtiveram em seus cursos, tendo em vista o trabalho que realizam? O artigo procura responder a estas questões com base em estudo anterior e, a partir da evidência, discute aspectos das políticas de pós-graduação. O estudo original entrevistou 8,7 mil mestres e doutores titulados nos anos 90, em 15 áreas do conhecimento, oriundos de universidades do Nordeste ao Sul do país. A agregação dos dados em três grupos de grandes áreas do conhecimento permitiu uma nova perspectiva de análise. Nos três grupos, o destino profissional de mestres é bastante diversificado e a docência no ensino superior não costuma ser a ocupação majoritária; o de doutores concentra-se na academia (universidades e instituições de pesquisa). Os titulados freqüentemente têm uma avaliação positiva da formação em pesquisa, mas a apreciação de mestres que trabalham fora da academia geralmente é menos favorável que a de docentes e pesquisadores; já entre doutores, diferenças análogas são observadas apenas num dos grupos. A evidência sugere, para várias áreas, uma diversificação de modelos de formação pós-graduada no país.
id UNB_64e7a3b3d2e11b45276b325e7d286b3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26150
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduaçãoMasters and doctors in Brazil : jobs and policies for graduate educationProfissãoPós-graduação - política públicaQual é o destino profissional de mestres e doutores titulados no país? Como percebem a relevância da formação em pesquisa que obtiveram em seus cursos, tendo em vista o trabalho que realizam? O artigo procura responder a estas questões com base em estudo anterior e, a partir da evidência, discute aspectos das políticas de pós-graduação. O estudo original entrevistou 8,7 mil mestres e doutores titulados nos anos 90, em 15 áreas do conhecimento, oriundos de universidades do Nordeste ao Sul do país. A agregação dos dados em três grupos de grandes áreas do conhecimento permitiu uma nova perspectiva de análise. Nos três grupos, o destino profissional de mestres é bastante diversificado e a docência no ensino superior não costuma ser a ocupação majoritária; o de doutores concentra-se na academia (universidades e instituições de pesquisa). Os titulados freqüentemente têm uma avaliação positiva da formação em pesquisa, mas a apreciação de mestres que trabalham fora da academia geralmente é menos favorável que a de docentes e pesquisadores; já entre doutores, diferenças análogas são observadas apenas num dos grupos. A evidência sugere, para várias áreas, uma diversificação de modelos de formação pós-graduada no país.What are the jobs typically held by masters and doctors trained in Brazil? How do they perceive the relevance of research training to their professional activities? This article attempts to provide answers to these questions, based on data from a previous study and, in view of the evidence gathered, discusses aspects of policies for graduate education. The original study interviewed 8,7 thousand masters and doctors who obtained their graduate degrees during the nineties, in 15 fields of knowledge, from universities located in different regions (all except the North) of Brazil. These data were aggregated into three groups or great fields of knowledge, allowing a new analytical perspective. In all groups, jobs held by masters are quite diverse and teaching in higher education usually is not the major occupation; as far as doctors are concerned, their professional activities are concentrated in the academy. Graduates frequently have positive perceptions on their research training, but masters who do not work in the academy typically have less favorable perceptions than university professors and researchers; among PhDs, however, similar differences are observed in only one of the groups studied. The evidence gathered thus suggests, for a number of fields, that models of graduate education would benefit from additional approaches to those currently adopted.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFundação Carlos Chagas2017-12-07T04:39:12Z2017-12-07T04:39:12Z2004-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfVELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________VELLOSO, Jacques. Masters and doctors in Brazil: jobs and policies for graduate education. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26150https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005porengCadernos de Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessVelloso, Jacquesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:26:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/26150Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:26:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
Masters and doctors in Brazil : jobs and policies for graduate education
title Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
spellingShingle Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
Velloso, Jacques
Profissão
Pós-graduação - política pública
title_short Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
title_full Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
title_fullStr Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
title_full_unstemmed Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
title_sort Mestres e doutores no país : destinos profissionais e políticas de pós-graduação
author Velloso, Jacques
author_facet Velloso, Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão
Pós-graduação - política pública
topic Profissão
Pós-graduação - política pública
description Qual é o destino profissional de mestres e doutores titulados no país? Como percebem a relevância da formação em pesquisa que obtiveram em seus cursos, tendo em vista o trabalho que realizam? O artigo procura responder a estas questões com base em estudo anterior e, a partir da evidência, discute aspectos das políticas de pós-graduação. O estudo original entrevistou 8,7 mil mestres e doutores titulados nos anos 90, em 15 áreas do conhecimento, oriundos de universidades do Nordeste ao Sul do país. A agregação dos dados em três grupos de grandes áreas do conhecimento permitiu uma nova perspectiva de análise. Nos três grupos, o destino profissional de mestres é bastante diversificado e a docência no ensino superior não costuma ser a ocupação majoritária; o de doutores concentra-se na academia (universidades e instituições de pesquisa). Os titulados freqüentemente têm uma avaliação positiva da formação em pesquisa, mas a apreciação de mestres que trabalham fora da academia geralmente é menos favorável que a de docentes e pesquisadores; já entre doutores, diferenças análogas são observadas apenas num dos grupos. A evidência sugere, para várias áreas, uma diversificação de modelos de formação pós-graduada no país.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2017-12-07T04:39:12Z
2017-12-07T04:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VELLOSO, Jacques. Masters and doctors in Brazil: jobs and policies for graduate education. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26150
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005
identifier_str_mv VELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VELLOSO, Jacques. Masters and doctors in Brazil: jobs and policies for graduate education. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fYVSkbMdbhqDTGbLH5P8YBq/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26150
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508348001746944