O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Priscila Luciane Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47134
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_64fd0fef67263e661a8187df37443668
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47134
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima, Priscila Luciane SantosNicolini, Eduardo Olívio Ravagni2023-12-28T18:25:38Z2023-12-28T18:25:38Z2023-12-282023-06-01LIMA, Priscila Luciane Santos. O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47134Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta investigação teve como objeto de estudo desvelar a presença do corpo, no espaço da Educação Infantil, por meio da interação entre autoconhecimento e domínio corporal, na prática profissional, sob a perspectiva da Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. Esta abordagem terapêutica oportunizou o reviver das questões emocionais que permearam o autoconhecimento e a autonomia, através da vivência psicomotora. A questão central, da investigação, procurou compreender como os profissionais de uma Creche Escola, em Manaus/AM, avaliaram a experiência corporal que a psicomotricidade lhes brindou, e de que forma essa experiência pôde auxiliar no repensar de um projeto de aprendizagem ligado a crianças pequenas. Os fundamentos teóricos foram ancorados na fenomenologia. Urie Bronfenbrenner (2002), Maurice Merleau-Ponty (2015), Maria Rita Kehl (2003) e Henri Wallon (1998) forneceram argumentos teóricos na investigação de cunho qualitativo exploratório. A construção de dados foi operacionalizada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A interpretação de dados foi viabilizada mediante análise de conteúdo, segundo os conceitos de Laurence Bardin (2010). Os resultados encontrados apontam que o autoconhecimento, por meio do domínio corporal, contribuiu no planejamento de atividades, no espaço da Educação Infantil. Foi identificada, ainda, a necessidade de conhecimentos específicos sobre a psicomotricidade e a sua importância no desenvolvimento da criança pequena, nas formações acadêmicas destinadas a profissionais que atuam na Educação, como também a ampliação de investigações sobre o tema. O produto final, advindo do estudo realizado, se concretizou na elaboração de um vídeo, no intuito de poder ser veiculado em espaços ligados à Educação Infantil.The object of this investigation was to reveal the presence of the body, in the space of Early Childhood Education, through the interaction between self-knowledge and body control, in professional practice, from the perspective of Sociopsychomotricity Ramain-Thiers. This therapeutic approach made it possible to revive the emotional issues that permeated selfknowledge and autonomy, through the psychomotor experience. The central question of the investigation sought to understand how the professionals of a Creche Escola, in Manaus/AM, evaluated the corporal experience that psychomotricity offered them, and how this experience could help in the rethinking of a learning project linked to children small. The theoretical foundations were anchored in phenomenology. Urie Bronfenbrenner (2002), Maurice MerleauPonty (2015), Maria Rita Kehl (2003) and Henri Wallon (1998) provided theoretical arguments in the exploratory qualitative investigation. Data construction was operationalized through questionnaires and semi-structured interviews. Data interpretation was made possible through content analysis, according to the concepts of Laurence Bardin (2010). The results found indicate that self-knowledge, through body control, contributed to the planning of activities in the area of Early Childhood Education. It was also identified the need for specific knowledge about psychomotricity and its importance in the development of young children, in academic training aimed at professionals working in Education, as well as the expansion of investigations on the subject. The final product, arising from the study carried out, materialized in the elaboration of a video, in order to be broadcast in spaces related to Early Childhood Education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação infantilAutoconhecimentoSociopsicomotricidade Ramain-Thiersreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALPriscilaLucianeSantosLima_DISSERT.pdfapplication/pdf3957819http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47134/1/PriscilaLucianeSantosLima_DISSERT.pdfe14af5c0dcc73dae98bf1f13f54d2235MD51open access10482/471342023-12-28 15:25:38.238open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47134Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-12-28T18:25:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
title O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
spellingShingle O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
Lima, Priscila Luciane Santos
Educação infantil
Autoconhecimento
Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers
title_short O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
title_full O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
title_fullStr O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
title_full_unstemmed O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
title_sort O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem
author Lima, Priscila Luciane Santos
author_facet Lima, Priscila Luciane Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Priscila Luciane Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni
contributor_str_mv Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil
Autoconhecimento
Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers
topic Educação infantil
Autoconhecimento
Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-28T18:25:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-28T18:25:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Priscila Luciane Santos. O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47134
identifier_str_mv LIMA, Priscila Luciane Santos. O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47134/1/PriscilaLucianeSantosLima_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e14af5c0dcc73dae98bf1f13f54d2235
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573652551106560