Análise e trajetória do Programa Centros Vocacionais Tecnológicos no Brasil
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43804 |
Resumo: | Esta nota técnica trata de uma importante iniciativa implantada pelo governo brasileiro e que visa atender a múltiplos propósitos dada a dimensão territorial do país. O Programa de Implementação e Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos foi o ponto de partida para que o ensino profissionalizante, a popularização científico-tecnológica, o fortalecimento da vocação regional com inclusão social e a redução das disparidades regionais entrassem na órbita das políticas públicas brasileiras. Este artigo reflete as principais conclusões obtidas como lições aprendidas de um projeto executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, que por meio de uma extensiva avaliação em torno das atividades desenvolvidas buscou analisar os alcances e os limites de que os Centros Vocacionais Tecnológicos atinjam seus objetivos como política pública de inclusão social e produtiva. |
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Análise e trajetória do Programa Centros Vocacionais Tecnológicos no BrasilCiência e tecnologiaEnsino profissionalizanteInclusão socialinclusão digitalEsta nota técnica trata de uma importante iniciativa implantada pelo governo brasileiro e que visa atender a múltiplos propósitos dada a dimensão territorial do país. O Programa de Implementação e Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos foi o ponto de partida para que o ensino profissionalizante, a popularização científico-tecnológica, o fortalecimento da vocação regional com inclusão social e a redução das disparidades regionais entrassem na órbita das políticas públicas brasileiras. Este artigo reflete as principais conclusões obtidas como lições aprendidas de um projeto executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, que por meio de uma extensiva avaliação em torno das atividades desenvolvidas buscou analisar os alcances e os limites de que os Centros Vocacionais Tecnológicos atinjam seus objetivos como política pública de inclusão social e produtiva.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Banco Interamericano de Desenvolvimento2022-05-25T14:54:58Z2022-05-25T14:54:58Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfCASTIONI, Remi; BOUSKELA, Mauricio; RADAELLI, Vanderléia. Análise e trajetória do Programa Centros Vocacionais Tecnológicos no Brasil. Washington: IADB - Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2013. 40 p. (IDB Technical Note; 535). Disponível em: https://publications.iadb.org/pt/analise-e-trajetoria-do-programa-centros-vocacionais-tecnologicos-no-brasil. Acesso em: 25 maio 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43804http://www.iadb.org. As opiniões expressas nesta publicação são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do Banco Interamericano de Desenvolvimento, de seu Conselho de Administração, ou dos países que eles representam. O uso não autorizado para fins comerciais de documentos do Banco é proibido e pode ser punido no âmbito das políticas do Banco e/ou das leis aplicáveis. Copyright © Banco Interamericano de Desenvolvimento. Todos os direitos reservados. Pode ser livremente reproduzido para fins não comerciais.info:eu-repo/semantics/openAccessCastioni, RemiBouskela, MauricioRadaelli, Vanderléiaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-19T12:43:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/43804Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-19T12:43:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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