O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rose May
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39457
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1999.
id UNB_74d8bb290d6763bd085cc46d517b653a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39457
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelhaCinema brasileiroMarginalidadeSemióticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1999.O Bandido da Luz Vermelha, obra considerada como marco da estética do lixo na filmografia nacional, é aqui analisado sob a ótica plurivalente da competência comunicativa da marginalidade, de modo geral, e do mito da marginalidade, de forma específica. A abordagem semiótica orienta a pesquisa e direciona o olhar para questões periféricas (marginais), pouco consideradas ou insuficientemente exploradas no texto maior da cultura. Percorrendo o cenário que serve de pano de fundo para o filme de Rogério Sganzerla, os ingredientes da fala mítica comparecem como signos à procura de um lugar reconhecível e justificável. O arranjo e o desarranjo desse concerto semiótico explica e justifica o lugar do cinema nacional no conjunto das produções culturais que refletem e refratam a identidade brasileira.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).O Bandido da Luz Vermelha, a work considered as the landmark of “trash aesthetics” in the national cinematography, is analysed here in the eyes of the communicative competence of the out-casts, generally speaking, and of the out-cast myth, specially. The semiotic approach guides the research and directs our view to peripheral issues, generally overlooked or not sufficiently explored in the wider test of culture. Viewing the scenery that serves as the background for Rogério Sganzerla’s film, the ingredients of the mythical language are used as signs in their search for a recognizable and justifiable place in society. The setting and unsetting of semiotics concert explains and justifies the place of the national cinema in the range of the cultural productions which reflect and portray the Brazilian identity.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoIasbeck, Luiz Carlos AssisCarneiro, Rose May2020-09-21T22:02:20Z2020-09-21T22:02:20Z2020-09-211999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNEIRO, Rose May. O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha. 1999. [276] f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1999.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39457info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:21:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/39457Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:21:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
title O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
spellingShingle O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
Carneiro, Rose May
Cinema brasileiro
Marginalidade
Semiótica
title_short O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
title_full O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
title_fullStr O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
title_full_unstemmed O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
title_sort O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha
author Carneiro, Rose May
author_facet Carneiro, Rose May
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iasbeck, Luiz Carlos Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Rose May
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Marginalidade
Semiótica
topic Cinema brasileiro
Marginalidade
Semiótica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2020-09-21T22:02:20Z
2020-09-21T22:02:20Z
2020-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Rose May. O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha. 1999. [276] f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39457
identifier_str_mv CARNEIRO, Rose May. O mito da marginalidade no filme O bandido da luz vermelha. 1999. [276] f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580922981941248