Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Luciana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373
https://doi.org/10.5965/23580925242020029
http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
Resumo: Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.
id UNB_68b1855e22dfa5483763c0e5e56f4cdf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43373
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elasInfânciaCovid-19MetodologiaCriançasPedagogia do teatroEste artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.This article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process.Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)2022-04-12T12:11:19Z2022-04-12T12:11:19Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373https://doi.org/10.5965/23580925242020029http://orcid.org/0000-0003-1203-5027(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Lucianaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/43373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
title Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
spellingShingle Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
Hartmann, Luciana
Infância
Covid-19
Metodologia
Crianças
Pedagogia do teatro
title_short Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
title_full Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
title_fullStr Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
title_full_unstemmed Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
title_sort Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
author Hartmann, Luciana
author_facet Hartmann, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Covid-19
Metodologia
Crianças
Pedagogia do teatro
topic Infância
Covid-19
Metodologia
Crianças
Pedagogia do teatro
description Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
2022-04-12T12:11:19Z
2022-04-12T12:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373
https://doi.org/10.5965/23580925242020029
http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
identifier_str_mv HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373
https://doi.org/10.5965/23580925242020029
http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508218003488768