Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373 https://doi.org/10.5965/23580925242020029 http://orcid.org/0000-0003-1203-5027 |
Resumo: | Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo. |
id |
UNB_68b1855e22dfa5483763c0e5e56f4cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43373 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elasInfânciaCovid-19MetodologiaCriançasPedagogia do teatroEste artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.This article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process.Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)2022-04-12T12:11:19Z2022-04-12T12:11:19Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373https://doi.org/10.5965/23580925242020029http://orcid.org/0000-0003-1203-5027(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Lucianaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/43373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
title |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
spellingShingle |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas Hartmann, Luciana Infância Covid-19 Metodologia Crianças Pedagogia do teatro |
title_short |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
title_full |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
title_fullStr |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
title_full_unstemmed |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
title_sort |
Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas |
author |
Hartmann, Luciana |
author_facet |
Hartmann, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartmann, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Covid-19 Metodologia Crianças Pedagogia do teatro |
topic |
Infância Covid-19 Metodologia Crianças Pedagogia do teatro |
description |
Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 2022-04-12T12:11:19Z 2022-04-12T12:11:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373 https://doi.org/10.5965/23580925242020029 http://orcid.org/0000-0003-1203-5027 |
identifier_str_mv |
HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373 https://doi.org/10.5965/23580925242020029 http://orcid.org/0000-0003-1203-5027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508218003488768 |