A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006. |
id |
UNB_655a0c3cd56b777fe234d074a81475a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/8993 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gasesQuímica - estudo e ensinoEstudo e ensino (Segundo grau)Gases - atmosferaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoCiênciaDissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.Este trabalho tem como origem a pouca aprendizagem dos alunos do Ensino Médio no estudo do tema gases. Esta dificuldade foi investigada em entrevistas com professores de Química do Ensino Médio. Os resultados mostraram que os professores não entendem com clareza o significado do conceito interdisciplinar e sua metodologia, a relação da experimentação com o ensino de Química e como se processa a construção social do conhecimento, a construção histórica dos conceitos científicos, bem como a legitimação ou não dos diferentes saberes. Assim, como resultado desta investigação e com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino do tema gases, elaborou-se uma Proposta de Ação Profissional constituída por um módulo de ensino. Este módulo de ensino é composto de 6 unidades e possui as seguintes características: tem como base para o estudo o tema gerador "Atmosfera Terrestre"; o processo de ensino-aprendizagem é organizado com o auxílio de um paradidático; centraliza em uma abordagem teórico-prática contextualizada, com ênfase na experimentação e na exploração de vivência dos alunos e apresenta duas seções chamadas de "Pitadas da História" e "Leituras Complementares". A primeira seção apresenta aspectos históricos e filosóficos, enquanto a segunda traz informações complementares que contribuem para um melhor desempenho do professor ao propor suas atividades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work has its origin in the insufficient learning of the subject gases by high school students. Specific difficulties were investigated in interviews with high school Chemistry teachers. Results have shown that teachers do not understand clearly the meaning of the interdisciplinarity concept and its methodology, the role of the experiments in Chemistry teaching and the social construction of the scientific knowledge. Thus, as a result of this investigation, a teaching module was elaborated aiming to improve the teaching of gases. The module contains six units, all of them having the terrestrial atmosphere as a basis. A paradidactic book is used to provide the necessary interdisciplinary approach. Simple experiments envolving gases and aspects of History of Science are also included.Silva, Roberto Ribeiro daSá, Helena Cristina Aragão de2011-07-08T16:08:24Z2011-07-08T16:08:24Z2011-07-082006-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/8993Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
title |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
spellingShingle |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases Sá, Helena Cristina Aragão de Química - estudo e ensino Estudo e ensino (Segundo grau) Gases - atmosfera Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência |
title_short |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
title_full |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
title_fullStr |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
title_full_unstemmed |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
title_sort |
A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases |
author |
Sá, Helena Cristina Aragão de |
author_facet |
Sá, Helena Cristina Aragão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Roberto Ribeiro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Helena Cristina Aragão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - estudo e ensino Estudo e ensino (Segundo grau) Gases - atmosfera Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência |
topic |
Química - estudo e ensino Estudo e ensino (Segundo grau) Gases - atmosfera Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência |
description |
Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-11 2011-07-08T16:08:24Z 2011-07-08T16:08:24Z 2011-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993 |
identifier_str_mv |
SÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508300999327744 |