Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
id UNB_6657241a8b1e9d1b434ce32f65e0db73
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45917
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de BiologiaUse of games on benthonic macroinvertebrates as water quality bioindicators in Biology teachingJogos educativosEnsino investigativoInvertebradoIndicadores (Biologia)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.O conhecimento científico está sendo popularizado na sociedade contemporânea como resultado do desenvolvimento tecnológico e científico, obtido nas últimas décadas. Com a incorporação desses conhecimentos ao cotidiano social, surge a necessidade de conhecer e compreender conceitos acadêmicos bem como empregá-los na resolução de problemas. Para desempenhar essa importante função, o ensino investigativo em Biologia requer práticas pedagógicas que despertem o interesse, a curiosidade, a participação e a autonomia dos estudantes, de forma prazerosa e que estejam contextualizadas com suas vivências. Os estudantes se deparam com várias situações e problemas envolvendo, direta ou indiretamente os recursos naturais, e na maioria das vezes não despertam o interesse em propor e executar possíveis soluções. Essa temática apresenta grande complexidade nos aspectos mencionados, abordados geralmente, pelas escolas por meio de práticas de ensino tradicionais que não instigam a participação dos estudantes. Perante a necessidade de diversificar as estratégias de ensino em Biologia, o projeto objetivou produzir jogos pedagógicos e aplicá-los como subsídio de percepção da aprendizagem dos estudantes sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água. Foi desenvolvido com 28 estudantes da terceira série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Osório Raimundo de Lima, situado no município de Iporá – GO. Sua prática metodológica consiste em pesquisa bibliográfica, produção e utilização de jogos pedagógicos somados à obtenção de dados por meio da aplicação de um questionário. Como resultado final foram desenvolvidos materiais didaticos concretos na forma de jogos, com diferentes regras e design, como resultado da utilização de metodologias ativas, da sequência didática e consequentemente, aquisição dos objetivos esperados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Scientific knowledge is being popularized in contemporary society because of technological and scientific development obtained in recent decades. With the incorporation of this knowledge into social daily life, the need to know and understand academic concepts and use them in problem-solving arises. To perform this important function, investigative teaching in Biology requires pedagogical practices that arouse the interest, curiosity, participation, and autonomy of students, pleasant and that are contextualized with their experiences. Students are faced with several problem situations involving, directly or indirectly, natural resources and most of the time they do not arouse interest in proposing and executing possible solutions. This theme is highly complex and is generally addressed by schools through traditional teaching practices that do not encourage student participation.Faced with the need to diversify teaching strategies in Biology, the project aimed to produce pedagogical games and apply them as a subsidy for the perception of students' learning about benthic macroinvertebrates as bioindicatorsof water quality. It was developed with 28 students from the third grade of high school attheOsório RaimundodeLima Full-TimeTeaching Center, located in the city of Iporá - GO. Its methodological practice consists of bibliographic research, production and use of pedagogical games and data collection through the application of a questionnaire. As a final result, concrete didactic materials were developed in the form of games, with different rules and design, as a result of the use of active methodologies, the didactic sequence and consequently acquisition of the expected objectives.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Silva, Maria Júlia Martinsleocarlos08@hotmail.comPinto, Leonardo Carlos de Oliveira2023-05-30T21:21:00Z2023-05-30T21:21:00Z2023-05-302022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Leonardo Carlos de Oliveira. Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-07T03:57:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/45917Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-07T03:57:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
Use of games on benthonic macroinvertebrates as water quality bioindicators in Biology teaching
title Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
spellingShingle Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
Jogos educativos
Ensino investigativo
Invertebrado
Indicadores (Biologia)
title_short Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
title_full Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
title_fullStr Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
title_full_unstemmed Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
title_sort Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
author Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
author_facet Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Júlia Martins
leocarlos08@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Ensino investigativo
Invertebrado
Indicadores (Biologia)
topic Jogos educativos
Ensino investigativo
Invertebrado
Indicadores (Biologia)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2023-05-30T21:21:00Z
2023-05-30T21:21:00Z
2023-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Leonardo Carlos de Oliveira. Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917
identifier_str_mv PINTO, Leonardo Carlos de Oliveira. Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580834077376512