O oral também se ensina em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_71b2fdc9af22ce5241d2ae1ac9d690f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15321
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O oral também se ensina em sala de aulaOralidadeLetramentoCompetência comunicativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.O objetivo desta pesquisa é analisar os recursos metodológicos e as práticas docentes, no sentido de identificar como a oralidade, enquanto habilidade ensinada pela escola e eixo de ensino, vem sendo abordada no planejamento e na condução das aulas de uma professora. O princípio que orienta este estudo, conforme Marcuschi e Dionísio (2007), é o de que são os usos que fundam a língua e não o contrário. A investigação foi realizada em uma turma do Bloco Inicial de Alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal. A escolha teórico- metodológica, para a geração e análise dos dados, dá-se na perspectiva de uma abordagem qualitativa em um estudo de caso do tipo etnográfico. Para dar tratamento a este assunto, esta pesquisa se estrutura em seis capítulos. O referencial teórico, selecionado para compor esse trabalho, converge na concepção de língua como prática social interativa para fins comunicativos e que, também cabe à escola, o ensino de gêneros orais mais formais, a partir de um trabalho sistemático com essa modalidade da língua com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dessa forma, conclui-se que é possível o desenvolvimento da oralidade dos alunos por meio de um trabalho intencional, com objetivos definidos e mediações adequadas, e que os alunos se tornam mais competentes, no uso da língua (oral), quando são submetidos a estratégias sistemáticas e voltadas para a reflexão sobre a língua e seus usos em contextos sociais reais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this research is to analyze methodological tools and teaching practices, in order to evaluate how oral language, as a school subject and a teaching axis, has been approached in class planning and class teaching. The principle that guides this study, according to Marcuschi and Dionisio (2007), is that the uses are the foundation of the language, and not the other way around. The research was conducted in a class of the BIA project (it is the Literacy Initial Years project that offers Elementary and Middle School in 9 years), in a public school of the Federal District. The theoretical and methodological choice for data production and analysis, derives from a quantitative approach in an ethnographic case study. The subject has been covered in this work in six chapters. The theoretical references, selected to be part of this work, understand the language as a social practice for communicative purposes, and that, the school is responsible for teaching the oral formal genre, by working systematically with this mode of language, in order to develop the students' communicative skills. As per conclusion, the study showed that it is possible to improves oral skills of students by means of an intentional work, with well-defined objectives and appropriate mediation, and that students become more competent, in using their (oral) language, when they are subject to systematic strategies oriented to a reflection of the language in real social context.Freitas, Vera Aparecida de LucasPereira, Marcelo Fabiano Rodrigues2014-03-14T11:50:48Z2014-03-14T11:50:48Z2014-03-142013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/15321Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O oral também se ensina em sala de aula
title O oral também se ensina em sala de aula
spellingShingle O oral também se ensina em sala de aula
Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
Oralidade
Letramento
Competência comunicativa
title_short O oral também se ensina em sala de aula
title_full O oral também se ensina em sala de aula
title_fullStr O oral também se ensina em sala de aula
title_full_unstemmed O oral também se ensina em sala de aula
title_sort O oral também se ensina em sala de aula
author Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
author_facet Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Vera Aparecida de Lucas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Letramento
Competência comunicativa
topic Oralidade
Letramento
Competência comunicativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-03-14T11:50:48Z
2014-03-14T11:50:48Z
2014-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321
identifier_str_mv PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. O oral também se ensina em sala de aula. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580915874693120