O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberta Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Dioney Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932
Resumo: Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.
id UNB_6af49673098cb46581f411e8c982b0b0
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23932
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro, Roberta RochaGomes, Dioney Moreira2017-07-28T16:52:42Z2017-07-28T16:52:42Z2015RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.Based on Bakhtin’s theoretical assumptions, this article aims to discuss the use of the reader’s letter discourse genre for the purpose of teaching Portuguese. In order to fulfill such purpose, a comparative analysis of two texts is made. The first example lies in the sphere of real use: a letter written by a reader of O Popular, an important newspaper in Goiânia-GO, and then published in the newspaper. The second example was written by a fourth grade student at the Center for Teaching and Research Applied to Educationfrom the Federal Universityof Goiás (CEPAE/UFG), in a classroomenvironment, but not submitted to any reader’s letter section.Este artículo analiza, a la luz de los supuestos teóricos de Bakhtin (2000), el uso del género del discurso carta del lector en la enseñanza de portugués. Para tanto, se llevará a cabo un análisis de carácter comparativo, entre dos cartas. El primer ejemplo reside en la esfera de la utilización real, puesto que ha sido hecho por un lector de O Popular, periódico de circulación general en Goiânia-GO, y luego publicado en ese periódico. El segundo ejemplo fue escrito por una estudiante de cuarto grado en el Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), en ambiente escolar.Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAUCaminhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445. Acesso em: 26 jul. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessO gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolarThe reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom useEl género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGêneros do discursoLíngua portuguesa - estudo e ensinoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_GeneroCartaLeitor.pdfARTIGO_GeneroCartaLeitor.pdfapplication/pdf956843http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23932/1/ARTIGO_GeneroCartaLeitor.pdf522d1581a858fc42beb053a61d2a8f7fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23932/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/239322023-05-26 21:47:19.624open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/23932U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom use
El género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolar
title O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
spellingShingle O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
Ribeiro, Roberta Rocha
Gêneros do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino
title_short O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
title_full O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
title_fullStr O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
title_full_unstemmed O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
title_sort O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
author Ribeiro, Roberta Rocha
author_facet Ribeiro, Roberta Rocha
Gomes, Dioney Moreira
author_role author
author2 Gomes, Dioney Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Roberta Rocha
Gomes, Dioney Moreira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Gêneros do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino
topic Gêneros do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino
description Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T16:52:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-28T16:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932
identifier_str_mv RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU
publisher.none.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23932/1/ARTIGO_GeneroCartaLeitor.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23932/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 522d1581a858fc42beb053a61d2a8f7f
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863728717627392