Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642 https://orcid.org/0000-0001-9073-0653 https://orcid.org/0000-0002-0944-8333 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência. |
id |
UNB_754e7e4cae69291823ba996c899b95aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/50642 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de BrasíliaBiographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of BrasiliaEnsino superiorInclusão escolarPessoas com deficiência visualEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do ParáUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaJesus, Layne Silva deZardo, Sinara Pollom2024-10-21T18:13:15Z2024-10-21T18:13:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642https://orcid.org/0000-0001-9073-0653https://orcid.org/0000-0002-0944-8333porA Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-10-21T18:13:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/50642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-10-21T18:13:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of Brasilia |
title |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
spellingShingle |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília Jesus, Layne Silva de Ensino superior Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual |
title_short |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
title_full |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
title_fullStr |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
title_sort |
Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
author |
Jesus, Layne Silva de |
author_facet |
Jesus, Layne Silva de Zardo, Sinara Pollom |
author_role |
author |
author2 |
Zardo, Sinara Pollom |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Layne Silva de Zardo, Sinara Pollom |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual |
topic |
Ensino superior Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-10-21T18:13:15Z 2024-10-21T18:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024. http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642 https://orcid.org/0000-0001-9073-0653 https://orcid.org/0000-0002-0944-8333 |
identifier_str_mv |
JESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642 https://orcid.org/0000-0001-9073-0653 https://orcid.org/0000-0002-0944-8333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508309400518656 |