A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Helena Cristina Aragão de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993
Resumo: Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.
id UNB_655a0c3cd56b777fe234d074a81475a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8993
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gasesQuímica - estudo e ensinoEstudo e ensino (Segundo grau)Gases - atmosferaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoCiênciaDissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.Este trabalho tem como origem a pouca aprendizagem dos alunos do Ensino Médio no estudo do tema gases. Esta dificuldade foi investigada em entrevistas com professores de Química do Ensino Médio. Os resultados mostraram que os professores não entendem com clareza o significado do conceito interdisciplinar e sua metodologia, a relação da experimentação com o ensino de Química e como se processa a construção social do conhecimento, a construção histórica dos conceitos científicos, bem como a legitimação ou não dos diferentes saberes. Assim, como resultado desta investigação e com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino do tema gases, elaborou-se uma Proposta de Ação Profissional constituída por um módulo de ensino. Este módulo de ensino é composto de 6 unidades e possui as seguintes características: tem como base para o estudo o tema gerador "Atmosfera Terrestre"; o processo de ensino-aprendizagem é organizado com o auxílio de um paradidático; centraliza em uma abordagem teórico-prática contextualizada, com ênfase na experimentação e na exploração de vivência dos alunos e apresenta duas seções chamadas de "Pitadas da História" e "Leituras Complementares". A primeira seção apresenta aspectos históricos e filosóficos, enquanto a segunda traz informações complementares que contribuem para um melhor desempenho do professor ao propor suas atividades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work has its origin in the insufficient learning of the subject gases by high school students. Specific difficulties were investigated in interviews with high school Chemistry teachers. Results have shown that teachers do not understand clearly the meaning of the interdisciplinarity concept and its methodology, the role of the experiments in Chemistry teaching and the social construction of the scientific knowledge. Thus, as a result of this investigation, a teaching module was elaborated aiming to improve the teaching of gases. The module contains six units, all of them having the terrestrial atmosphere as a basis. A paradidactic book is used to provide the necessary interdisciplinary approach. Simple experiments envolving gases and aspects of History of Science are also included.Silva, Roberto Ribeiro daSá, Helena Cristina Aragão de2011-07-08T16:08:24Z2011-07-08T16:08:24Z2011-07-082006-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/8993Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
title A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
spellingShingle A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
Sá, Helena Cristina Aragão de
Química - estudo e ensino
Estudo e ensino (Segundo grau)
Gases - atmosfera
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência
title_short A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
title_full A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
title_fullStr A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
title_full_unstemmed A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
title_sort A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
author Sá, Helena Cristina Aragão de
author_facet Sá, Helena Cristina Aragão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Helena Cristina Aragão de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Estudo e ensino (Segundo grau)
Gases - atmosfera
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência
topic Química - estudo e ensino
Estudo e ensino (Segundo grau)
Gases - atmosfera
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência
description Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-11
2011-07-08T16:08:24Z
2011-07-08T16:08:24Z
2011-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993
identifier_str_mv SÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508300999327744