Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuza, Darli Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17109
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
id UNB_6dd312a494c34d6cac9659e00398d59a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17109
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeadaHibridismo culturalArteNovas tecnologias digitaisPinturaArte e tecnologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.Este trabalho traz reflexões e práticas a respeito das hibridizações entre arte e novas tecnologias. Por meio de experimentações, é pesquisado, especificamente, o encontro das vertentes pintura e projeção mapeada. São apresentadas três obras autorais desenvolvidas com o intuito de analisar a mistura de técnicas e conceitos dessas linguagens, suas aberturas, probabilidades e limitações; tem também como objetivo ponderar sobre criações híbridas, ressaltando assim, os desdobramentos na arte ao mesclar e compor com os novos recursos contemporâneos. Os conceitos que envolvem o termo hibridismo e suas derivações são apontados em suas diversas perspectivas através de alguns autores como Canclini (2008), Cattani (2007), Gruzinski (2001), Narloch (2007), Santaella (2008) e Vargas (2004). A pintura e a projeção mapeada são apresentadas em suas particularidades abordando seus contextos e conceitos. Além de apresentar brevemente aspectos históricos e conceituais que envolvem a pintura, é traçada uma discussão a respeito desta linguagem e suas extensões, principalmente no que se diz respeito às suas mesclagens no encontro com projeção mapeada e vice-versa. Dentre outros, Tavares (1998), O’Dohery (2002) e Cartaxo (2006) embasam o processo criativo nas obras Pause pro café, Qrcode de dedo e Efêmeros. Esses experimentos são parte do processo teórico prático desta pesquisa e são apresentadas poeticamente através da Pintura Híbrida. Tendo em vista a circularidade deste processo, apresento, concomitantemente, os registros sobre a execução, as seleções, os desdobramentos e as limitações encontradas durante o processo artístico. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents reflections and practices regarding hybridizations between art and new technologies. Through experiments, it is researched specifically, the meeting of the strands painting and projection mapping. Three copyrighted works were developed in order to analyze the mixture of techniques and concepts of these languages, their openings, odds and limitations are presented. It also aims to ponder hybrid creations, thus highlighting the developments in the art to make and merge with new contemporary features. The concepts surrounding the term hybridity and its derivations are pointed in their diverse perspectives through some authors such as Canclini (2008), Cattani (2007), Gruzinski (2001), Narloch (2007), Santaella (2008) and Vargas (2004). Painting and projection mapping are presented in its particularities addressing their contexts and concepts. Besides briefly presenting historical and conceptual aspects involving painting, is mapped a discussion about this language and its extensions, especially when concerns their blends in encounter with mapped projection and vice-versa. Among others, Tavares (1998), O'Dohery (2002) and Benavente (2006) establish the creative process in the works Pause for breakfast, Qrcode finger and Ephemera. These experiments are part of the practical and theoretical processes of this research are presented poetically through Hybrid Painting. Given the circularity of this process, I present it simultaneously: the records on the implementation, the selections, the ramifications and limitations encountered during the artistic process.Souto, Virgínia TiradentesNuza, Darli Pereira2014-11-27T17:15:43Z2014-11-27T17:15:43Z2014-11-272014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUZA, Darli Pereira. Pintura híbrida: processos criativos com pintura e projeção mapeada. 2014. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17109A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/17109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
title Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
spellingShingle Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
Nuza, Darli Pereira
Hibridismo cultural
Arte
Novas tecnologias digitais
Pintura
Arte e tecnologia
title_short Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
title_full Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
title_fullStr Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
title_full_unstemmed Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
title_sort Pintura híbrida : processos criativos com pintura e projeção mapeada
author Nuza, Darli Pereira
author_facet Nuza, Darli Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souto, Virgínia Tiradentes
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuza, Darli Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo cultural
Arte
Novas tecnologias digitais
Pintura
Arte e tecnologia
topic Hibridismo cultural
Arte
Novas tecnologias digitais
Pintura
Arte e tecnologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-27T17:15:43Z
2014-11-27T17:15:43Z
2014-11-27
2014-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUZA, Darli Pereira. Pintura híbrida: processos criativos com pintura e projeção mapeada. 2014. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17109
identifier_str_mv NUZA, Darli Pereira. Pintura híbrida: processos criativos com pintura e projeção mapeada. 2014. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199965884416