Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laydiane Jales da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43407
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
id UNB_6dbee2df8c343e4976d58acfdd96a74d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de BrasíliaIniciação científicaPesquisa científicaUniversidade de BrasíliaPandemiaCovid-19Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Esta pesquisa versa acerca da Iniciação Científica (IC) na Universidade de Brasília (UnB), apresentam-se: os conceitos; o histórico da IC no Brasil e na UnB; a sua importância para os alunos de graduação; discorrendo sobre as normas e diretrizes e sobre as modificações e estatísticas ocorridas ao longo dos anos e como desenvolveu-se a IC na UnB durante a pandemia da Covid-19. Por meio da experiência da Iniciação Científica o(a) discente pode dar os primeiros passos na pesquisa acadêmica. Tal trajetória pode ocorrer desde a Educação Básica, mas o incentivo maior é dado na Graduação, passo anterior à Pós-graduação onde os alunos já vislumbram entrar no Mestrado e Doutorado. Com a Iniciação Científica o aluno tem contato direto com a pesquisa de acordo com o seu plano de trabalho e o projeto do orientador. A pesquisa pode se dar com atividades em laboratório, em escolas, hospitais, ou por meio de pesquisas presenciais. Em 2020, a Pandemia da Covid-19 veio à tona e no Distrito Federal as atividades de educação presencial foram suspensas a partir de março. Os estudos e práticas em laboratórios foram suspensos em vários momentos, nos hospitais foram reduzidos e as pesquisas in loco nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto particulares como públicas, foram suspensas juntamente com as aulas presenciais, mas em época de pandemia da Covid-19 como ficam as pesquisas de Iniciação Científica? Este fato motiva a questão de pesquisa deste trabalho: “Qual o impacto da Covid-19 sobre os projetos de Iniciação Científica na Universidade de Brasília durante o período de distanciamento social?” Durante a pesquisa foram analisados os bancos de dados com informações sobre as dificuldades relatadas pelos alunos durante a pandemia da Covid-19 e os pedidos de alteração dos planos de trabalho que estavam sendo executados no âmbito dos editais 2019/2020 e 2020/2021, no Programa de Iniciação científica da UnB (ProIC). Essas pesquisas foram impactadas desde o fechamento dos laboratórios, das escolas e das empresas, impossibilitando a continuidade de muitos projetos e gerando a necessidade de alteração de muitas investigações para o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas. Levantou-se as quantidades de cancelamento solicitados entre os anos 2017 e 2021, separados por edital, onde verificamos um aumento de 4,3 vezes nas solicitações de cancelamento no período abordado. Por fim, apresentamos a sugestão de um chat para atendimento dos usuários do ProIC, para ser usado remotamente, como produto técnico necessário para finalizar a pesquisa.This research is about Scientific Initiation (CI) at the University of Brasília (UnB), it presents the concepts, the history of CI in Brazil and at UnB, its importance for undergraduate students, discussing the norms and guidelines and on the changes and statistics that have occurred over the years, and how HF developed at UnB during the Covid-19 Pandemic. Through the experience of Scientific Initiation, the student can take the first steps in academic research. Such a trajectory can take place from Basic Education, but the greatest incentive is given to Graduation, which is the step prior to Graduate Studies, and students already envision entering Master's and Doctor's degrees soon after. With Scientific Initiation, the student has direct contact with research according to their work plan and the advisor's project. Research can take place in the laboratory, in schools, hospitals or through face-to-face research. In 2020, the Covid-19 Pandemic came to the fore and in the Federal District, face-to-face education activities were suspended as of March. Studies and practices in laboratories were suspended at various times, in hospitals were reduced and on-site research in elementary and secondary schools, both private and public, was suspended along with the in-person classes. But, at a time of the Covid-19 pandemic, Impact of the Covid-19 pandemic on the Scientific Initiation processes at the University of Brasília? During the research, the databases with information on the difficulties reported by students during the COVID -19 pandemic and the requests to change the work plans that were being carried out under the 2019/2020 and e 2020/2021 public notices, in the Scientific Initiation Program were analyzed during the research. of UnB (ProIC). These researches have been impacted since the closing of laboratories, schools and companies, making it impossible to continue many projects and generating the need to change many investigations for the development of bibliographic research. The amounts of cancellation requested between 2017 and 2021 were raised, separated by public notice, we verified a 4,3-fold increase in cancellation requests in the period covered. Finally, we present the suggestion of a chat to assist ProIC users, to be used remotely, as a technical product needed to complete the survey.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalVillar, José LuizSilva, Laydiane Jales da2022-04-12T20:46:52Z2022-04-12T20:46:52Z2022-04-122021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Laydiane Jales da. Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília. 2021. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43407A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-23T19:41:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/43407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-23T19:41:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
title Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
spellingShingle Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
Silva, Laydiane Jales da
Iniciação científica
Pesquisa científica
Universidade de Brasília
Pandemia
Covid-19
title_short Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
title_full Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
title_fullStr Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
title_sort Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília
author Silva, Laydiane Jales da
author_facet Silva, Laydiane Jales da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villar, José Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laydiane Jales da
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Pesquisa científica
Universidade de Brasília
Pandemia
Covid-19
topic Iniciação científica
Pesquisa científica
Universidade de Brasília
Pandemia
Covid-19
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2022-04-12T20:46:52Z
2022-04-12T20:46:52Z
2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Laydiane Jales da. Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília. 2021. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43407
identifier_str_mv SILVA, Laydiane Jales da. Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília. 2021. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508378153549824