Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Jaqueline Tavares de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4104
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
id UNB_6baba2b4b8ddfa7cdbe52575eab3b644
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4104
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadoresViolência escolarEducaçãoEscolas - jovensEducadoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.Com o aumento da violência nas escolas e a necessidade de se detectar os motivos desse fenômeno, torna-se imperiosa a necessidade de preparar a equipe escolar para lidar com situações que envolvem a quebra de regras, desrespeitos e outras formas de transgressão, principalmente entre alunos do Ensino Médio. Em vista desse cenário, no qual a escola é colocada frente às dificuldades de se trabalhar com essas manifestações e reconhecendo-se o aumento das agressões interpessoais, este trabalho buscou desenvolver uma reflexão sobre os entraves que fazem parte do cotidiano profissional dos educadores na prática educativa com adolescentes e as possíveis relações entre esses e as violências praticadas nos espaços escolares. Para tanto, foi proposta a identificação das queixas expressas pelos educadores no trabalho com alunos adolescentes e o levantamento das experiências referentes à violência escolar, buscando problematizar o contexto profissional desses educadores e possibilitar um espaço de escuta e reflexão dos problemas do cotidiano. A pesquisa foi realizada a partir da proposta da pesquisa-ação, por meio de grupos de discussão, desenvolvidos em um curso de extensão universitária para formação continuada de professores, o qual teve ao todo seis participantes e foi intitulado - Dificuldades/Entraves Cotidianas na Prática docente com adolescentes. Durante as oito semanas do curso foram trabalhados temas que tiveram como proposta explorar as dificuldades enfrentadas pelos educadores no trabalho com adolescentes, evidenciando os desafios e as possibilidades dessa relação. Os dados da pesquisa foram sistematizados a partir das próprias atividades desenvolvidas no curso e de entrevistas individuais, realizadas após o término do curso. As técnicas utilizadas para a análise das informações provenientes do estudo tiveram base qualitativa, compreendendo: análise de categorização e interpretação de registros escritos, observações do grupo e gravações das entrevistas individuais. Os resultados evidenciaram como são sentidos os entraves que se colocam no processo educativo com adolescentes, ao demonstrarem as queixas em relação a esse processo e especificarem a problemática da violência escolar, a partir da escuta sensível dos problemas do cotidiano profissional dos educadores. A partir das entrevistas, também foi possível significar informações sobre a relação estabelecida com o trabalho, o ensino, as regras e as leis instituídas na escola, os alunos e suas famílias e a violência escolar. Com base nisso, estabeleceu-se um paralelo entre a ausência de autoridade epistêmica na escola, a qual impõe regras de vivência coletiva, e a constituição das expressões de violência na escola. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the increase in violence in schools and the need to detect the reasons of this phenomenon, it is imperative to prepare the school staff to deal with situations involving the breaking of rules, disrespect and other forms of transgression, especially among High School students. In view of this scenario, in which the school faces the difficulties of working with these events, and recognizing the increased interpersonal aggression, this study aimed to develop a reflection on the obstacles that are part of the daily work of educators in educational practice with adolescents and the possible relation between these and the violence in school. Thus, this study proposed the identification of the complaints expressed by educators in working with adolescent students and the study of experiences regarding school violence, seeking to confront the context of professional educators and provide a space for listening and reflection of the problems of everyday life. The study was conducted from the proposal of action research, through focus groups, developed in a course for continual education of teachers that had six participants and was entitled Daily Difficulties / Barriers of Teaching Adolescents. During the eight weeks of the course the group discussed subjects with the proposal to explore the difficulties faced by educators working with adolescents, highlighting the challenges and possibilities of this relationship. The data were systematized from the activities developed at the course and individual interviews, conducted after the end of the course. To analyze the information from the study, qualitative techniques were used, including: analysis of categorization and interpretation of written records, observations of the group and recordings of the interviews. The results showed how the obstacles that arise in the education process with adolescents are perceived, by evidencing the complaints about this process and specifying the problem of school violence, through the sensitive hearing of the daily problems of educators. From the interviews, it was possible to obtain information on the relationship of teachers with work, education, rules and laws established by school, students and their families and school violence. On this basis, it was established a parallel between the lack of epistemic authority at school, which imposes rules of collective living, and the expressions of violence in the school.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeNeves, Marisa Maria Brito da JustaAssis, Jaqueline Tavares de2010-04-07T14:42:19Z2010-04-07T14:42:19Z2010-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, Jaqueline Tavares de. Educação, autoridade e violência na escola: entendendo relações no diálogo com educadores. 2009. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4104info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/4104Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
title Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
spellingShingle Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
Assis, Jaqueline Tavares de
Violência escolar
Educação
Escolas - jovens
Educadores
title_short Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
title_full Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
title_fullStr Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
title_full_unstemmed Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
title_sort Educação, autoridade e violência na escola : entendendo relações no diálogo com educadores
author Assis, Jaqueline Tavares de
author_facet Assis, Jaqueline Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marisa Maria Brito da Justa
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Jaqueline Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Educação
Escolas - jovens
Educadores
topic Violência escolar
Educação
Escolas - jovens
Educadores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-07T14:42:19Z
2010-04-07T14:42:19Z
2010-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Jaqueline Tavares de. Educação, autoridade e violência na escola: entendendo relações no diálogo com educadores. 2009. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4104
identifier_str_mv ASSIS, Jaqueline Tavares de. Educação, autoridade e violência na escola: entendendo relações no diálogo com educadores. 2009. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580681311387648