A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Maristela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Matos, Jonas Filippe, Paula, Ribanna Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33404
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376
Resumo: O objetivo do artigo é analisar como está constituída a subjetividade de professores expressa por meio das ações e relações pedagógicas vivenciadas no cotidiano da escola. A pesquisa foi metodologicamente orientada pela Epistemologia Qualitativa, visando estabelecer um olhar complexo e sistêmico sobre o tema. Utilizou-se como recursos de investigação o Complemento de Frases e a Entrevista com 05 (cinco) professores de ensino Médio e Superior. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade do professor, que se expressa em suas ações e em suas relações pedagógicas, está constituída por meio de processos e formações que sinalizam para o reconhecimento da importância das experiências vividas, o enfrentamento de desafios como fator de mudança, a busca constante da atualização do conhecimento, a consciência dos próprios limites, a preocupação com o bem-estar do outro e a consciência de sua ação profissional na vida dos estudantes.
id UNB_665b6632d6301de8678dbe0e533a3d84
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33404
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicasThe teachers’ subjectivity and its expression in actions and pedagogical relationsSubjetividadeSujeitoAções e relações pedagógicasO objetivo do artigo é analisar como está constituída a subjetividade de professores expressa por meio das ações e relações pedagógicas vivenciadas no cotidiano da escola. A pesquisa foi metodologicamente orientada pela Epistemologia Qualitativa, visando estabelecer um olhar complexo e sistêmico sobre o tema. Utilizou-se como recursos de investigação o Complemento de Frases e a Entrevista com 05 (cinco) professores de ensino Médio e Superior. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade do professor, que se expressa em suas ações e em suas relações pedagógicas, está constituída por meio de processos e formações que sinalizam para o reconhecimento da importância das experiências vividas, o enfrentamento de desafios como fator de mudança, a busca constante da atualização do conhecimento, a consciência dos próprios limites, a preocupação com o bem-estar do outro e a consciência de sua ação profissional na vida dos estudantes.The objective of the research is to investigate how teachers constitute their subjectivity expressed in their actions and pedagogical relations identified as subjects in the teaching process. The research was methodologically guided by the Qualitative Epistemology with the objective to set a complex and systemic view about the theme. Sentence complement and interviews with five teachers from high school and university levels were used as methodological research tools. It was possible to understand that the subjectivity of the teachers as an expression of his/her actions and pedagogical relationships embodies important elements taken from their living experiences. The way they faced challenges as a changing factor in their lives, their constant need for updating knowledge, the awareness of their own limits, the concern about the well-being of the other and the consciousness of their professional action in their students’ lives are some of these elements.Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2019-01-02T13:51:22Z2019-01-02T13:51:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSSATO, Maristela; MATOS, Jonas Filippe; PAULA, Ribanna Martins de.A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e169376, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100105&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 fev. 2019. Epub Jan 18, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33404http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376Educação em Revista - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessRossato, MaristelaMatos, Jonas FilippePaula, Ribanna Martins deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/33404Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
The teachers’ subjectivity and its expression in actions and pedagogical relations
title A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
spellingShingle A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
Rossato, Maristela
Subjetividade
Sujeito
Ações e relações pedagógicas
title_short A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
title_full A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
title_fullStr A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
title_full_unstemmed A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
title_sort A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas
author Rossato, Maristela
author_facet Rossato, Maristela
Matos, Jonas Filippe
Paula, Ribanna Martins de
author_role author
author2 Matos, Jonas Filippe
Paula, Ribanna Martins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Maristela
Matos, Jonas Filippe
Paula, Ribanna Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Sujeito
Ações e relações pedagógicas
topic Subjetividade
Sujeito
Ações e relações pedagógicas
description O objetivo do artigo é analisar como está constituída a subjetividade de professores expressa por meio das ações e relações pedagógicas vivenciadas no cotidiano da escola. A pesquisa foi metodologicamente orientada pela Epistemologia Qualitativa, visando estabelecer um olhar complexo e sistêmico sobre o tema. Utilizou-se como recursos de investigação o Complemento de Frases e a Entrevista com 05 (cinco) professores de ensino Médio e Superior. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade do professor, que se expressa em suas ações e em suas relações pedagógicas, está constituída por meio de processos e formações que sinalizam para o reconhecimento da importância das experiências vividas, o enfrentamento de desafios como fator de mudança, a busca constante da atualização do conhecimento, a consciência dos próprios limites, a preocupação com o bem-estar do outro e a consciência de sua ação profissional na vida dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:22Z
2019-01-02T13:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSATO, Maristela; MATOS, Jonas Filippe; PAULA, Ribanna Martins de.A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e169376, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100105&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 fev. 2019. Epub Jan 18, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33404
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376
identifier_str_mv ROSSATO, Maristela; MATOS, Jonas Filippe; PAULA, Ribanna Martins de.A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e169376, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100105&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 fev. 2019. Epub Jan 18, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33404
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508376720146432