Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme Mayer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45364
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
id UNB_6d619b9ed000a32fd713af271908f15d
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45364
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santos, Guilherme MayerLignelli, César2022-12-22T22:02:11Z2022-12-22T22:02:11Z2022-12-222022-08-05SANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45364Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.O tema da presente dissertação nasce da fascinação por ouvir aqueles que não pertencem à espécie humana em uma determinada cena, dando enfoque a esse modo de operação encontrado nos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. Objetiva-se, desta feita, analisar o processo composicional da criação de sonoridades da cena e seu desenvolvimento nos espetáculos dirigidos, respectivamente, por César Lignelli e João Fiadeiro. Nesse sentido, a pergunta central desta pesquisa consiste em: Quais são os efeitos do encontro cênico com não-humanos no tocante a composição de sonoridades da cena? Para tal, serão utilizados conceitos desses diretores, acerca de seus processos composicionais, e ainda são considerados os conceitos: cena enquanto encontro, sonoridades, sonoplastia, música de cena, coisas, objetos, negociação, especulação, tempo, aceleração, mediação, inventário, ouvir, escutar, entender e compreender. Durante toda a dissertação, a análise da obra e a apresentação dos conceitos ocorre de forma retroalimentativa.The theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation, time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand. Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs in a retro-feeding way.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasOuvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSonoridadesCenaProcesso composicionalEncontro cênicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_GuilhermeMayerSantos.pdf2022_GuilhermeMayerSantos.pdfapplication/pdf8319093http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45364/1/2022_GuilhermeMayerSantos.pdfa68d208b0ced0dcbc14904fac2a37890MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45364/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/453642024-02-02 14:12:05.162open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45364U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T17:12:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
title Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
spellingShingle Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
Santos, Guilherme Mayer
Sonoridades
Cena
Processo composicional
Encontro cênico
title_short Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
title_full Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
title_fullStr Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
title_full_unstemmed Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
title_sort Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra
author Santos, Guilherme Mayer
author_facet Santos, Guilherme Mayer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme Mayer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lignelli, César
contributor_str_mv Lignelli, César
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sonoridades
Cena
Processo composicional
Encontro cênico
topic Sonoridades
Cena
Processo composicional
Encontro cênico
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-22T22:02:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-22T22:02:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45364
identifier_str_mv SANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45364/1/2022_GuilhermeMayerSantos.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45364/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a68d208b0ced0dcbc14904fac2a37890
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863850877779968