Metodologia de avaliação de programas governamentais preventivos aos acidentes de transporte rodoviário envolvendo motoristas de cargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Modesto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38215
Resumo: Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, 2019.
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O Brasil promove diversas ações preventivas aos acidentes de trânsito, no entanto, segue ocupando as primeiras colocações em acidentes no mundo, sugerindo a necessidade de verificação dos reais efeitos das referidas ações, principalmente aquelas destinadas ao transporte rodoviário. Diante do exposto o objetivo geral da tese foi desenvolver metodologia de avaliação de programas governamentais preventivos aos acidentes de transporte rodoviário envolvendo motoristas de cargas e sua customização para os Comandos de Saúde nas Rodovias. O desenvolvimento da metodologia de avaliação foi baseado nas seguintes partes: ciclo prévio da elaboração; fluxograma para a elaboração; e construção matricial e definição de requisitos necessários para sua aplicação. Como recurso operacional a referida metodologia conta com Matriz Base de Avaliação - MBA e em sua versão customizada ao caso, Matriz Customizada de Avaliação - MCA. Acredita-se que com a metodologia de avaliação desenvolvida possam ser preenchidas as lacunas identificadas junto à revisão da literatura quanto aos procedimentos de avaliação de ações preventivas aos acidentes, contribuir para o aprimoramento de políticas públicas e propiciar instrumento para a avaliação dos Comandos de Saúde nas Rodovias. O estudo oferece como contribuições à área de Transportes os fundamentos teóricos provenientes da Saúde do Trabalhador, ressaltando que vários países têm buscando abordagens multisetoriais na prevenção dos acidentes de trânsito. Considera-se que o objetivo do estudo foi alcançado, no entanto, como limitações destaca-se a ausência da aplicação da metodologia de avaliação, prospectada para momento futuro, e pelo fato da metodologia ser restrita à apreciação das dimensões política e efetividade social.Traffic accidents occupy the first places among health problems in Brazil. One of the main reasons for the death of young people is the trauma caused by the referred events, being the male gender the one with the largest participation. Although accidents involving the load transportation occur in smaller quantities compared to other types of vehicles, they generate higher costs. Brazil promotes several preventive actions to traffic accidents, however, continues to occupy the first places in accidents in the world, uggesting the need to verify the real effects of these actions, especially those intended for road transport. Given the above, the general objective of the thesis was to develop a methodology for evaluating governmental road accidents prevention programs involving load drivers and their customization for the Health Commands on Highways. The development of the evaluation methodology was based on the following parts: previous cycle of elaboration; flow chart for the elaboration; and matrix construction and definition of requirements necessary for its application. As an operational resource, the referred methodology has Evaluation Base Matrix - EBM and its customized version, Evaluation Custom Matrix - ECM. It is believed that the assessment methodology developed can fill in the gaps identified with the literature review regarding the procedures for the evaluation of accident prevention actions, contribute to the improvement of public policies and provide an instrument for the evaluation of the Health Commands on Highways. The study offers as contributions to the area of Transport the theoretical foundations of Occupational Health, emphasizing that several countries have been seeking multisectoral approaches in the prevention of traffic accidents. It is considered that the objective of the study was achieved, however, as limitations it is highlighted the absence of the application of the evaluation methodology, prospected for future time, and the fact that the methodology is restricted to the appreciation of the political dimensions and social effectiveness.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesGonzales Taco, Pastor WillySousa, Adriana Modesto de2020-06-26T11:04:05Z2020-06-26T11:04:05Z2020-06-262019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Adriana Modesto de. Metodologia de avaliação de programas governamentais preventivos aos acidentes de transporte rodoviário envolvendo motoristas de cargas. 2019. vii, 182 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38215A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/38215Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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