Educação, currículo e teoria crítica em tempos de pandemia : o que pensam docentes e a comunidade escolar
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42110 https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15300 https://orcid.org/0000-0002-6998-2757 https://orcid.org/0000-0003-4898-1453 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo estabelecer um diálogo crítico, diante do contextode pandemia que também acometeu a educação, sobre a prática curricular no formato remotode ensino. Neste contexto, o currículo também parece ter sido contaminado pelo vírus dainacessibilidade e desigualdade social, descaracterizando o estado de direito democrático.Compreendemos que gerenciar a perspectiva crítica neste formato não é fácil, mas é possível.A nossa visão se anuncia como crítica, na medida em que nos posicionamos no grupo dasteorias de educação e de currículo do terreno próximas ao pensamento marxiano de explicar omundo concreto por meio do materialismo histórico dialético. Para tanto, utilizamos comoinstrumento metodológico a pesquisa bibliográfica para fundamentar as nossas reflexões, e aentrevista semiestruturada com professores, estudantes e mães, no intuito de compreender aeducação/ensino no contexto de pandemia, na gama do Ensino Fundamental da EducaçãoBásica. O artigo traça um panorama sobre o contexto do ensino remoto durante a pandemia eem seguida apresenta, por meio da análise de questionários aplicados aos interlocutores depesquisa, possíveis saídas para pensar em uma organização curricular crítica mais humana eemancipadora, com vistas ao cenário de retorno aos trabalhos educacionais no cenário póscovid-19. |
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Educação, currículo e teoria crítica em tempos de pandemia : o que pensam docentes e a comunidade escolarEducación, currículo y teoría crítica en tiempos de pandemia : lo que piensan los maestros y la comunidad escolarEducation, curriculum and critical theory in times of pandemic : what teachers think and the school communityEducaçãoEnsino remotoEpidemiasCovid-19Este texto tem como objetivo estabelecer um diálogo crítico, diante do contextode pandemia que também acometeu a educação, sobre a prática curricular no formato remotode ensino. Neste contexto, o currículo também parece ter sido contaminado pelo vírus dainacessibilidade e desigualdade social, descaracterizando o estado de direito democrático.Compreendemos que gerenciar a perspectiva crítica neste formato não é fácil, mas é possível.A nossa visão se anuncia como crítica, na medida em que nos posicionamos no grupo dasteorias de educação e de currículo do terreno próximas ao pensamento marxiano de explicar omundo concreto por meio do materialismo histórico dialético. Para tanto, utilizamos comoinstrumento metodológico a pesquisa bibliográfica para fundamentar as nossas reflexões, e aentrevista semiestruturada com professores, estudantes e mães, no intuito de compreender aeducação/ensino no contexto de pandemia, na gama do Ensino Fundamental da EducaçãoBásica. O artigo traça um panorama sobre o contexto do ensino remoto durante a pandemia eem seguida apresenta, por meio da análise de questionários aplicados aos interlocutores depesquisa, possíveis saídas para pensar em uma organização curricular crítica mais humana eemancipadora, com vistas ao cenário de retorno aos trabalhos educacionais no cenário póscovid-19.Este texto tiene como objetivo establecer un diálogo crítico, en vista delcontexto de una pandemia que también afectó a la educación, sobre la práctica curricular enel formato remoto de la enseñanza. En este contexto, el currículo también parece haber sidocontaminado por el virus de la inaccesibilidad y la desigualdad social, caracterizando elEstado democrático de derecho. Entendemos que gestionar la perspectiva crítica en esteformato no es fácil, pero es posible. Nuestra visión se proclama como crítica, en la medida enque nos posicionamos en el grupo de teorías de la educación y el currículo del terrenocercano al pensamiento marxista de explicar el mundo concreto a través del materialismo histórico dialéctico. Para ello, utilizamos como instrumento metodológico la investigaciónbibliográfica para apoyar nuestras reflexiones, y la entrevista semiestructurada conprofesores, alumnos y madres, con el fin de entender la educación/enseñanza en el contextode la pandemia, en el rango de escuela primaria de Educación Básica. El artículo describeuna visión general del contexto de la enseñanza a distancia durante la pandemia y luegopresenta, a través del análisis de cuestionarios aplicados a interlocutores de investigación,posibles formas de pensar en una organización curricular crítica más humana yemancipadora con miras al escenario de volver al trabajo educativo en el escenario post-covid-19.This text aims to establish a critical dialogue, in view of the context of apandemic that also affected education, about curricular practice in the remote format ofteaching. In this context, the curriculum also seems to have been contaminated by the virus ofinaccessibility and social inequality, decharacterizing the democratic rule of law. Weunderstand that managing critical perspective in this format is not easy, but it is possible.Our vision is proclaimed as critical, to the extent that we position ourselves in the group oftheories of education and curriculum of the ground close to Marxian thought of explainingthe concrete world through dialectical historical materialism. For this, we used as amethodological instrument the bibliographic research to support our reflections, and thesemi-structured interview with teachers, students and mothers, in order to understandeducation/teaching in the context of pandemic, in the range of elementary school of BasicEducation. The article outlines an overview of the context of remote teaching during thepandemic and then presents, through the analysis of questionnaires applied to researchinterlocutors, possible ways to think of a critical curricular organization more humane andemancipatory with a view to the scenario of returning to educational work in the post-covid-19 scenario.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Cervantes2021-09-22T18:45:44Z2021-09-22T18:45:44Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Francisco Thiago; SILVA, Aurênio Pereira da. Educação, currículo e teoria crítica em tempos de pandemia: o que pensam docentes e a comunidade escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1604-1628, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15300. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15300. Acesso em: 22 set. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42110https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15300https://orcid.org/0000-0002-6998-2757https://orcid.org/0000-0003-4898-1453InglêsEspanholpor(CC BY NC SA)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco ThiagoSilva, Aurênio Pereira dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:33:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/42110Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:33:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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