Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Layne Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zardo, Sinara Pollom
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642
https://orcid.org/0000-0001-9073-0653
https://orcid.org/0000-0002-0944-8333
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.
id UNB_754e7e4cae69291823ba996c899b95aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/50642
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de BrasíliaBiographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of BrasiliaEnsino superiorInclusão escolarPessoas com deficiência visualEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do ParáUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaJesus, Layne Silva deZardo, Sinara Pollom2024-10-21T18:13:15Z2024-10-21T18:13:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642https://orcid.org/0000-0001-9073-0653https://orcid.org/0000-0002-0944-8333porA Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-10-21T18:13:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/50642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-10-21T18:13:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of Brasilia
title Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
spellingShingle Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
Jesus, Layne Silva de
Ensino superior
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
title_short Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
title_full Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
title_fullStr Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
title_sort Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
author Jesus, Layne Silva de
author_facet Jesus, Layne Silva de
Zardo, Sinara Pollom
author_role author
author2 Zardo, Sinara Pollom
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Layne Silva de
Zardo, Sinara Pollom
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
topic Ensino superior
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-10-21T18:13:15Z
2024-10-21T18:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642
https://orcid.org/0000-0001-9073-0653
https://orcid.org/0000-0002-0944-8333
identifier_str_mv JESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642
https://orcid.org/0000-0001-9073-0653
https://orcid.org/0000-0002-0944-8333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508309400518656