O oral também se ensina em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
id |
UNB_71b2fdc9af22ce5241d2ae1ac9d690f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/15321 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O oral também se ensina em sala de aulaOralidadeLetramentoCompetência comunicativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.O objetivo desta pesquisa é analisar os recursos metodológicos e as práticas docentes, no sentido de identificar como a oralidade, enquanto habilidade ensinada pela escola e eixo de ensino, vem sendo abordada no planejamento e na condução das aulas de uma professora. O princípio que orienta este estudo, conforme Marcuschi e Dionísio (2007), é o de que são os usos que fundam a língua e não o contrário. A investigação foi realizada em uma turma do Bloco Inicial de Alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal. A escolha teórico- metodológica, para a geração e análise dos dados, dá-se na perspectiva de uma abordagem qualitativa em um estudo de caso do tipo etnográfico. Para dar tratamento a este assunto, esta pesquisa se estrutura em seis capítulos. O referencial teórico, selecionado para compor esse trabalho, converge na concepção de língua como prática social interativa para fins comunicativos e que, também cabe à escola, o ensino de gêneros orais mais formais, a partir de um trabalho sistemático com essa modalidade da língua com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dessa forma, conclui-se que é possível o desenvolvimento da oralidade dos alunos por meio de um trabalho intencional, com objetivos definidos e mediações adequadas, e que os alunos se tornam mais competentes, no uso da língua (oral), quando são submetidos a estratégias sistemáticas e voltadas para a reflexão sobre a língua e seus usos em contextos sociais reais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this research is to analyze methodological tools and teaching practices, in order to evaluate how oral language, as a school subject and a teaching axis, has been approached in class planning and class teaching. The principle that guides this study, according to Marcuschi and Dionisio (2007), is that the uses are the foundation of the language, and not the other way around. The research was conducted in a class of the BIA project (it is the Literacy Initial Years project that offers Elementary and Middle School in 9 years), in a public school of the Federal District. The theoretical and methodological choice for data production and analysis, derives from a quantitative approach in an ethnographic case study. The subject has been covered in this work in six chapters. The theoretical references, selected to be part of this work, understand the language as a social practice for communicative purposes, and that, the school is responsible for teaching the oral formal genre, by working systematically with this mode of language, in order to develop the students' communicative skills. As per conclusion, the study showed that it is possible to improves oral skills of students by means of an intentional work, with well-defined objectives and appropriate mediation, and that students become more competent, in using their (oral) language, when they are subject to systematic strategies oriented to a reflection of the language in real social context.Freitas, Vera Aparecida de LucasPereira, Marcelo Fabiano Rodrigues2014-03-14T11:50:48Z2014-03-14T11:50:48Z2014-03-142013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/15321Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O oral também se ensina em sala de aula |
title |
O oral também se ensina em sala de aula |
spellingShingle |
O oral também se ensina em sala de aula Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues Oralidade Letramento Competência comunicativa |
title_short |
O oral também se ensina em sala de aula |
title_full |
O oral também se ensina em sala de aula |
title_fullStr |
O oral também se ensina em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O oral também se ensina em sala de aula |
title_sort |
O oral também se ensina em sala de aula |
author |
Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Vera Aparecida de Lucas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Letramento Competência comunicativa |
topic |
Oralidade Letramento Competência comunicativa |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-03-14T11:50:48Z 2014-03-14T11:50:48Z 2014-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508398226440192 |