Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schinzel, Guilherme Henrique
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42806
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
id UNB_6c9cfae81011ab74f6d1af3ac1e0f4ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42806
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino MédioAprendizagem significativaAstronomia - estudo e ensinoEstrelasBuracos negros (Astronomia)Unidades de Ensino Potencialmente SignificativasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.A presente dissertação descreve o processo de aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Moreira (2011a). Durante o período de aplicação desta sequência didática, buscamos investigar se existem indicadores de Aprendizagem Significativa quando tratamos do assunto Buracos Negros. No transcorrer do período de construção desta dissertação, foram possíveis duas aplicações: uma para uma turma de Ensino Médio na Escola CED 16 da rede pública de ensino na cidade de Brasília-DF e, devido à troca de orientação e ao cenário pandêmico mundial no ano de 2020, fez-se necessária uma nova aplicação (com adaptações) e de maneira remota para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Delfínio Olécio Machado (CEDOM), localizado na cidade de Luziânia GO. Fundamentando-se nos conceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, tivemos uma organização hierárquica das atividades a fim de verificar e validar os dados coletados. Todas as atividades tiveram um caráter que visava potencializar e propiciar aos estudantes um desenvolvimento do conhecimento através de sondagens realizadas nos encontros iniciais e finais e durante uma investigação através de questionamentos potencialmente significativos para que obtivéssemos êxito na aplicação desta sequência didática.partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. The present work describes the process of application of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) Moreira (2011a). During the period of the application of this didactic sequence we aimed to investigate if there are indicators of significant learning when we discuss about black holes. During the time of thi could receive information from two distinct schools. One from a public high school in Brasília- (with modifications), for students from 6th grade util the senior high school at State School Delfício Olcécio Machado (CEDOM) located in Luziânia-GO. We established this research on the concepts of significative learning from Ausubel and we had an hierarchical organization of the activities to verify and validate the collected data. All the activities aimed to potentialize and help the students to develop knowledge through potentially significant questioning trying to succeed during this didactic sequence.Andrade, Vanessa Carvalho deSchinzel, Guilherme Henrique2022-02-02T18:58:53Z2022-02-02T18:58:53Z2022-02-022021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42806A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/42806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
title Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
spellingShingle Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
Schinzel, Guilherme Henrique
Aprendizagem significativa
Astronomia - estudo e ensino
Estrelas
Buracos negros (Astronomia)
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
title_short Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
title_full Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
title_fullStr Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
title_sort Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
author Schinzel, Guilherme Henrique
author_facet Schinzel, Guilherme Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Vanessa Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Schinzel, Guilherme Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Astronomia - estudo e ensino
Estrelas
Buracos negros (Astronomia)
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
topic Aprendizagem significativa
Astronomia - estudo e ensino
Estrelas
Buracos negros (Astronomia)
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
2022-02-02T18:58:53Z
2022-02-02T18:58:53Z
2022-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42806
identifier_str_mv SCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580921017958400