Caminhos etnocenológicos de uma montagem espetacular com mulheres em restrição de liberdade
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40516 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. |
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Caminhos etnocenológicos de uma montagem espetacular com mulheres em restrição de liberdadeEtnocenologiaPrática teatralMulheres - condições sociaisEspetacularidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.Este trabalho consiste na produção Etnocenológica de uma montagem espetacular com mulheres em restrição de liberdade, tendo o texto Romeu e Julieta de Shakespeare, como referência das narrativas construídas na adaptação Duas Fases de Julieta. A pesquisa teve como referência teórica os autores Arminio Bião, Jean Marie Pradier, Alexandra Gouvêa Dumas, Jorge das Graças Veloso, que fundamentam a Etnocenologia, Stuart Hal na análise da fragmentação humana na modernidade e Gaston Bachelard e seus estudos sobre os caminhos ancestrais e a casa ontológica. A pesquisa foi desenvolvida no Presídio Feminino do Distrito Federal (PFDF), com o grupo Teatral Julietas Encarceradas, teve como referência metodológica a escuta sensível, a alteridade, a casa originária, os aprendizados adquiridos e o olhar do espectador observador – fundamentos da Etnocenologia, que possibilitaram o entendimento da realidade das mulheres em estado de privação de liberdade. A pesquisa foi dividida em três partes: a primeira foi a apresentação das mulheres do grupo teatral, observando-se a subjetividade ontológica das pesquisadas e a trajetórias do pesquisador; a segunda, os caminhos da Etnocenologia e da espetacularidade e os direitos das mulheres presidiarias; a terceira foi a produção do objeto estético na adaptação da peça Romeu e Julieta. Por fim, uma reflexão sobre as condições da mulher encarcerada no contexto da política de aprisionamento desenvolvida no Brasil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work consists in the Ethnocelogic production of a theatrical assembly with encarcerated women, having as reference the play Romeo and Juliet, by William Shakespeare for the constructive narratives of the assembly Duas Fases de Julieta. The research had as theoretical references the work of the authors: Arminio Bião, Jean Marie Pradier, Alexandra Gouvea Dumas, Jorge das Graças Veloso, who embase the Ethnocenology; Stuart Hall analyses the human fragmentation in modern times; and Gaston Bachelard with his works about the ancestral paths and the ontological house. The research was developed in the Presidio Feminino do Distrito Federal (PFDF) with the theatrical group With the theatrical group Julietas Encarceradas had as methodological reference which had as reference the sensitive hearing, the otherness, the original home, the acquired learnings, and the look - parameters from Ethnoscenology that allowed the knowledge of the reality of women in freedom deprivation. The research was conducted in three parts: 1. the presentation of the “object”; observing the ontological subjectiveness of both the subjects and conductor of the research; 2. the path of Ethnoscenology and the substantive spectacularity in the understanding of female prisoners' rights; and 3. the construction of an aesthetic object in the adaptation of the player Romeo and Juliet. To conclude, a reflection about the condition of female prisoners in the context of the incarceration policy in Brazil.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalVeloso, Jorge das Graçasjoao.porto@edu.se.df.gov.brPorto, João Timótheo Maciel2021-04-13T16:14:46Z2021-04-13T16:14:46Z2021-04-132020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, João Timótheo Maciel. Caminhos etnocenológicos de uma montagem espetacular com mulheres em restrição de liberdade. 2020. [124] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40516A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T19:14:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/40516Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T19:14:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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