O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946 |
Resumo: | A pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma. |
id |
UNB_657b0e65147aedac7093a6693a268999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21946 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnBUn ambiente virtual de aprendizaje (AVA) como potencializador de la autonomía del estudiante : caso de estudo de la UAB- UnBA virtual - environment of learning (AVA) as potentializer of the stedent's autonomy : study of a case from the UAB- UnBEnsino superiorEnsino a distânciaA pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma.Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)2016-12-16T11:05:56Z2016-12-16T11:05:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946La Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa (RIEE) es una publicación periódica de carácter científico arbitrada y editada por la Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE), centrada en Evaluación Educativa. Nace en mayo de 2008 con el desafío de reunir en una revista especializada, la vasta y creciente producción de evaluaciones educativas de calidad realizadas en Iberoamérica, que a la fecha se encontraban dispersas y -en gran parte- sin publicación o con escasa difusión pública, debido a la evidente escasez de medios especializados para la publicación, el intercambio y la difusión de tales estudios y trabajos. La Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa es de acceso libre y gratuito y tiene licencia de Creative Commons "Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada (by-nc-nd)" Licencia Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada (by-nc-nd): Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa por RINACE. Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar se encuentra bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Unported. Fonte: http://www.rinace.net/riee/riee_presentacion.html. Acesso em: 12 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Geane de JesusRamos, Wilsa Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/21946Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB Un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) como potencializador de la autonomía del estudiante : caso de estudo de la UAB- UnB A virtual - environment of learning (AVA) as potentializer of the stedent's autonomy : study of a case from the UAB- UnB |
title |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
spellingShingle |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB Silva, Geane de Jesus Ensino superior Ensino a distância |
title_short |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
title_full |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
title_fullStr |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
title_full_unstemmed |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
title_sort |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante : estudo de caso na UAB- UnB |
author |
Silva, Geane de Jesus |
author_facet |
Silva, Geane de Jesus Ramos, Wilsa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Wilsa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geane de Jesus Ramos, Wilsa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Ensino a distância |
topic |
Ensino superior Ensino a distância |
description |
A pesquisa visou analisar a organização didático-pedagógica e psicossocial do ambiente virtual de uma disciplina on-line e o seu potencial gerador da autonomia do sujeito que aprende a partir da construção de um protocolo de indicadores do potencial para a autonomia de uma disciplina on-line na perspectiva histórico-cultural. Os objetivos específicos foram: Elaborar e aplicar o protocolo de indicadores do potencial para a autonomia (PIPA) visando a identificação de aspectos da organização pedagógico-didática do ambiente virtual que concorrem para o desenvolvimento de ações geradoras e potencializadoras da autonomia; Estabelecer comparações entre os resultados da aplicação do protocolo de indicadores de qualidade e autonomia e as concepções e formas de organização didático-pedagógica do AVA em análise construído pela professora da disciplina; Comparar o plano de ensino (PE) da disciplina com as ações executadas no decorrer da disciplina, verificando as consistências e inconsistências, bem como, os replanejamentos/reajustes realizados diante das demandas da turma. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-12-16T11:05:56Z 2016-12-16T11:05:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946 |
identifier_str_mv |
SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB- UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num2/art5.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508308352991232 |