La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Ana Carolina Correa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rengifo Herrera, Francisco José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46152
https://doi.org/10.33064/ippd52234
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
Resumo: As refeições não apenas permitem a nutrição das crianças, mas são uma prática para a construção de conhecimentos e significados culturais, incluindo a identidade. As relações triádicas (adulto-objeto-criança)nos processos educacionais relacionados à alimentação são questões ainda pouco discutidas. As crianças se apropriam do mundo por meio de ações compartilhadas com os cuidadores, que dividem com eles significados e usos de objetos (objeto-artefato) e alimentos. No entanto, a alimentação pode ser considerada como um quarto elemento que envolve conhecimento sobre cultura, sobre os outros e sobre o contexto social. Este artigo foca uma revisão da literatura sobre a necessidade de entender os processos de alimentação no contexto escolar, como algo muito além da nutrição. A compreensão das relações cognitivas e semióticas que emergem nas situações alimentares favorece o desenvolvimento e os processos educacionais permitem formas de análise da organização psicológica, do aprendizado e do desenvolvimento das crianças.
id UNB_6ad73a5916586f309fd6dc2744bc2792
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46152
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrolloAlimentaçãoEducação das criançasCrianças - desenvolvimentoAs refeições não apenas permitem a nutrição das crianças, mas são uma prática para a construção de conhecimentos e significados culturais, incluindo a identidade. As relações triádicas (adulto-objeto-criança)nos processos educacionais relacionados à alimentação são questões ainda pouco discutidas. As crianças se apropriam do mundo por meio de ações compartilhadas com os cuidadores, que dividem com eles significados e usos de objetos (objeto-artefato) e alimentos. No entanto, a alimentação pode ser considerada como um quarto elemento que envolve conhecimento sobre cultura, sobre os outros e sobre o contexto social. Este artigo foca uma revisão da literatura sobre a necessidade de entender os processos de alimentação no contexto escolar, como algo muito além da nutrição. A compreensão das relações cognitivas e semióticas que emergem nas situações alimentares favorece o desenvolvimento e os processos educacionais permitem formas de análise da organização psicológica, do aprendizado e do desenvolvimento das crianças.Food is not only a practice that allows children ́snutrition, but also facilitates the construction of culturalknowledge, practices and meanings in relation to thegroup they belong. Triadic relations (adult-object-children) in educational processes related to food arestill little discussed issues. Children appropriate know-ledge through shared actions with caregivers, who allowshare to them meanings and uses of objects (arte-factual objects). However, food should be considered asa fourth element – among the three adult-object-childelements – that involves knowledge about culture,others and the social context. This paper focuses on aliterature review about this topic and the need tobroaden knowledge about eating processes in theschool context and going far beyond a nutritionalapproach. Understanding cognitive and semiotic relationships that emerge in mealtimes favors the creationof new practices in education. Similarly, open up newopportunities to analyze children's psychological organi-zation, learning and development.La alimentación no solo es una práctica que permite la nutrición de los niños, sino que también facilita la construcción de conocimientos, prácticas y significados culturales en relación con el grupo al que pertenecen. Las relaciones triádicas (adultos-objeto-niños) en los procesos educativos relacionados con la alimentación son aún poco discutidas. Los niños se apropian del conocimiento a través de acciones compartidas con los cuidadores, quienes les permiten compartir significados y usos de objetos (utensilios). Sin embargo, la comida debe considerarse como un cuarto elemento, entre los tres elementos adulto-objeto-niño, que involucra el conocimiento sobre la cultura, otros y el contexto social. Este artículo se enfoca en una revisión de la literatura sobre este tema y la necesidad de ampliar el conocimiento sobre los procesos alimentarios en el contexto escolar e ir más allá de un enfoque nutricional. Comprender las relaciones cognitivas y semióticas que surgen en la comida favorece la creación de nuevas prácticas en educación. Del mismo modo, esto abre nuevas oportunidades para analizar la organización psicológica, el aprendizaje y el desarrollo de los niños.