Public investment, competitiveness and development : a study into Brazilian tourism destinations
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33309 http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612174959 |
Resumo: | Este artigo analisa a eficiência do financiamento público federal para a competitividade de destinos turísticos e a relação desta última com o desenvolvimento local. Modelos de competitividade de destinos turísticos fornecem o arcabouço teórico. A pesquisa é exploratória e descritiva. Foram mapeados os investimentos do Ministério do Turismo em 65 destinos brasileiros. A competitividade dos destinos foi medida com informações do Modelo Brasileiro de Competitividade. Os dados foram analisados com análise envoltória de dados (DEA) e análise de regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstram que o aumento da competitividade não depende do montante do financiamento, mas da sua aplicação estratégica de acordo com o estágio de desenvolvimento do destino. Além disso, as dimensões de competitividade: marketing, monitoramento e cooperação se mostraram como as principais impulsionadoras do desenvolvimento. |
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Public investment, competitiveness and development : a study into Brazilian tourism destinationsInversiones públicas, competitividad y desarrollo : un estudio en destinaciones turísticas brasileñasInvestimentos públicos, competitividade e desenvolvimento : um estudo em destinos turísticos brasileirosTurismoCompetitividadeEficiênciaEste artigo analisa a eficiência do financiamento público federal para a competitividade de destinos turísticos e a relação desta última com o desenvolvimento local. Modelos de competitividade de destinos turísticos fornecem o arcabouço teórico. A pesquisa é exploratória e descritiva. Foram mapeados os investimentos do Ministério do Turismo em 65 destinos brasileiros. A competitividade dos destinos foi medida com informações do Modelo Brasileiro de Competitividade. Os dados foram analisados com análise envoltória de dados (DEA) e análise de regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstram que o aumento da competitividade não depende do montante do financiamento, mas da sua aplicação estratégica de acordo com o estágio de desenvolvimento do destino. Além disso, as dimensões de competitividade: marketing, monitoramento e cooperação se mostraram como as principais impulsionadoras do desenvolvimento.This paper analyzes the efficiency of federal government funding for destination competitiveness and the relationship among destination competitiveness enhancement and local development. Destination competitiveness models provide the theoretical background. The research is exploratory and descriptive. We mapped the investments from Brazilian Ministry of Tourism in 65 destinations. Destination Competitiveness was measured with information from the Brazilian Competitiveness Model. Data were analyzed with data envelopment analysis and multiple regression analysis. Study findings demonstrate that competitiveness enhancement does not depend on the amount of funding, but on its strategic application according to destination development stage. Besides, competitiveness dimensions Marketing, Monitoring, and Cooperation are major drivers for local development.Este artículo analiza la eficiencia del financiamiento público federal para la competitividad de destinos turísticos y la relación competitividad y desarrollo local. Los modelos de competitividad de destinos turísticos proporcionan el marco teórico. La investigación es exploratoria y descriptiva. Se identificaron las inversiones del Ministerio de Turismo en 65 destinos brasileños. La competitividad de los destinos fue medida con informaciones del Modelo Brasileño de Competitividad. Los datos fueron analizados con análisis envolvente de datos y análisis de regresión múltiple. Los resultados del estudio demuestran que el aumento de la competitividad no depende del monto de la financiación, sino de su aplicación estratégica de acuerdo con la etapa de desarrollo del destino. Además, las dimensiones de competitividad marketing, monitoreo y cooperación se mostraron como los principales impulsores del desarrollo.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFundação Getulio Vargas2019-01-02T13:50:19Z2019-01-02T13:50:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, Daniel Pires; HOFFMANN, Valmir Emil; ALBERTON, Anete. Public investment, competitiveness and development: a study into Brazilian tourism destinations. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 5, p. 899-917, set./out. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612174959. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122018000500899&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33309http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612174959(CC BY) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122018000500899&lng=en&tlng=en. Acesso em: 13 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Daniel PiresHoffmann, Valmir EmilAlberton, Aneteengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:29:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/33309Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:29:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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