Feridas e suturas biográficas : Os gêneros do real em obras escritas e fílmicas sobre o revolucionário Carlos Marighella

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Claudio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39011
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
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spelling Feridas e suturas biográficas : Os gêneros do real em obras escritas e fílmicas sobre o revolucionário Carlos MarighellaLiteraturaBiografiaMarighella, CarlosDitaduraTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.A presente tese tem o objetivo de compreender como as estruturas de produtos biográficos (biografias e documentários) ‘alinhavam’ e ‘suturam’ documentação, memórias e elementos típicos das obras de ficção para superar as lacunas e fazer uma obra viver em sua plenitude. As “suturas” constituem-se metáforas para as categorias sugeridas nesta pesquisa. Para isso, o caminho é o de realizar investigação, análise comparativa e reflexão teórica a partir de três biografias e dois documentários biográficos que tiveram o revolucionário comunista Carlos Marighella como personagem principal. O guerrilheiro foi assassinado por agentes da ditadura brasileira em novembro de 1969. No final do século XX e início dos anos 2000, em função da consolidação da democracia no país, o personagem controverso passou a receber na literatura, no cinema e em outras artes (inclusive na ficção e na música) representações e atribuições diferentes daquelas que tinha ficado conhecido, principalmente nos anos 1960, como “inimigo do Brasil”. Foi desumanizado. Nesse sentido, os gêneros biográficos adquirem caráter de manifesto de resistência e de defesa da memória do guerrilheiro “demasiado humano” (o que define a escolha por produtos e amostragem). Com o efeito de esquadrinhar os produtos em análise, propomos averiguar como são estabelecidas as lacunas (ou “perfurações” metafóricas) e como ocorrem as “suturas”, entendidas aqui como tipologia, entre o que há de características de romance e o que há de documentação e eventos verificáveis como “provas”. Os procedimentos metodológicos incluem observar a forma de manusear, o tipo e a aparência da sutura. Os materiais biográficos funcionam como organismo vivo com base em uma “combinação suturada” construída em prol da “literatura do real”, para os livros, e do “cinema do real”, para os documentários. O estudo de como esses pedaços se alinhavam e suturam, tais como os dos tecidos corporais, aponta para estratégias narrativas dos autores. Não obstante, a pesquisa reflete sobre como a literatura de não-ficção, enquanto campo de produção, de reflexão e de conhecimento, torna-se espaço para aprofundamento de temas, contextualização histórica e infinitude. Constituem o corpus da tese os livros Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo (2012), de Mário Magalhães, Carlos, a face oculta de Marighella (2009), de Edson Teixeira da Silva Junior, e Carlos Marighella: o inimigo número 1 da ditadura militar (2004), de Emiliano José. Fazem parte também da amostra os documentários Retrato falado de um guerrilheiro (2001), de Silvio Tendler, e Marighella (2012), de Isa Ferraz.This present doctoral thesis aims to understand how biographical product structures (biographies and documentaries) 'aligned' and 'sutured' documentation, memories and elements typical of works of fiction to overcome gaps and make a work live. For this, the path was to conduct research, comparative analysis and theoretical reflection from three biographies and two biographical documentaries that had the communist revolutionary Carlos Marighella as the main character. The guerrilla man was assassinated by agents of the Brazilian dictatorship in November 1969. In the late 20th century and early 2000s, due to the consolidation of democracy in the country, the controversial character began to receive in literature, cinema and other arts (even in fiction and music) representations and attributions different from those that had become known mainly in the 1960s, as “enemy of Brazil” and being dehumanized. In this sense, the biographical genres acquire the character of resistance and defense of the memory of the “too human” guerrilla man (which defined the choice for products and sampling). With the effect of scanning the products under analysis, it is suggested to establish how the gaps (or metaphorical “perforations”) are established and how the “sutures”, understood here as typology, occur between what is novel features and what there is when documentation and verifiable events as "evidence." It is argued here that there is a "sutured combination" that works by reason of the construction of what is called the "literature of the real." The study of how these pieces aligned and sutured, such as those of body tissues, points to the authors' narrative strategies. Nevertheless, it helps to explain why nonfiction literature, as a field of production, reflection and knowledge, is a space for deepening, historical contextualization and infinity. The thesis corpus are the books Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo (2012), by Mário Magalhães, Carlos, a face oculta de Marighella (2009), by Edson Teixeira da Silva Junior, and Carlos Marighella: o inimigo número 1 da ditadura militar (2004), by Emiliano José. Also included in the sample are documentaries Retrato falado de um guerrilheiro (2001) and Marighella (2012), by Isa Ferraz.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaBarbosa, Sidneyluizclaudioferreira01@gmail.comFerreira, Luiz Claudio2020-07-06T12:31:23Z2020-07-06T12:31:23Z2020-07-062020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Luiz Claudio. “Feridas e suturas biográficas: Os gêneros do real em obras escritas e fílmicas sobre o revolucionário Carlos Marighella”. 2020. 230 f. il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39011A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-11-13T18:22:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/39011Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-11-13T18:22:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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