Efeito do pareamento ao modelo com atraso na formação de classes de equivalência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37957 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. |
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Efeito do pareamento ao modelo com atraso na formação de classes de equivalênciaPareamento com atrasoEquivalência de estímulosAtraso ajustadoAtraso fixoTarefa distratoraDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.Para investigar os efeitos do procedimento de pareamento com atraso na formação de classes de equivalência foram realizados três experimentos. O Experimento 1 teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tipos de pareamento ao modelo com atraso, fixo ou ajustado. Cinco universitários foram expostos a duas condições experimentais, Condição Atraso Ajustado e Condição Atraso Fixo, com 12 s de atraso máximo. Dois participantes demonstraram formação de classes de equivalência (porcentagem de acerto superior a 83,33% nos testes) na Condição Atraso Ajustado e cinco participantes demonstraram formação de classes de equivalência na Condição Atraso Fixo. O Experimento 2 verificou o efeito da realização de tarefas distratoras durante o atraso, intervalo entre a apresentação dos estímulos modelo e de comparação. Seis universitários foram expostos a três condições experimentais com diferentes atrasos (0 s, 6 s e 12 s). Os resultados demonstraram que os participantes responderam de acordo com o critério de formação de classes de equivalência mesmo na presença de tarefas distratoras na Condição Atraso 6 s, mas não durante a Condição Atraso 12 s. O Experimento 3 verificou o efeito da realização de tarefas distratoras durante o pareamento com atraso fixo de 12 s utilizando um delineamento ABA. Seis universitários foram expostos a três condições que diferiam quanto a duração do atraso (Condições A) e duração do atraso com a inclusão de tarefa distratora (Condição B). Os resultados demonstram que durante a Condição A o desempenho dos participantes foi mais preciso quando comparado aos desempenhos obtidos na Condição B. O presente estudo demonstrou que diferentes desempenhos são obtidos sob diferentes manipulações do atraso em tarefas pareamento com atraso; relações de equivalência podem emergir mesmo na presença de tarefas distratoras; e a duração do atraso é uma variável importante a ser considerada em estudos que envolvem a utilização de procedimentos de pareamento com atraso.To investigate the effects of the delayed matching to sample procedure on the formation of equivalence classes, three experiments were performed. Experiment 1 aimed to evaluate the effect of different types delayed matching to sample, fixed or adjusted model. Five undergraduates were exposed to two experimental conditions, Adjusted Delay Condition and Fixed Delay Condition, with 12 s maximum delay. Two participants demonstrated equivalence class formation (hit percentage higher than 83.33% in the tests) in the Adjusted Delay Condition and five participants demonstrated equivalence class formation in the Fixed Delay Condition. Experiment 2 verified the effect of performing distracting tasks during the delay, interval between presentation of the model and comparison stimuli. Six undergraduates were exposed to three experimental conditions with different delays (0 s, 6 s and 12 s). Results showed that participants responded according to the criterion of equivalence class formation even in the presence of distractors tasks in Delay Condition 6 s, but not during Delay Condition 12 s. Experiment 3 verified the effect of performing distractors tasks during 12 s fixed delayed matching to sample using an ABA design. Six undergraduates were exposed to three conditions that differed in duration of delay (Conditions A) and duration of delay with the inclusion of distractors task (Condition B). The results demonstrate that during Condition A the participants' performance was more accurate when compared to the performances obtained under Condition B. The present study demonstrated that different performances are obtained under different delay manipulations in delayed matching to sample tasks; equivalence relations may emerge even in the presence of distractors tasks; and the length of the delay is an important variable to consider in studies involving the use of delayed matching to sample procedures.Melo, Raquel Maria deLeal, Camila Fernanda Soares2020-06-03T11:34:56Z2020-06-03T11:34:56Z2020-06-032019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEAL, Camila Fernanda Soares. Efeito do pareamento ao modelo com atraso na formação de classes de equivalência. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37957A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/37957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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