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Universidad Autónoma de AguascalientesUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaAlencar, Ana Carolina CorreaRengifo Herrera, Francisco José2023-07-20T10:32:18Z2023-07-20T10:32:18Z2019-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Ana Carolina Correa; RENGIFO-HERRERA, Francisco José. La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo. Investigación y Práctica en Psicología del Desarrollo, [S. l.], v. 5, p. 117–151, 2019. DOI: 10.33064/ippd52234. Disponível em: https://revistas.uaa.mx/index.php/ippd/article/view/2234. Acesso em: 20 jul. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46152https://doi.org/10.33064/ippd52234https://orcid.org/0000-0003-0037-8428por(CC BY NC SA) Esta obra está bajo unaLicencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 InternacionalUsted es libre de compartir o adaptar el material en cualquier medio o formato bajolas condiciones siguientes: (a) debe reconocer adecuadamente la autoría,proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios; (b) nopuede utilizar el material para una finalidad comercial y (c) si remezcla, transformao crea a partir del material, deberá difundir sus contribuciones bajo la mismalicencia que el original.Resumen de la licenciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.es_ESTexto completo de la licenciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:34:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/46152Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
title La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
spellingShingle La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
Alencar, Ana Carolina Correa
Alimentação
Educação das crianças
Crianças - desenvolvimento
title_short La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
title_full La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
title_fullStr La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
title_full_unstemmed La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
title_sort La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo
author Alencar, Ana Carolina Correa
author_facet Alencar, Ana Carolina Correa
Rengifo Herrera, Francisco José
author_role author
author2 Rengifo Herrera, Francisco José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Ana Carolina Correa
Rengifo Herrera, Francisco José
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Educação das crianças
Crianças - desenvolvimento
topic Alimentação
Educação das crianças
Crianças - desenvolvimento
description As refeições não apenas permitem a nutrição das crianças, mas são uma prática para a construção de conhecimentos e significados culturais, incluindo a identidade. As relações triádicas (adulto-objeto-criança)nos processos educacionais relacionados à alimentação são questões ainda pouco discutidas. As crianças se apropriam do mundo por meio de ações compartilhadas com os cuidadores, que dividem com eles significados e usos de objetos (objeto-artefato) e alimentos. No entanto, a alimentação pode ser considerada como um quarto elemento que envolve conhecimento sobre cultura, sobre os outros e sobre o contexto social. Este artigo foca uma revisão da literatura sobre a necessidade de entender os processos de alimentação no contexto escolar, como algo muito além da nutrição. A compreensão das relações cognitivas e semióticas que emergem nas situações alimentares favorece o desenvolvimento e os processos educacionais permitem formas de análise da organização psicológica, do aprendizado e do desenvolvimento das crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
2023-07-20T10:32:18Z
2023-07-20T10:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Ana Carolina Correa; RENGIFO-HERRERA, Francisco José. La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo. Investigación y Práctica en Psicología del Desarrollo, [S. l.], v. 5, p. 117–151, 2019. DOI: 10.33064/ippd52234. Disponível em: https://revistas.uaa.mx/index.php/ippd/article/view/2234. Acesso em: 20 jul. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46152
https://doi.org/10.33064/ippd52234
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
identifier_str_mv ALENCAR, Ana Carolina Correa; RENGIFO-HERRERA, Francisco José. La alimentación en la educación infantil a la luz de la perspectiva triádica del desarrollo. Investigación y Práctica en Psicología del Desarrollo, [S. l.], v. 5, p. 117–151, 2019. DOI: 10.33064/ippd52234. Disponível em: https://revistas.uaa.mx/index.php/ippd/article/view/2234. Acesso em: 20 jul. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46152
https://doi.org/10.33064/ippd52234
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Aguascalientes
publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Aguascalientes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580840507244544