Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Dejano Tavares
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira, Paulo Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26645
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009
Resumo: O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto do processo de avaliação seriada, em comparação com exame vestibular, em termos de efeitos no perfil de atributos e de progresso acadêmico de alunos da Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 415 alunos (57,8% masculinos) registrados no Curso de Medicina após aprovação para ingresso mediante avaliação seriada, ou exame vestibular no primeiro ou segundo semestre, ao longo de seis anos (1999-2004). Foram comparados, entre os grupos de ingresso, os indicadores demográficos, de atitudes em face do aprendizado e de rendimento cognitivo no curso. Os resultados mostraram proporções significantemente maiores de alunos naturais do Distrito Federal e da faixa etária mais jovem no grupo da avaliação seriada. O índice de rendimento acadêmico manteve-se significativamente mais elevado nesse grupo desde o segundo ao nono período do curso. Análises estatísticas indicam que tal efeito reflete, além da forma e do ano de ingresso, outras diferenças nas características dos alunos, tais como sexo, idade e valoração do aprendizado. Os achados sugerem que a avaliação seriada privilegiou a aptidão acadêmica quanto ao rendimento cognitivo e alterou tendências na composição demográfica do alunado com efeitos no próprio rendimento estudantil.
id UNB_651417c97fe3cbd36135ebce92f2d6b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26645
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de BrasíliaSerial evaluation versus admission exam: similarities and differences between Cohorts in the Medical Program at the University of BrasiliaEducação médicaEstudantes de MedicinaAvaliação educacionalAprendizagemO propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto do processo de avaliação seriada, em comparação com exame vestibular, em termos de efeitos no perfil de atributos e de progresso acadêmico de alunos da Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 415 alunos (57,8% masculinos) registrados no Curso de Medicina após aprovação para ingresso mediante avaliação seriada, ou exame vestibular no primeiro ou segundo semestre, ao longo de seis anos (1999-2004). Foram comparados, entre os grupos de ingresso, os indicadores demográficos, de atitudes em face do aprendizado e de rendimento cognitivo no curso. Os resultados mostraram proporções significantemente maiores de alunos naturais do Distrito Federal e da faixa etária mais jovem no grupo da avaliação seriada. O índice de rendimento acadêmico manteve-se significativamente mais elevado nesse grupo desde o segundo ao nono período do curso. Análises estatísticas indicam que tal efeito reflete, além da forma e do ano de ingresso, outras diferenças nas características dos alunos, tais como sexo, idade e valoração do aprendizado. Os achados sugerem que a avaliação seriada privilegiou a aptidão acadêmica quanto ao rendimento cognitivo e alterou tendências na composição demográfica do alunado com efeitos no próprio rendimento estudantil.The purpose of this retrospective study was to appraise the impact of a new admission process (serialevaluation) on the attributes and achievement patterns of medical students in comparison to the standing onetime admission test. The subjects were 415 students (57,8% males) enrolled in the medical program of the Universit y of Brasilia, admitted through serial evaluation or admission test in the course of six years (1999-2004). The admission groups were compared as refers to demographic data, learning attitudes and academic achievement indicators. The results showed significantly higher proportions of students born in the Federal District and of a younger age-bracket in the serial evaluation group than in comparison to the admission test group. Academic achievement was also significantly higher in this group, from the second to the ninth semester. Statistical analyses indicate that besides the year and the criteria of admission the effect on academic achievement reflected other differences such as sex, age and self-appraisal of learning outcomes in the features of the students. These findings suggest that the new admission process has favored academic aptitude in terms of cognitive achievement. It also seems to have modified the demographic composition of the student body with effects on academic achievement in itself.Faculdade de Medicina (FMD)Associação Brasileira de Educação Médica2017-12-07T04:44:21Z2017-12-07T04:44:21Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOBRAL, Dejano T.; OLIVEIRA, Paulo Gonçalves de. Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 181-191, set./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26645https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009Revista Brasileira de Educação Médica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Dejano TavaresOliveira, Paulo Gonçalves deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-22T18:40:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/26645Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-22T18:40:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
Serial evaluation versus admission exam: similarities and differences between Cohorts in the Medical Program at the University of Brasilia
title Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
spellingShingle Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
Sobral, Dejano Tavares
Educação médica
Estudantes de Medicina
Avaliação educacional
Aprendizagem
title_short Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
title_full Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
title_fullStr Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
title_sort Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
author Sobral, Dejano Tavares
author_facet Sobral, Dejano Tavares
Oliveira, Paulo Gonçalves de
author_role author
author2 Oliveira, Paulo Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Dejano Tavares
Oliveira, Paulo Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Estudantes de Medicina
Avaliação educacional
Aprendizagem
topic Educação médica
Estudantes de Medicina
Avaliação educacional
Aprendizagem
description O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto do processo de avaliação seriada, em comparação com exame vestibular, em termos de efeitos no perfil de atributos e de progresso acadêmico de alunos da Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 415 alunos (57,8% masculinos) registrados no Curso de Medicina após aprovação para ingresso mediante avaliação seriada, ou exame vestibular no primeiro ou segundo semestre, ao longo de seis anos (1999-2004). Foram comparados, entre os grupos de ingresso, os indicadores demográficos, de atitudes em face do aprendizado e de rendimento cognitivo no curso. Os resultados mostraram proporções significantemente maiores de alunos naturais do Distrito Federal e da faixa etária mais jovem no grupo da avaliação seriada. O índice de rendimento acadêmico manteve-se significativamente mais elevado nesse grupo desde o segundo ao nono período do curso. Análises estatísticas indicam que tal efeito reflete, além da forma e do ano de ingresso, outras diferenças nas características dos alunos, tais como sexo, idade e valoração do aprendizado. Os achados sugerem que a avaliação seriada privilegiou a aptidão acadêmica quanto ao rendimento cognitivo e alterou tendências na composição demográfica do alunado com efeitos no próprio rendimento estudantil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12
2017-12-07T04:44:21Z
2017-12-07T04:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOBRAL, Dejano T.; OLIVEIRA, Paulo Gonçalves de. Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 181-191, set./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26645
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009
identifier_str_mv SOBRAL, Dejano T.; OLIVEIRA, Paulo Gonçalves de. Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 181-191, set./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26645
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508262270173184