O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geane de Jesus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos, Wilsa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946
Resumo: A pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma.
id UNB_657b0e65147aedac7093a6693a268999
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21946
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnBUn ambiente virtual de aprendizaje (AVA) como potencializador de la autonomía del estudiante : caso de estudo de la UAB- UnBA virtual - environment of learning (AVA) as potentializer of the stedent's autonomy : study of a case from the UAB- UnBEnsino superiorEnsino a distânciaA pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma.Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)2016-12-16T11:05:56Z2016-12-16T11:05:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946La Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa (RIEE) es una publicación periódica de carácter científico arbitrada y editada por la Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE), centrada en Evaluación Educativa. Nace en mayo de 2008 con el desafío de reunir en una revista especializada, la vasta y creciente producción de evaluaciones educativas de calidad realizadas en Iberoamérica, que a la fecha se encontraban dispersas y -en gran parte- sin publicación o con escasa difusión pública, debido a la evidente escasez de medios especializados para la publicación, el intercambio y la difusión de tales estudios y trabajos. La Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa es de acceso libre y gratuito y tiene licencia de Creative Commons "Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada (by-nc-nd)" Licencia Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada (by-nc-nd): Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa por RINACE. Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar se encuentra bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Unported. Fonte: http://www.rinace.net/riee/riee_presentacion.html. Acesso em: 12 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geane de JesusRamos, Wilsa Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/21946Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
Un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) como potencializador de la autonomía del estudiante : caso de estudo de la UAB- UnB
A virtual - environment of learning (AVA) as potentializer of the stedent's autonomy : study of a case from the UAB- UnB
title O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
spellingShingle O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
Silva, Geane de Jesus
Ensino superior
Ensino a distância
title_short O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
title_full O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
title_fullStr O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
title_full_unstemmed O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
title_sort O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
author Silva, Geane de Jesus
author_facet Silva, Geane de Jesus
Ramos, Wilsa Maria
author_role author
author2 Ramos, Wilsa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geane de Jesus
Ramos, Wilsa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino a distância
topic Ensino superior
Ensino a distância
description A pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-12-16T11:05:56Z
2016-12-16T11:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946
identifier_str_mv SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)
publisher.none.fl_str_mv Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508308352991232