As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Jaqueline Kelly de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10701
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011.
id UNB_766a74a8840d70612e43be5214250cb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10701
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a leiDelinqüência juvenilMenores - estatuto legal, leis, etc.Juventude e violênciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011.O presente trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública em relação aos adolescentes em conflito com a lei, na faixa etária dos 12 aos 21 anos de idade. O estudo se apoia na Teoria das Representações Sociais (TRS), levando em consideração as linhas de investigação e os estudos relacionados ao tema. Logo em seguida, analisamos alguns pontos importantes como a violência e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por fim, realizamos pesquisa de campo em seis escolas públicas do Distrito Federal (DF), em duas fases distintas: a primeira delas com 72 professores das séries finais do ensino fundamental (sexto ao nono anos), que consistiu na aplicação de um questionário de associação livre de palavras, analisado por meio do software Evoc (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations); a segunda fase contou com entrevista semiestruturada com sete professores – os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram como principais representaçoes sociais dos professores o abandono familiar e a omissão do Estado, sendo estas as principais causas do conflito existente entre os jovens e a sociedade. Além disso, esses atores educacionais também nomearam a falta de limites, a rebeldia e a irresponsabilidade como características marcantes desses adolescentes. Verificamos ainda consideráveis relatos sobre a permissividade das legislações e a brandura das punições como fatores determinantes para a ocorrência de desvios de conduta por parte dos adolescentes. Concluimos que as representações dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei são pautadas por fatores externos à escola e ao próprio professor. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work aims to investigate the social representations of elementary school teachers regarding adolescents in conflict with the law (aged 12-21 years-old). Using social representation theory and its related lines of research, the study initially analyzed contextual issues, such as violence and the Child and Youth Statute (ECA, its acronym in Portuguese). Methodologically, the investigation comprised two field research techniques applied on a set of six public schools at the Federal District (DF), and was divided in two phases. The first consisted of the application of a free words association questionnaire to 72 teachers in the upper grades of elementary school (sixth to ninth grade) – answers were analysed by the software Evoc (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations). The second phase included semi-structured interviews with 7 teachers - the data were assessed using content analysis. The results indicate family abandonment and government negligence as the main drivers of conflict between youngsters and society at large, which inform the social representation of these adolescents shared by their teachers. Educators have also pointed out other marked features of these adolescents: their lack of moral boundaries and responsibilites, besides rebelliousness. Furthermore, teachers have often mentioned permissive laws and light criminal sentences as deteminants of adolescents’ misconducts. Thus, one concludes that the social representations shared by teachers regarding adolescents in conflict with the law are shaped mainly by factors external to the school and to the teachers themselves.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCerqueira, Teresa Cristina SiqueiraLourenço, Jaqueline Kelly de Souza2012-06-14T13:12:50Z2012-06-14T13:12:50Z2012-06-142011-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURENÇO, Jaqueline Kelly de Souza. As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10701info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-24T20:37:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/10701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-24T20:37:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
title As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
Lourenço, Jaqueline Kelly de Souza
Delinqüência juvenil
Menores - estatuto legal, leis, etc.
Juventude e violência
title_short As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
title_full As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
title_sort As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei
author Lourenço, Jaqueline Kelly de Souza
author_facet Lourenço, Jaqueline Kelly de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Jaqueline Kelly de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Delinqüência juvenil
Menores - estatuto legal, leis, etc.
Juventude e violência
topic Delinqüência juvenil
Menores - estatuto legal, leis, etc.
Juventude e violência
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-13
2012-06-14T13:12:50Z
2012-06-14T13:12:50Z
2012-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, Jaqueline Kelly de Souza. As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10701
identifier_str_mv LOURENÇO, Jaqueline Kelly de Souza. As representações sociais dos professores em relação aos adolescentes em conflito com a lei. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508323567828992