Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Iraneide Etelvina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nogueira, Júlia Aparecida Devidé, Rocha, Dais Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33430
http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819
Resumo: Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.
id UNB_65be0fd7dc84c9902e8161d9b008d8c3
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/33430
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lopes, Iraneide EtelvinaNogueira, Júlia Aparecida DevidéRocha, Dais Gonçalves2019-01-02T13:51:44Z2019-01-02T13:51:44Z2018LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde: revisão integrativa. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300773&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33430http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.This review reflects upon the theoretical basis and the axes of the School Health Program (SHP) and its articulation with the conceptions of Health Promotion (HP). The integrative review allows to combine studies with different methodological approaches and was carried out in the national scientific basis. The 38 scientific articles were grouped and analyzed according to the axes of action present in the regulation of the SHP. Conceptual and methodological aspects adopted in the conception and operationalization of the studies and of the HP were critically analyzed. References of HP in the program guideline and in most of the studies merge with the preventive model, centered on fragmented an individual actions. Researches about SHP should approximate theory and practice, strengthening principles such as integrality (of knowledge, of subject and of care), intersectoriality (methodological and practical) and social participation, and recognize the socials determinants of health.Faculdade de Educação Física (FEF)Centro Brasileiro de Estudos de Saúde(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessEixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativaAxes of action of the school health program and health promotion : an integrative reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleServiços de saúdePrevenção de doençasPromoção da saúdeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALEixosAcaoPrograma.pdfapplication/pdf344041http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33430/1/EixosAcaoPrograma.pdfc960f69c76e194939ce072ecbfb4a4f5MD51open access10482/334302023-07-31 23:43:12.988open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33430Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T02:43:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
Axes of action of the school health program and health promotion : an integrative review
title Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
spellingShingle Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
Lopes, Iraneide Etelvina
Serviços de saúde
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
title_short Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
title_full Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
title_fullStr Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
title_full_unstemmed Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
title_sort Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
author Lopes, Iraneide Etelvina
author_facet Lopes, Iraneide Etelvina
Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Rocha, Dais Gonçalves
author_role author
author2 Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Rocha, Dais Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Iraneide Etelvina
Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Rocha, Dais Gonçalves
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Serviços de saúde
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
topic Serviços de saúde
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
description Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde: revisão integrativa. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300773&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/33430
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819
identifier_str_mv LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde: revisão integrativa. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300773&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33430
http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33430/1/EixosAcaoPrograma.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c960f69c76e194939ce072ecbfb4a4f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864081522556928