Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_711fd332c00814e1fe8c3476441ec32f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46895
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveiraisahuhn@gmail.comVoltarelli, Monique Aparecida2023-11-22T19:29:21Z2023-11-22T19:29:21Z2023-11-222023-06-21HUHN, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira. Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil: possibilidades e desafios. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta pesquisa objetivou analisar a participação das crianças no Projeto Plenarinha, projeto da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como os desafios e as possibilidades que permeiam essa prática pedagógica, que se encontra inserida no Projeto Político Pedagógico de um Centro de Educação Infantil da Rede Pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos, o trabalho almejou: verificar a compreensão das crianças e do docente acerca do Projeto Plenarinha; investigar a ação pedagógica relacionada ao desenvolvimento do Projeto Plenarinha; identificar as possibilidades participativas das crianças relacionadas ao Projeto Plenarinha em um Centro de Educação Infantil do Distrito Federal durante um semestre letivo. A metodologia utilizada contou com pesquisa qualitativa com observação participante, registro em diário de campo, desenhos, fotos, gravação de voz e análise documental. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram o professor regente e dezesseis crianças da pré-escola de um Centro de Educação Infantil da Regional de Ensino de Taguatinga do Distrito Federal. As observações aconteceram em dias alternados, com acompanhamento das rotinas das crianças, em sala, na quadra, no parque infantil e durante o recreio. De maneira geral, observou-se que há espaço para participação das crianças, seja em alguns momentos por ela requerida, seja pelo adulto concedida. Há também momentos em que essa participação lhes é negada, bem como o direito à escuta. No entanto, a pesquisa buscou demonstrar a complexidade de compreender a participação das crianças, assim como verificou as incoerências na maneira como o Projeto Plenarinha tem sido desenvolvido no interior da instituição educativa.This research aimed to analyze the participation of children in the Plenarinha Project, a project of the State Department of Education of the Federal District, as well as the challenges and possibilities that permeate this pedagogical practice, which is inserted in the Pedagogical Political Project of an Early Childhood Education Center of the Public Network of the Federal District. As specific objectives, the work aimed to: verify the understanding of the children and the teacher about the Plenarinha Project; investigate the pedagogical action related to the development of the Plenarinha Project; identify the participatory possibilities of children related to the Plenarinha Project in an Early Childhood Education Center in the Federal District during a school semester. The methodology used included qualitative research with participant observation, recording in a field diary, drawings, photos, voice recording and document analysis. The subjects involved in the research were the teacher and sixteen children from the preschool of an Early Childhood Education Center of the Taguatinga Teaching Region of the Federal District. The observations took place on alternate days, with monitoring of the children's routines, in the classroom, on the court, in the playground and during recess. In general, it was observed that there is room for children's participation, whether at times requested by them, or granted by the adult. There are also times when this participation is denied them, as well as the right to be heard. However, the research sought to demonstrate the complexity of understanding children's participation, as well as verifying the inconsistencies in the way the Plenarinha Project has been developed within the educational institution.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalporProjeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSociologia da infânciaEducação infantil - Distrito Federal (Brasil)Participação infantilSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)Projeto pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46895/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINAL2023_IsabelCristinaGonzagadeOliveiraHuhn.pdf2023_IsabelCristinaGonzagadeOliveiraHuhn.pdfapplication/pdf3041865http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46895/1/2023_IsabelCristinaGonzagadeOliveiraHuhn.pdf1690cc52dd7b1f8813c9815badbf0698MD51open access10482/468952023-11-22 16:29:21.558open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46895U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T19:29:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
title Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
spellingShingle Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira
Sociologia da infância
Educação infantil - Distrito Federal (Brasil)
Participação infantil
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Projeto pedagógico
title_short Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
title_full Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
title_fullStr Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
title_sort Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios
author Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira
author_facet Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira
author_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv isahuhn@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voltarelli, Monique Aparecida
contributor_str_mv Voltarelli, Monique Aparecida
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sociologia da infância
Educação infantil - Distrito Federal (Brasil)
Participação infantil
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Projeto pedagógico
topic Sociologia da infância
Educação infantil - Distrito Federal (Brasil)
Participação infantil
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Projeto pedagógico
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-22T19:29:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-22T19:29:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HUHN, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira. Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil: possibilidades e desafios. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895
identifier_str_mv HUHN, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira. Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil: possibilidades e desafios. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46895/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46895/1/2023_IsabelCristinaGonzagadeOliveiraHuhn.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
1690cc52dd7b1f8813c9815badbf0698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864212593508352