Conselhos escolares do Paranoá/DF : a participação dos atores sociais negros
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13383 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
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Conselhos escolares do Paranoá/DF : a participação dos atores sociais negrosNegros - educaçãoEducação e EstadoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.O presente estudo analisa a participação dos atores sociais negros nos Conselhos Escolares da Região Administrativa do Paranoá, Distrito Federal, na tentativa de identificar se as experiências raciais vivenciadas por estes influenciam sua atuação e posicionamento nos referidos Conselhos, bem como em saber de que forma os problemas sociais da comunidade são acolhidos pelos representantes dos diversos segmentos escolares, e ainda, investiga como o colegiado tem usufruído de tal espaço democrático. Para tanto, em âmbito qualitativo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com representantes dos diversos segmentos do Conselho Escolar, além de análise documental. O referencial teórico escolhido percorre a trajetória das organizações negras, associações comunitárias e movimentos sociais que tiveram a educação entre suas bandeiras de luta. A investigação revela que as experiências raciais vivenciadas pelos atores sociais negros são ignoradas pelo colegiado, mesmo quando estas ocorrem no contexto escolar; que os problemas comunitários que possuem uma relação intrínseca com a questão racial não são incluídos nas pautas das reuniões; e, por fim, que o referido espaço democrático não tem atendido de forma plena aos propósitos referendados por lei. A pesquisa oferece subsídios para que se pense o Conselho Escolar enquanto um espaço privilegiado para o debate sobre relações raciais e educação, por ser um mecanismo que agrega todos os segmentos que compõe o corpo escolar. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study examines the participation of black social actors in the School Councils of Administrative Region of Paranoá, Distrito Federal, in an attempt to identify the experiences lived by these racial influence its performance and position in these councils, as well as in knowing how the social problems of the community are welcomed by representatives of various segments school, and also investigates how the college has enjoyed such a democratic space. To do so, in part qualitative interviews were conducted semi-structured interviews with representatives of various segments of the School Council, and document analysis. The theoretical framework chosen traverses the path of black organizations, community associations and social movements have had among its education for struggle. Research shows that racial experiences experienced by social actors are ignored by the collegiate black, even when they occur in the school context, that community problems that have an intrinsic relationship with the race issue are not included on the agendas of meetings, and finally that the democratic space that has served the purposes of fully endorsed by law. The research provides grants to think that the School Board as a forum for debate on race relations and education, as a mechanism that aggregates all the segments that make up the school body.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBotelho, Denise MariaTeixeira, Cristiana Santos2013-06-21T14:57:58Z2013-06-21T14:57:58Z2013-06-212012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Cristiana Santos. Conselhos escolares do Paranoá/DF: a participação dos atores sociais negros. 2012. xvi, 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13383A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:32:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/13383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:32:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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