Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12873 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
id |
UNB_725a58055690cf38f84277280d3f7cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12873 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e ComunicaçõesComportamento informacionalTeoria da informaçãoRealidade virtual na educaçãoProfessores e alunosRedes sociaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.O estudo identifica papéis assumidos por professores e alunos, no processo de mediação, no contexto de um ambiente de educação online. A identificação se dá por intermédio de análise das interações sociais ocorridas em fóruns de discussão ao longo das 18 disciplinas de um curso de pós-graduação lato sensu, o Curso Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações, da Universidade de Brasília, em sua edição 2009/2011. Analisa também a interação dos indivíduos com os objetos de aprendizagem disponibilizados no ambiente. Propõe um modelo de mediação em educação online baseado no mapa do conhecimento da Ciência da Informação, no modelo de suporte concêntrico para educação a distância e no modelo transacional de educação a distância. Com base no modelo proposto, formula uma metodologia para análise do processo de mediação, a qual é baseada na metodologia de Análise de Redes Sociais, com emprego de métricas de coesão (k-núcleos) e centralidade (grau, proximidade e intermediação). As análises demonstram que o papel de principal mediador em educação online no ambiente foi desempenhado pelo professor tutor, embora em alguns momentos alguns alunos tenham apresentado o mesmo papel, em escala menor. Quanto à interação dos indivíduos com os objetos de aprendizagem, constata que a abordagem permite avaliá-los quanto a sua adequação aos objetivos de aprendizagem. Conclui que os seguintes papéis se formam no processo de mediação na educação online: subgrupos colaborativos, professores mediadores e alunos mediadores. Infere que esses papéis poderiam ser identificados e motivados por gestores educacionais, de maneira que potencialize a colaboração entre professores e alunos. Indica refinamentos em Design Instrucional para o planejamento e a implementação de programas educacionais e, a análise contínua das ações do usuário no ambiente, por meio de métodos de análise de redes sociais e de análise dos logs. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study analyzes the social interactions of professors and students of online courses, and identifies the mediation roles of these actors. The identification of these roles is done through the analysis of the social interactions within discussion forums for 18 disciplines of a graduate course offered by the University of Brasilia, Information and Communications Security Management, for the 2009 / 2011 biennium. It also analyses the interaction of these actors with the learning objects available to them in the learning environment. Finally, it proposes a mediation model for online education, based on the knowledge map of information sciences, on the concentric support model for distance learning, and on the transactional model for distance learning. Based on the model, this research proposes a methodology for analyzing the mediation process based on the methodology known as Social Network Analysis using k-core and centrality and centralization methods (degree, proximity and intermediation). The study shows that the main mediator in an online learning environment was the tutor, although some students assume this role in a smaller scale. In so far as the interaction of the actors and the learning objects, the study shows that the selected approach is suitable to evaluate the individuals and their adaptation to the learning objects. Furthermore, the study shows that the following roles are formed in the online mediation process: collaborative subgroups, professor mediators and student mediators. It can be inferred that these roles could be identified by educational managers, so that the student-teacher interaction may be managed and enhanced. The study suggests certain instructional design refinements for planning and implementing online programs and the continuous analysis of the interactions of users on the learning environment, through social network and log file analysis.Fernandes, Jorge Henrique CabralSacerdote, Helena Célia de Souza2013-04-24T12:30:39Z2013-04-24T12:30:39Z2013-04-242013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais: o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12873A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/12873Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
title |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
spellingShingle |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações Sacerdote, Helena Célia de Souza Comportamento informacional Teoria da informação Realidade virtual na educação Professores e alunos Redes sociais |
title_short |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
title_full |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
title_fullStr |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
title_full_unstemmed |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
title_sort |
Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais : o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações |
author |
Sacerdote, Helena Célia de Souza |
author_facet |
Sacerdote, Helena Célia de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Jorge Henrique Cabral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacerdote, Helena Célia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento informacional Teoria da informação Realidade virtual na educação Professores e alunos Redes sociais |
topic |
Comportamento informacional Teoria da informação Realidade virtual na educação Professores e alunos Redes sociais |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-24T12:30:39Z 2013-04-24T12:30:39Z 2013-04-24 2013-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais: o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12873 |
identifier_str_mv |
SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da Análise de Redes Sociais: o caso do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508348577415168 |