Paradigma de equivalência de estímulos no ensino de leitura de seqüências de notas musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batitucci, Jassanã da Silva Lacerda
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2804
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
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Avaliava-se a emergência de relações BC, CB, BD, DB, CD e DC e adicionalmente a transferência para o desempenho de tocar teclado do controle das diferentes modalidades de estímulos. Testes semelhantes foram realizados com estímulos novos, formados pela recombinação das notas dos estímulos utilizados nos treinos, para avaliar a leitura musical recombinativa. O aplicativo Contingência Programada foi desenvolvido para apresentar os estímulos, programar as contingências de reforçamento, fornecer as instruções e registrar os dados em computador com plataforma Windows. Nos treinos, a quantidade de erros e tentativas para atingir o critério de aprendizagem diminuiu com o aumento das relações aprendidas. Poucos erros ocorreram durante os treinos. Nos testes de relações emergentes com estímulos de treino, três participantes apresentaram a formação de equivalência de estímulos. Nos testes de tocar teclado, os participantes apresentaram transferência de função com a figura do teclado e uma outra modalidade de estímulo. Com estímulos de recombinação, três participantes apresentaram emergência de relações com parte dos estímulos novos e transferência para a resposta de tocar teclado. O procedimento adaptado de estudos sobre leitura e baseado no paradigma de equivalência foi útil para ensinar relações entre estímulos musicais e uma iniciação à leitura musical. Os achados podem contribuir para o futuro desenvolvimento de tecnologias alternativas de ensino de música. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study investigated a procedure for teaching music notation for beginners based on the stimulus equivalence paradigm. Musical stimuli were sequences of three notes presented as sounds (A), notation in Treble Clef (B), notation in Bass Clef (C), and musical keyboard picture (D). Four undergraduate students participated in two experimental phases composed by training of conditional discriminations alternated with testing. Different notes were used in each phase. During training subjects learned two AB, AC and AD conditional discriminations using a matching-to-sample procedure. Testing assessed the emergency of BC, CB, BD, DB, CD and DC relations, and stimulus transfer for keyboard playing. Similar tests were conducted with new stimuli formed by elements of the training stimuli to evaluate musical recombinative reading. The application Programmed Contingency was developed to present stimuli and instructions, program reinforcement contingencies, and record data in Windows platform computers. Errors and the number of trials to reach learning criteria during training decreased with the number of acquired relations. Learning occurred with few or no errors. Results of emergence tests with training stimuli showed the formation of stimulus equivalence classes. Tests of keyboard playing showed stimulus transfer of musical keyboard picture and an additional stimulus modality. Testing with new stimuli showed recombinative musical reading for both selection and keyboard playing responses. The procedure adapted from studies of learning to read and based on the equivalence paradigm was also efficient to teach relations between musical stimuli and reading music for beginners. The findings may contribute for future development of alternative technology for teaching musical notation.Hanna, Elenice SeixasBatitucci, Jassanã da Silva Lacerda2009-12-21T17:47:16Z2009-12-21T17:47:16Z2007-04-202007-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATITUCCI, Jassanã da Silva Lacerda. Paradigma de equivalência de estímulos no ensino de leitura de seqüências de notas musicais. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2804info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/2804Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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