Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717
Resumo: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019.
id UNB_73e99f521969b28551b3a8280972bd9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40717
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferroEtnocenologiaCultura brasileiraIdentidade culturalNegros - identidade racialNegros - cultura popularCorpoTeatro negro brasileiroDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019.ATRAVESSANDO O MAR DE BARRO é um registro gráfico de reflexões que foram possíveis antes e a partir da montagem do espetáculo teatral IRANDI- do barro ao ferro, estas reflexões dizem respeito às noções de identidades, cultura brasileira, culturas negro-africanas, numa perspectiva da pós-diáspora, e possibilidades de comunicação sob produção de imagem, neste caso num recorte Teatral. Para tanto com base na Etnocenologia e sua característica transdisciplinar como método para pensar a seara dos acontecimentos Cênicos em sua diversidade, estabelecí comunicações com estudos, reflexões e teorias dos campos da sociologia, da sagracidade em perspectivas ancestrais no continente africano, e na seara das artes cênicas de modo geral. Todos estes diálogos em consonância com questões que foram identificadas a partir da montagem do espetáculo teatral IRANDI - do barro ao ferro, que repensa em sua gênese a produção de teatro a partir do referencial de corpos negros, em constante fricção com a cidade de São Sebastião- DF, refletindo sobre aspectos constituintes de nossas identidades negras alicerçadas em noções ancestrais africanas, sendo estas destacadas na produção do espetáculo teatral em questão, de forma mais intensa à considerar a relação com a ritualidade, o alimento, a palavra e a oralidade, a memória e o território, todos estes propondo abordagens e elementos estéticos para a formulação do espetáculo, coadunando para ampliação das possibilidades de se pensar os Teatros Negros e seus desdobramentos metodológicos, teóricos e ritualísticos para suas produções.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).CROSSING THE SEA OF CLAY is a graphic record of reflections that were possible before and after the theatrical performance IRANDI- do barro ao ferro, these reflections concern the notions of identities, Brazilian culture, black African cultures, from a post-diaspora perspective, and possibilities of communication under image production, in this case in a Theatrical clipping. Therefore, based on ethnocenology and its transdisciplinary characteristic as a method to think the field of Scenic events in their diversity, establishing communications with studies, reflections and theories from the fields of sociology, wit in ancestral perspectives on the African continent, and in the field of performing arts in general. All these dialogues in line with issues that were identified from building of the theatrical performance IRAND- do barro ao ferro, that rethinks in its genesis the production of theater from the reference of black bodies, in constant friction with the city of São Sebastião - DF, reflecting on constituent aspects of our black identities grounded in African ancestral notions, being highlighted in the production of the theatrical show in question more intensely to consider a relationship with rituality, food, word and orality, memory and territory, all of these proposing aesthetic approaches and elements for the formulation of theatrical spectacle, working to expand the possibilities of thinking the Black Theaters and their methodological, theoretical and ritualistic developments for their productionsInstituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasVeloso, Jorge das GraçasSilva, Lucas Rodrigo dos Santos2021-04-29T20:37:39Z2021-04-29T20:37:39Z2021-04-292019-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. Atravessando o mar de barro: corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1: do barro ao ferro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T19:14:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/40717Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T19:14:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
spellingShingle Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
Etnocenologia
Cultura brasileira
Identidade cultural
Negros - identidade racial
Negros - cultura popular
Corpo
Teatro negro brasileiro
title_short Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_full Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_fullStr Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_full_unstemmed Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_sort Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
author Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
author_facet Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Jorge das Graças
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Etnocenologia
Cultura brasileira
Identidade cultural
Negros - identidade racial
Negros - cultura popular
Corpo
Teatro negro brasileiro
topic Etnocenologia
Cultura brasileira
Identidade cultural
Negros - identidade racial
Negros - cultura popular
Corpo
Teatro negro brasileiro
description Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
2021-04-29T20:37:39Z
2021-04-29T20:37:39Z
2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. Atravessando o mar de barro: corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1: do barro ao ferro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717
identifier_str_mv SILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. Atravessando o mar de barro: corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1: do barro ao ferro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508217416286208